Mente Rígida e Autocrítica

1) O que é a mente rígida? 

As pessoas de mente rígida resistem em mudar seus comportamentos, crenças e opiniões, mesmo que os fatos demonstrem que estão erradas.  

2) O que é a mente líquida? 

As pessoas de mente líquida são apáticas, deixam escapar, tomam a forma do recipiente que a contém. Flertam com o niilismo. Não fixam posições nem se comprometem. 

3) O que é a mente flexível?

As pessoas de mente flexível são abertas, aceitam a controvérsia, não se prendem aos modismos e têm opinião própria. 

4) Quais são os três princípios da mente flexível?

Os três princípios da mente flexível são: exceção à regra (perseverança não pode se tornar fanatismo), caminho do meio (observação e autoavaliação permanente), pluralismo (acatar a verdade, venha de onde vier). 

5) O que se entende por autocrítica?

Examinar as próprias crenças, valores e comportamentos e descobrir, se houver, o inútil, o absurdo ou o perigoso na nossa maneira de pensar. Nada de preconceitos: só ouvir ativamente. 

6) A solenidade é indício de inflexibilidade mental?

A solenidade pode nos levar ao mito intelectual: as conferências sérias propiciam-nos a imagem de profundidade. O riso é algo suspeito. 

7) O que acontece quando há uma obediência cega à autoridade?

O conformismo à ordem pode impedir o crescimento da pessoa e do grupo. Há o caso de montar guarda a um banco de jardim. Há mais de 30 anos acontecia e ninguém sabia o por quê. À época ele tinha sido pintado.  

8) Quais as consequências do preconceito?

Os preconceitos, que são conceitos geridos antecipadamente, pode ser comparado a um monstro de três cabeças: 1. Um estereótipo infundado; 2. Um sentimento de medo e hostilidade; 3. Um sentimento discriminatório. 

9) Qual a postura do espírita diante deste tema?

O espírita deve se aprofundar em todos os assuntos, pois necessita de ter uma mente aberta para aceitar o pluralismo de um mundo em mudança permanente. 

Fonte de Consulta

RISO, Walter. A Arte de Ser Flexível: de uma mente rígida a uma mente livre e aberta à mudança. Tradução de Marcelo Barbão. Porto Alegre, RS: L&PM, 2018.

(Reunião de 23/03/2019)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/mente-r%C3%ADgida-e-autocr%C3%ADtica?authuser=0