O Que É o Espiritismo (livro)

1) De que trata o livro "O Que É o Espiritismo"

É um resumo dos princípios da Doutrina Espírita e respostas às principais objeções. É uma introdução ao conhecimento do mundo invisível, pelas manifestações dos Espíritos.

2) O que, em linhas gerais, está ali exposto?

Diálogos com o crítico, o cético e o padre, os fenômenos mediúnicos, a conceituação do que é o Espiritismo e sua diferença com relação ao espiritualismo, a Sociedade Espírita Parisiense, entre outros. 

3) Qual o objetivo de se publicar o livro?

Para os que não têm tempo de um aprofundamento, Kardec apresentou resumidamente as respostas a algumas das principais perguntas que lhes eram dirigidas.

4) Como definiu o Espiritismo?

O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

5) Que salientar no diálogo – o crítico?

O visitante se considerava ex-professo. Allan Kardec indaga, então, se ele estudou o assunto sob todas as faces, fez todo o tipo de leitura, analisou e comparou as diversas opiniões, e nada desprezou para chegar à verdade. 

6) O que salientar no diálogo – o cético?

O erro de todos está em crerem que a fonte do Espiritismo é uma só, e que se baseia na opinião de um só homem. O Espiritismo, pelo contrário, encontra-se em toda a parte, pois em qualquer lugar os Espíritos podem se manifestar. 

7) O que salientar no diálogo – o padre?

Não se pode qualificar de demoníaco um ensino que se apoia sobre a mesma autoridade e que proclama a missão divina do fundador do Cristianismo. 

8) Outras questões.

Quais são os escolhos da mediunidade? Por que a preferência pelo Espiritismo em vez de espiritualismo? Quem são os médiuns? O que falar das reuniões frívolas? Como se dá a comunicação com os Espíritos?...

(Reunião de 05/08/2017)