Essênios

1) O que significa o termo “essênio”?

Membro de uma seita religiosa judaica, surgida no século II a.C., perdurando até o século I d.C. Uma espécie de ordem monástica com tendência ascética.

2) Qual sua etimologia?

Do grego e pelo plural aramaico hasin = homens piedosos, ou, segundo outros, silenciosos. A maior parte dos dados relativos aos essênios encontra-se em Filão, Flávio Josefo e, provavelmente, no Manual de Disciplina, descoberto em Khirbet Qumrân.

3) Onde viviam?

Viviam em comunidades fraternais, sendo que a principal estava em En Gedi, perto do mar Morto.

4) No que se fundamenta a doutrina dos essênios?

Próximos aos fariseus, mas com costumes e crenças próprias: contrários à ressurreição física, aceitavam a imortalidade da alma e os prêmios e castigos após a morte.

5) De que forma viviam?

Viviam na maior pobreza, em castidade, desconheciam a propriedade privada. Eram amáveis, hospitaleiros e assistiam aos doentes. 

6) Quem podia fazer parte da  comunidade dos essênios?

Os candidatos não eram admitidos senão após um longo período de prova e de um juramento. Possuíam uma doutrina esotérica reservada só aos iniciados. A sua mentalidade permaneceu, sempre, estranhas às correntes do Judaísmo oficial.  

7) Jesus Cristo foi essênio?

O gênero de vida dos essênios se aproximavam da dos primeiros cristãos, o que levou a crer que Cristo fosse um deles. Tudo o que se escreveu a esse respeito é hipotético.  

Fonte de Consulta

EDIPE - ENCICLOPÉDIA DIDÁTICA DE INFORMAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL. 3. ed. São Paulo: Iracema, 1987.

ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA DE CULTURA. Lisboa: Verbo, [s. d. p.]

GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA. Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, [s.d. p.].

(Reunião de 12/08/2017)