Consciência Cristalizada

1) O que se entende por consciência?

Consciência  significa etimologicamente um saber testemunhado ou concomitante.  Por analogia, dualidade ou multiplicidade de saberes ou de aspectos num mesmo e único ato de conhecimento.

2) Como os psicólogos dividem a consciência?

Os psicólogos dividem-na em  espontânea  e  reflexiva. A primeira refere-se à consciência direta, imediata; a segunda, à mediata, ou seja,  ao retorno do espírito sobre as ideias.

3) O que significa cristalizar?

Figuradamente, podemos dizer que cristalizar é a ação de concentrar-se, de fixar-se em torno de um sentimento, de uma idéia, de um assunto etc.: a cristalização da atenção. Segundo Stendhal, fenômeno psicológico que, no início de uma paixão, todos os acontecimentos, mesmo os mais insignificantes, são mentalmente relacionados pelo amante ao objeto de sua paixão, que resulta engrandecido e transfigurado dessa operação do espírito.

4) Como podemos descrever uma consciência cristalizada?

É aquela que se fixou, se concentrou num conteúdo de ideias e sentimentos, sem querer dele abrir mão.

5) Que causas levariam à cristalização de uma consciência?

Ideias fixas, monoideísmo, apego excessivo à opinião pessoal etc.

6) Se a Lei de Deus está escrita na consciência do ser – pergunta 621 de O Livro dos Espíritos – como ela pode se cristalizar?

O fato de a Lei Natural estar escrita em nossa consciência não quer dizer que a atualizamos dentro de nós mesmos. Os próprios Espíritos dizem que há necessidade de sermos lembrados (das Leis Naturais) porque as havíamos esquecido.

7) Relacione consciência cristalizada e obsessão.

A obsessão, com os seus desdobramentos em fascinação e subjugação, mostra-nos que a influência persistente de um Espírito pode paralisar o nosso fluxo de pensamento, permitindo que ele (o Espírito) nos comande através de uma ideia fixa (monoideísmo).

8) É possível descristalizar a consciência? Como?

O estado de consciência mórbida (monoideísmo) caracteriza-se pela persistência de uma idéia, que nem o curso normal das idéias, nem a vontade conseguem dissipar. A fixação mental é uma questão de atitude assumida. Se mudarmos o foco, ou seja, se melhorarmos o teor energético de nosso pensamento,  ampliaremos o nosso campo mental para o bem e estaremos nos libertando dos pensamentos malsãos.

(Reunião de 10/03/2012)