Cruzadas

1) O que são as Cruzadas?

As Cruzadas foram expedições militares (1096 a 1271), empreendidas por cristãos da Europa Ocidental, com o objetivo de libertar o Santo Sepulcro (onde Jesus Cristo teria sido sepultado) do domínio muçulmano.

2) Quantas foram as cruzadas?

Oito. Entretanto, salvo casos esporádicos, as Cruzadas não alcançaram seus objetivos e, com a morte de Luís X, da França (São Luís) deu-se por terminada essa empresa.

3) Qual a extensão do termo "cruzada"?

Movimentos de sentido idealista, visando à elevação espiritual dos membros de uma comunidade ou à solução de problemas sociais graves, como o do pauperismo e o da educação. 

4) De onde veio o termo "cruzada"?

O termo "cruzada" não aparece antes do século XIII e seu correspondente árabe (hurub assalibiyya = a guerra pela cruz) data de 1850.  Diante dos orientais, é uma guerra como tantas outras. Como os peregrinos se consideravam "soldados de Cristo" e "marcados pelo sinal da cruz" (crucessignati, em italiano), foi desta última expressão que se formou, por volta da metade do século XIII.  (Morrison, 2009, p. 7)

5) Quais foram as causas das Cruzadas?

As causas afastadas dizem respeito às constantes peregrinações individuais a Jerusalém; causa próxima ou um pretexto, levar socorro aos cristãos orientais que estavam sendo oprimidos pelos turcos, segundo se acreditava.  (Morrison, 2009, p. 11)

6) Quais as implicações do "privilégio da cruz"?

Como as cruzadas adquiriram características de uma expedição militar, havia necessidade de justificativas jurídicas para o financiamento de tal empreendimento. Pelo "privilégio da cruz", a Igreja concedia indulgência aos cavaleiros que participassem do projeto. Concedia, também, indulgência aos que contribuíssem com legados e doações. Para completar seu financiamento, a Igreja estabeleceu o pagamento do dízimo, isto é, a décima parte dos benefícios ou das colheitas. 

7) Quais são os benefícios políticos e sociais?

O Espírito Emmanuel, em A Caminho da Luz, diz que as Cruzadas, não obstante o seu caráter anticristão, sob a égide dos mensageiros de Jesus, este movimento propiciou alguns benefícios de ordem econômica e social para todos os povos. Na Europa, enfraqueceu a tirana dos senhores feudais. Intensificou, também, as relações entre Oriente e Ocidente.  

8) Que outros benefícios podemos apontar?

O contato com um civilização superior à dos ocidentais propiciou o estudo de suas ciências, da sua agricultura e da sua arte, incorporando várias dessas práticas à indústria ocidental. 

Fonte de Consulta

EDIPE - ENCICLOPÉDIA DIDÁTICA DE INFORMAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL. 3. ed. São Paulo: Iracema, 1987.

MORRISSON, Cécile. Cruzadas. Tradução de Wiiliam Lagos. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009 (L&PM Pocket Encyclopaedia) 

(Reunião de 16/09/2017)