Conclusão

Conclusão — O Livro dos Espíritos

1) Quais as consequências do fenômeno das mesas girantes?

Observando atentamente o fenômeno das mesas girantes, Allan Kardec pode, com o seu método teórico-experimental, descobrir os princípios fundamentais da Doutrina Espírita.

2) Qual a posição espírita sobre o maravilhoso e o sobrenatural?

Allan Kardec mostra que os fenômenos sobre os quais se apoia só tem de sobrenatural a aparência. Todos os fenômenos espíritas, sem exceção, são consequências de leis naturais.

3) De que maneira o Espiritismo reaviva a fé no futuro?

Demonstrando a imortalidade da alma. Com a imortalidade, reaviva-se o futuro, reergue-se os ânimos abatidos, faz suportar com resignação as vicissitudes da vida.

4) No que se funda a lei de justiça, amor e caridade?

Essa lei se funda sobre a certeza do futuro. Tirai essa certeza e tirareis a sua pedra angular. Dessa lei deriva todas as outras, porque ela encerra todas as condições da felicidade humana.

5) Quais são os três períodos do desenvolvimento da ideia espírita?

O desenvolvimento dessas ideias apresenta três períodos distintos: o primeiro é o da curiosidade provocada pela estranheza dos fenômenos; o segundo é o do raciocínio e da filosofia; o terceiro, o da aplicação e das consequências.

6) Onde está a força do Espiritismo?

Sua força não está no fenômeno, mas na sua filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom senso. O Espiritismo não é obra de um homem. Ninguém se pode dizer seu autor porque ele é tão antigo quanto a Criação; encontra-se por toda parte, em todas as religiões...

7) Quais são os três aspectos diferentes da manifestação do Espiritismo?

O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios de filosofia e moral que delas decorrem e o da aplicação desses princípios. Daí as três classes ou antes os três graus de adeptos: 1.º) os que creem nas manifestações e se limitam a constatá-las: para eles é uma ciência de experimentação; 2.º) os que compreendem as suas consequências morais; 3.º) os que praticam ou se esforçam por praticar essa moral.

8) A moral do Espiritismo é superior à moral do Cristo?

Não. O que o Espiritismo nos proporciona é maior clareza desses ensinamentos, muitas vezes obscurecidos pelos dogmas que se foram criando ao longo do tempo.

9) O que falar das divergências de opinião sobre certos aspectos da Doutrina?

De acordo com Allan Kardec, os Espíritos sempre o aconselharam a não se inquietar com essas divergências, pois que a unidade se faria: ora, a unidade já se fez sobre a maioria das questões e as divergências tendem a desaparecer cada dia.

(Reunião de 2023)