Mecanismos da Mente (Cap. 16 de Evolução em Dois Mundos)

1) O que se pretende estudar?

A alienação mental da maioria dos Espíritos desencarnados, pelo menos durante algum tempo além da morte.

2) Como proceder?

Analisar, mesmo que superficialmente, alguns dos experimentos nervosos, para se ajuizar a importância da harmonia entre a mente e seu veículo fisiopsicossomático, no plano físico e extrafísico.

3) Qual a relação entre alma e corpo?

A alma é direção; corpo, obediência. Nesse sentido, é justo que o homem receba em si mesmo o fruto da plantação que realizou.

4) O que acontece depois de seccionada a medula de um paciente?

Há uma insensibilidade completa, o relaxamento muscular, a paralisia e a eliminação dos reflexos somáticos e viscerais.

5) O desligamento se verifica de todo?

Não, pois isso acarretaria a morte do paciente. Esse fenômeno é atribuível ao contato das células do corpo espiritual com as fibras aferentes que vibram na cadeia simpática, penetrando a medula, acima do ponto molestado.

6) Como se dá a recuperação dos reflexos?

Na generalidade dos casos, os reflexos reaparecem no curso de semanas, tempo indispensável para que as células do corpo espiritual, vencendo as resistências do corpo físico, a ele se reimponham, quanto possível.

7) Como funciona a encefalização do animal?

Diz-nos André Luiz que a depressão em estudo é tanto mais perdurável quanto mais complexa a encefalização do animal. Isto acontece porque a complexidade cresce na medida em que solicitam o concurso de maior campo dos neurônios internunciais.

8) Como se explica a continuidade da impressões nas pessoas mutiladas?

Em vista do corpo espiritual, muitas pessoas acabam sentindo, integrados ao próprio corpo, esse ou aquele membro que, fisicamente, não existe mais.

9) Como se explica a sincronia dos estímulos entre corpo físico e corpo espiritual?

Há uma ligação entre as células do corpo físico e as células do corpo espiritual. Às vezes, a turvação da mente é capaz de obstruir temporariamente esse ou aquele fulcro energético da região diencefálica, no centro coronário da entidade desencarnada.

10) Qual o mecanismo do monoideísmo?

O Espírito desencarnado contemplará tão somente os quadros terríveis que lhe digam respeito às culpas contraídas, sem capacidade de observar paisagens de outra espécie; escutará vozes acusadoras sem possibilidade de ouvir quaisquer outros sons. O pesadelo não é mera criação abstrata, mas resultado do próprio estado mental em que se encontra. 

11) Como resumir o monoideísmo?

"É dessa forma que os suicidas, com agravantes à frente do Plano Espiritual, como também os delinquentes de variada categoria, padecem por largo tempo a influência constante das aflitivas criações mentais deles mesmos, a ela aprisionados, pela fixação monoideica de certos núcleos do corpo espiritual, em detrimento de outros que se malbaratados e oclusos.

(Reunião de 2024)