Mundos Superiores 

1) Qual a etimologia de mundo?

Do grego κόσμο (kósmo), pelo latim  mundus, significa a ideia de ordem em que os elementos singulares constituem um todo ordenado e belo. 

2) Qual o significado de mundo?

Mundo significa a Terra e os astros considerados como um todo organizado. 

3) Podemos conceber mundos possíveis?

De acordo com Bunge, em seu Dicionário de Filosofia, a metafísica e a semântica de mundos possíveis são meros jogos acadêmicos. 

4) Como são classificados os mundos ? 

De acordo com Allan Kardec, no capítulo III de O Evangelho Segundo o Espiritismo, há 5 tipos de mundos: mundos primitivos, mundos de expiações e de provas, mundos regeneradores, mundos felizes e mundos celestes ou divinos. 

5) Em que tipo de mundo o planeta Terra está inserido?  

O planeta Terra é classificado como sendo um mundo de expiações e de provas, portanto, situado numa posição intermediária.

6) Quais são as características dos mundos superiores?

Nesses mundos o bem se sobrepuja ao mal; a existência é toda espiritual. Nos mundos celestes, morada dos Espíritos depurados, o bem reina inteiramente. 

7) Há doenças nos mundos superiores?

Nesses mundos não há doenças nem as deteriorações da matéria. 

8) O ser humano, nos mundos superiores, ainda está sujeito às leis que regem a matéria?

Sim. Embora experimentando as sensações e desejos que são característicos dos mundos de provas e expiações, já consegue se libertar das paixões desordenadas que escravizam, do orgulho que impõe silêncio ao coração, da inveja que tortura e do ódio que sufoca a alma.

9) Nos mundos superiores reina a felicidade perfeita?

Não. Apenas a aurora da felicidade. Comparados à Terra, esses mundos são bastante ditosos. Não sendo completamente desmaterializado, o indivíduo neles inserido tem de suportar provas, porém, sem as pungentes angústias da expiação. Além do mais, já consegue vislumbrar um futuro menos penoso e mais voltado para o bem e a caridade.

10) Nos mundos superiores, o ser humano ainda é falível?

Sim. Isto porque ainda não se desvencilhou totalmente do mal. Sabe que não avançar é recuar, e, se não focar exaustivamente a senda do bem, pode recair nos mundos de expiação, onde novas agruras o aguardam.

11) Há, na Terra, exemplo de um mundo futuro?

Allan Kardec, na Revista Espírita de 1865 (página 209), cita a comuna de Koenigsfeld, perto de Villingen, na Floresta Negra, que conta em torno de 400 habitantes, e forma um Estado em miniatura. Há cinquenta anos, data de existência dessa comuna, jamais ocorreu que um único habitante tivesse tido problema com a polícia.

(Reunião de 05/10/2019)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/mundos-superiores?authuser=0