O Homem Integral (Livro)

1) Quando foi editado o livro “O Homem Integral”?

O Homem Integral, pelo Espírito Joanna de Ângelis, é um livro psicografado por Divaldo Pereira Franco, copyright 1990.

2) Quem é o biótipo do Homem Integral? Por que?

Jesus Cristo é o biótipo do Homem Integral porque, superando os limites do conhecimento, desenvolveu todas as aptidões herdadas de Deus, na condição de ser mais perfeito de que se tem notícia.

3) De que trata este livro?

Joanna de Ângelis, neste livro, procura transcender a fragmentação da realidade experimentada pela Psicologia e pela Filosofia, subsidiando-nos com os princípios doutrinários espíritas, postos na sua Psicologia espírita.

4) Como está dividido o livro?

São 9 capítulos, abrangendo diversos tópicos. Os nove capítulos são: "Fatores de perturbação", "Estranhos rumos, seguros roteiros", "A busca da realidade", "O homem em busca do êxito", "Doenças contemporâneas", "Maturidade psicológica", "Plenificação interior", "O homem perante a consciência" e "O futuro do homem".

5) Qual a tarefa primordial de Joanna de Ângelis?

Procura expor a síntese espírita dos diversos aspectos do pensamento psicológico, pois estuda o homem na sua condição de espírito imortal, e apresenta proposta de um comportamento filosófico idealista, imortalista, tendo como base a reencarnação.

6) Qual o seu principal objetivo?

Apontar os diversos fatores de perturbação psicológica, procurando oferecer terapias de fácil aplicação, fundamentas na análise do homem à luz do Evangelho e do Espiritismo.  

7) Cite-nos alguns dos problemas tratados?

Rotina, ansiedade, medo, insegurança, doenças físicas e mentais, evasão, problemas sexuais, sofrimento, poder, ambição, entre outros.

8) Qual a razão das novas doenças?

À medida que a Ciência descobre a cura de uma doença, outras surgem. Isto se dá, porque, à evolução tecnológica e científica da sociedade não se apresenta, em igual correspondência, o mecanismo de conquistas morais. 

Para refletir

"A fé cega substituída pela ditadura da razão, destruiu ou substituiu os mitos nos quais se sustentavam os homens, apresentando outros, igualmente frágeis, que novamente sofrem a agressão dos valores contemporâneos."

"A verdade é o encontro com o fato que deve ser digerido, de modo a retificar o processo, quando danoso, ou prosseguir vitalizando-¬o, para que se o amplie a benefício geral."

(Reunião de agosto de 2023)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/homem-integral-o-livro