Sobre as Artes em Geral. Sua Regeneração pelo Espiritismo

Do livro "Obras Póstumas", de Allan Kardec, incluindo  "A Teoria do Belo", "A Música Celeste", "A Música Espírita"

1) As preocupações materiais substituem o interesse pelas arte?

Sim. Quando nossas atividades dizem respeito somente à matéria, as aspirações pelo belo e até pela esperança além-túmulo sofre uma paralisação.

2) Como se explica a decadência das artes?

Pela concentração das ideias sobre as coisas materiais, e esta concentração, por sua vez, é o resultado da ausência de toda a fé e de toda a crença na espiritualidade do ser.

3) Que tipo de campo o Espiritismo abre às artes?

O Espiritismo abre à arte um campo novo, pois às preocupações materiais e efêmeras da vida presente, anteporá o estudo da vida futura e eterna da alma.

4) Que é o belo?

Conceito difícil. Os negros julgam-se mais belos que os brancos e vice-versa. Neste desencontro de gostos, haverá uma beleza absoluta? Em que consiste? Somos realmente mais belos que os hotentotes e os cafres? Por que?

5) Que relação há entre a perfeição da forma e a perfeição do Espírito?

A perfeição da forma é consequência da perfeição do Espírito. O ideal da forma deve ser a que reveste o Espírito no estado de pureza.

6) O rosto é o espelho da alma?

Esta verdade, tornada axiomática, explica o fato vulgar de desaparecerem certas fealdades ao reflexo das qualidades morais do Espírito, e a preferência muitas vezes de uma pessoa feia, dotada de eminentes qualidades, à que não tem senão a beleza plástica.

7) Como ver a convenção do belo?

Deve-se considerar senão como relativo, porque pode sempre conceber-se coisa mais bela e mais perfeita.

8) Como situar a verdadeira beleza e perfeição?

Só há uma beleza e uma perfeição: é Deus. Fora dele, tudo o que decoramos com aquele título, não passa de pálido reflexo do belo único: uma forma harmoniosa das mil e uma harmonias da criação.

9) Há música celeste? Qual a explicação do Espírito de S. Luís?

A prova veio pelos sonhos da menina musicista que duvidava da música no espaço celeste. A explicação do Espírito de S. Luís: Não tendo ela se convencido, permitiu-lhe o Senhor aquele sono sonambúlico para que se convencesse.

10) Quais as três grandes concepções do Espírito?

A harmonia, a ciência e a virtude são as três grandes concepções do Espírito: a primeira enleva-o, a segunda esclarece-o, a terceira eleva-o. Quem as possui em sua plenitude tem a pureza que resulta da união das três.

11) Qual a influência do Espiritismo na música?

O Espiritismo, moralizando os homens, exercerá necessariamente grande influência na música. Há de produzir mais compositores virtuosos, que comunicarão as virtudes por meio das composições.

(Reunião em 2022)