Números

1) Que é um número?

Todos sabemos o que é o número. Sua conceituação, porém, cria muitos embaraços, pois ele não é uma entidade física, mas abstrata. Neste sentido, Frege define o número como a classe de todas as classes que estão em correspondência com uma dada classe (portanto também entre si). 

2) Qual a origem dos números?

A origem dos números pode ser encontrada nos  entalhes na fíbula (osso da panturrilha) de um babuíno, cerca de 35 mil anos atrás. 

3) Quais são algumas das explicações fantasiosas sobre a origem dos números?

1) os formatos dos algarismos representam tantos ângulos quanto o numeral deve indicar; 2) os formatos dos algarismos apresentam tantos segmentos quanto o numeral deve indicar; 3) os numerais eram representados por pontos que posteriormente teriam sido ligados dando origem aos nove sinais conhecidos. 

4) Por que a invenção dos primeiros algarismos? 

Para Georges Ifran, em sua História Universal dos Algarismos, os primeiros algarismos foram inventados para substituir as pedras por objetos. 

5) Que relação há entre letras e números?

Depois de as letras terem sido inventadas, poder-se-ia escrever números por meio delas. O domínio mágico preocupou com a soma dos valores das letras.  Exemplo: o número 26 tornou-se um número divino para os judeus. YAHWEH (Y + H + W + H = 10 + 5 + 6 + 5 = 26). 

6) Por que razão o número  666 refere-se à besta do Apocalipse? 

Segundo o Espírito Emmanuel, o número 666 pode ser encontrado em:  “VICARIVS GENERALIS DEL IN TERRIS”, “VICARIVS FILII DEI” e "DVX CLERI" que significam "Vigário-Geral de Deus na Terra", "Vigário do Filho de Deus" e “Príncipe do Clero". Somando os algarismos romanos encontrados em cada título papal, obterá 666 em cada um deles.  

7) O que é a numerologia?

É o estudo e o significado dos números e de sua influência no caráter e destino das pessoas. 

8) Como se representam os números?

O número um, a unidade, é o princípio de todas as coisas. O número dois, oposto de um, estabelece a reta. O número três representa o triângulo, que simboliza a trindade universal: Deus, Espírito e Matéria... 

9) Qual a opinião do Espírito Emmanuel sobre os números?

Na pergunta 142 de O Consolador, deixa claro que números, à semelhança do sábado para Cristo, foram feitos para os homens, porém, os homens não foram criados para os números.

10) Qual a importância da astrologia, da cartomancia...?

Tem sua importância relativa, contudo o Evangelho solicita o nosso esforço pessoal para a resolução dos problemas atinentes à nossa evolução espiritual, e caso tenhamos nascido num dia aziago, isso deve ser motivo para nos aplicarmos ainda mais, com mais determinação. 

(Reunião de 14/03/2020)