Revisão do Cristianismo (Livro de Férias)

1) Quais são os dados do livro?

Revisão do Cristianismo foi escrito por José Herculano Pires, cuja primeira edição foi publicada em 1980, pela Paideia. 

2) Quais são os seus capítulos?

A Descoberta do Cristo, A Mitologia Cristã, A Herança Mágica, A Revelação, O Culto Cristão, O Olimpo Cristão, Cristo e o Mundo, A Desfiguração do Cristo, Os Mandatários de Jesus, A existência de Jesus, A Razão do Mito, O Mito da Razão e Matéria, Mito e Antimatéria. 

3) Como se explica a influência grega na figura do Cristo?

No processo histórico, os gregos deram a Jesus um nome grego que ele jamais tivera, e que passaria a designar o futuro de sua doutrina. A assimilação das doutrinas de Platão, por Santo Agostinho, e  de Aristóteles por São Tomás de Aquino, dariam a última demão no edifício grego do cristianismo. 

4) Qual a origem da Mitologia Cristã?

Baseando-se no mito da trindade egípcia, formada por Osíris, Ísis e Hórus, pode-se incluir o Cristo na Mitologia Cristã como a segunda pessoa de Deus. 

5) O que se entende por Espírito da Verdade?

O Espírito da Verdade não é uma entidade definida, uma criatura humana ou espiritual, mas simplesmente a essência do ensino de Jesus, que se restabeleceria através dos homens que mais rapidamente se aproximassem da sua verdadeira compreensão.

6) Como se distingue a adoração mágica da adoração do religioso?

A adoração do religioso funda-se em algum  tipo de racionalidade; a adoração mágica altera os textos sagrados para atender às conveniências sectaristas. Exemplo: cobrança de indulgências. 

7) Como se refuta a figura lendária e mitológica do Cristo?

Renan, através das pesquisas históricas, e Kardec, através das comunicações mediúnicas, chegaram às conclusões de que os ensinos morais do mestre são os de real valor. A revelação, por exemplo, tem no espiritismo um caráter humano e divino. 

8) Por que fazer uma revisão do Cristianismo?

Para aclarar o maior número de mentes acerca dos erros e das superstições mitológicas  ocorridos ao longo do tempo. Jesus combateu a magia e os mitos, mas o Cristianismo se organizou na sistemática mitológica e acabou transformando o próprio Mestre em mito. 

9) Como se explica o Olimpo Cristão?

O Olimpo Cristão é uma cópia do Olimpo Grego, em que aqueles deuses são substituídos pelos deuses de batina, onde se encontram diversos absurdos: criação da Santíssima Trindade, infalibilidade papal, arrogância clerical em relação à ciência. 

10) Como se explica a desfiguração do Cristo?

A imaginação humana, aliada às paixões, criaram, talvez pela influência de Espíritos inferiores (falta de vigilância), teorias e práticas ridicularizantes para desfigurarem a imagem real do Cristo e imposição da mitologia. 

11) Como destronar os mandatários de Deus?

Há necessidade de um ato de coragem para revisar o cristianismo à luz da lógica e crítica histórica. Os efeitos, contudo, seriam admiráveis.

12) Como nos posicionarmos ante a existência de Jesus?

Renan, corajoso em suas pesquisas, reconhece a existência histórica de Jesus, mas não aceita a divindade dada pelos teólogos. Kardec, por outro lado, contesta o nascimento virginal de Jesus, afirmando que Jesus era um homem como outro qualquer, com  a missão de regenerar a população. 

(Reunião de 07/03/2020)