Pureza Doutrinária

1) De que maneira as deturpações podem invadir uma religião?

Uma das causas é o aumento do número de adeptos. Observe o que aconteceu com o cristianismo primitivo, que era puro, e no que se transformou quando foi admitido pelo poder temporal de Roma.

2) Há o mesmo perigo para o Espiritismo?

Sim. À medida que o Espiritíssimo se alastra, novas pessoas procuram os Centros Espíritas. A maioria não vai para aprender a Doutrina Espírita, mas para resolver problemas pessoais. 

3) Quais são as deturpações orientais?

Pode-se citar pelo menos três: problema da evolução no reino mineral, os elementais e o corpo astral.

4) O que falar de Ramatis?

Em muitos Centros Espíritas e Federações vendia-se mais Ramatis do que o total dos livros da Codificação! Diziam: "Kardec está superado, pois temos, agora, as novas revelações de Ramatis”.

5) Sobre os falsos parapsicólogos?

Depois do avanço da Parapsicologia, surgiram também Clínicas que fazem tratamento pela Parapsicologia, algumas delas já processadas por exercício ilegal da medicina.

6) Quais são os erros na prática mediúnica?

Há a introdução de vestes especiais, defumações, cantos e hinos, bustos e estatuas, oferendas, “casamentos espíritas”, batizados etc. Há, também, médiuns receitistas, falsas operações.

7) Quais as influências da Umbanda?

O elemento-chave é o mediunismo: contudo, o Espiritismo vai além, porque constitui uma Doutrina. Os advindos da Umbanda acabam por querer pôr em prática o mediunismo que lá exerciam. 

8) Qual o perigo das pequenas concessões?

As deturpações são como os cupins que, imperceptivelmente, vão corroendo, destruindo. Exemplo: Nos travesseiros das crianças há coisas malfeitas, encomendadas por inimigos, e essas coisas estão trazendo doenças para as crianças.

9) Qual a mensagem final?

Não podemos, em nome do Espiritismo, praticar atos totalmente condenados pela Doutrina. A Doutrina Espírita está assentada em princípios. O espírita deve ter consciência que não só descobriu uma verdade nova, mas assumiu o compromisso de segui-la. 

Fonte de Consulta

LEX, Dr. Ary.  Pureza Doutrinária. 1.ª Edição — julho de 1988

(Reunião de 2024)