Imaginação

1) O que é imagem?

Imagem é a representação mental de um objeto externo percebido pelos sentidos.

2) O que é a imaginação?

Imaginação é a faculdade de representar ou de combinar imagens de objetos ausentes, reais ou possíveis. Pela imaginação, podemos, não só evocar coisas anteriormente percebidas, como também inventar ou criar, em nosso espírito, coisas que, na realidade, não existem. 

3) Como Platão entendia a imaginação?

Para Platão, uma coisa aparece como imagem de outra e remete, pela semelhança, a uma realidade anterior, considerada como arquétipo.

4) Como a imaginação é vista por Aristóteles?

Para Aristóteles, a imagem é a representação analógica ou "fantasma", deixada na alma pela sensação, que persiste, e pode renovar-se com uma certa liberdade, após o ato de sensação ter cessado. 

5) Como a imaginação é vista pela psicologia?

Imaginação é a atividade psicológica que desempenha um papel intermediário entre a atividade intelectual (raciocínio lógico) e as leis da afetividade. 

6) Qual a importância da imaginação para Émile Coué?

O pensador Emile Coué é famoso pela frase: “Dia a dia, em todos os sentidos, estou ficando melhor e melhor” (Tous les jours à tous aponta de vue je vais de mieux en mieux). Para ele, a imaginação é superior à razão: "uma pessoa quando está numa briga íntima entre a imaginação e a razão, a imaginação sempre é a vencedora”. Costumava dizer que um indivíduo caminha naturalmente sobre uma prancha no chão. Colocando-a no alto, fica com medo de andar sobre ela. O medo vem da imaginação. 

7) Como funciona a associação de ideias? 

Dado um estímulo atual (imagem ou ideia), há evocação de uma imagem ou ideia anterior. O encadeamento de ideias não é um ato automático. Ele depende de um estado subjetivo, como por exemplo, da vivacidade do espírito, do estoque de conhecimentos adquiridos, e da qualidade de memória de cada um de nós. 

8) Como o Espírito André Luiz explica o fenômeno da associação de ideias?

O Espírito André Luiz diz-nos que "Emitindo uma ideia, passamos a refletir as que se lhe assemelham, ideia essa que para logo se corporifica, com intensidade correspondente à nossa insistência em sustentá-la, mantendo-nos, assim, espontaneamente em comunicação com todos os que nos esposem o modo de sentir". (Xavier, 1977, p. 48) 

9) Como se dá a reflexão de ideias?

O fenômeno de reflexão de ideias caracteriza-se pela volta da mente sobre o conteúdo de uma mesma ideia. De tanto refletir sobre o mesmo teor de ideias ou imagens, formamos uma espécie de campo mental que nos leva para a concretização de nossos desejos. 

10) A doença mental é fruto da imaginação?

A imaginação é um dos mitos da doença mental. Para o Espiritismo, a consciência, desarmonizada consigo mesma, desarmonizará todo o ser. 

11) Relacione imaginação e ação.

"Vaguear em meio a elementos não-essenciais é comparável ao indivíduo que cai em um poço e lá fica sentado a imaginar qual o pé que escorregou primeiro, o direito ou o esquerdo. Tem de pensar na maneira de sair dali".

12) Por que razão a imaginação das multidões é facilmente impressionável?

A imaginação representativa das multidões, como a de todos os seres para os quais o raciocínio não intervém, pode ser profundamente impressionada.

Fonte de Consulta

ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA DE CULTURA. Lisboa: Verbo, [s. d. p.]

XAVIER, F. C. Mecanismos da Mediunidade, pelo Espírito André Luiz. 8. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1977.

(Reunião de 12/09/2015)