Vida Intelectual

1) Qual o conceito de vida?  

É um conjunto dos fenômenos de toda a espécie, incluindo nutrição e reprodução, que se estende do nascimento até a morte. 

2) O que significa intelecto? Intelectual? 

Intelecto é a faculdade de perceber, conceber, compreender; na Escolástica, designava a capacidade e a atividade cognitiva a que depois se chamou entendimento e inteligência. Intelectual é o que pertence à inteligência, ao intelecto, que está no entendimento. 

3) O que se entende por vida intelectual? 

A vida intelectual (ou racional), também chamada de vida intelectiva, designa o conjunto das operações propriamente racionais. A vida intelectiva integra, assim, as funções de ordem cognoscitiva, tendencial ou afetiva. 

4) Quais são os requisitos para compor uma obra intelectual? 

 Para compormos uma obra intelectual, convém criarmos em nosso interior uma zona de silêncio, um hábito de recolhimento, uma atitude de desapego. Esse clima interior deixa-nos livre para pensar. 

5) A que o intelectual deve se dispor? 

Deve se dispor a pensar, para captar parte da verdade que o mundo oferece. Nesse quesito, convém separarmos a memória de papagaio da memória profunda. 

6) A intelectualidade é uma vocação? 

Sim. A vocação é uma disposição interior que nos leva a escolher determinadas tarefas em detrimento de outras, as quais somos completos ignorantes. Nessa vocação, convém não nos satisfazermos com leituras soltas e trabalhos superficiais. Devemos nos assemelhar aos atletas olímpicos que tudo fazem para ganhar uma competição. 

7) O que acontece quando negligenciamos o tempo presente? 

O futuro herda do passado. Negligenciando a hora presente, estaremos necessariamente comprometendo o futuro. Aqui cabe a expressão ex nihilo nihil fit (do nada nada se espera). A ideia de perfeição deve acompanhar os nossos passos, pois o tempo perdido não volta mais. 

8) Na vida intelectiva, como distinguir isolamento de solidão? 

O trabalhador intelectual deve ter momentos de solidão para uma reflexão, para pôr em ordem os pensamentos, para melhorar um entendimento. Contudo, não deve ser um isolado, pois tem uma missão: ajudar todos aqueles que não tiveram oportunidade de aprender essas verdades. 

9) Qual a virtude própria da vida intelectual?

A virtude própria do homem de estudo é a estudiosidade. S. Tomás classificava a estudiosidade sob a forma da temperança moderada. A intelectualidade deve estar relacionado com os outros aspectos da vida, para evitar que o indivíduo descambe para os excessos.  

Fonte de Consulta

LOGOS – ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA DE FILOSOFIA. Rio de Janeiro: Verbo, 1990.

SERTILLANGES, A.-D. A Vida Intelectual: seu Espírito, suas Condições, seus Métodos. Tradução de Lilia Ledon da Silva. 3. ed., São Paulo: É Realizações, 2014.

(Reunião de 25/10/2014)