1) Quando foi editado o livro Entre a Terra e o Céu?
Este livro do Espírito André Luiz, pela pena de F. C. Xavier, tem o copyright de 1954.
2) O que se destaca nas histórias recolhidas neste livro?
O respeito que devemos ter para com o nosso corpo físico e do culto incessante de serviço ao bem.
3) De que trata o livro?
De um processo obsessivo envolvendo encarnados e desencarnados. O ponto de partida é o caso da jovem senhora Zulmira, a segunda esposa de Amaro, vampirizada por Odila, primeira esposa de Amaro e mãe de Evelina.
Zulmira não gostava de Júlio, um dos filhos do casal, pois sentia ciúme dele em relação ao marido. Aspirava matá-lo. Não o fez, mas deixou que o menino fosse mar adentro e, com isso, morresse. Daí em diante, a senda de provas se iniciava.
4) E o processo de desobsessão?
Observamos o cuidado dos mentores espirituais para que o trabalho de refazimento das almas em desequilíbrio se concretizasse com êxito. Para tanto, foi preciso verificar todas as circunstâncias relacionadas ao caso, perquerindo uma grande quantidade de pessoas.
5) Cite alguns ensinamentos extraídos do livro
Prece. Caracteriza-se por uma emissão de força, uma espécie de estímulo-resposta, um potencial de frequência onde nossa mente se sintoniza com as estações receptoras do mundo espiritual.
Prece refratada. É aquela cujo impulso luminoso teve a sua direção desviada, passando a outro objetivo.
Benefícios do desprendimento parcial do corpo físico. Atuando no corpo espiritual, os mentores podem auxiliar a cura do corpo, inclusive de um câncer. Em outro momento, há o encontro, no mar, entre Zulmira e Odila, no mesmo lugar em que Júlio morreu. A obsessão de Odila é tão intensa que Zulmira, ao acordar, sente o desfalecimento de suas forças.
Morte. E se morrêssemos hoje e nos livrássemos do esquecimento do passado? Clarêncio, contudo, instrui-nos que a morte não nos torna felizes. Sobre a lembrança do passado, diz-nos: o encontro com afetos implica também os desafetos.
A importância de ser mãe. Blandina, a orientadora, desenvolve algumas ideias sobre a educação dos filhos, mas respeitando sempre a lei de causa e efeito. No final do capítulo, diz que na Terra foi casada e não teve filhos. Precisa se reeducar para tê-los.
Sobre o suicídio. É preciso analisar as causas. Esteves foi envenenado, enquanto Júlio se envenenou. A fixação mental do remorso opera inapreciáveis desequilíbrios no corpo espiritual.
Perispírito. Classifica o instrumento perispirítico do selvagem como protoforma humana, devido a sua matéria mais densa.
(Reunião de 2025)