Anencefalia

1) O que significa a palavra “encéfalo”?

Do grego enkephalos, que está dentro da cabeça. O conteúdo da caixa craniana, isto é, cérebro, cerebelo, pedúnculo, protuberância e bulbo.

2) O que significa anencefalia?

Monstruosidade caracterizada pela ausência total do encéfalo. É quase sempre acompanhada de acrania.

3) O que significa anencefaliano? Que grupos os anencefalianos compreendem?

Anencefaliano. Med. Monstro privado de encéfalo. Os anencefalianos compreendem dois grupos: os anencéfalos aos quais falta o cérebro e a espinhal medula, e os direncéfalos, aos quais falta apenas o cérebro. Entre estas duas formas há outras de transição: os pseudencéfalos e os exencéfalos.

4) Qual a característica do anencéfalo?

O Anencéfalo nasce quase sempre vivo e pode mesmo existir durante algum tempo, o que se explica admitindo que os fenômenos de nutrição se realizam por intermédio do sistema nervoso grande simpático.

5) O que falar da decisão do Supremo Tribunal Federal, que na segunda quinzena de abril de 2012, autorizou o aborto do feto anencéfalo?

Nesse caso, o Supremo Tribunal Federal está legislando, matéria esta que deveria ser deixada a cargo do Poder Legislativo.

6) Como a anencefalia deve ser vista pelo ângulo espírita?

O acaso não existe. Todo nascimento é uma prova para os pais e para os filhos. Interromper a gravidez, porque a lei civil permite, será um inconveniente para o progresso espiritual dos familiares ligados a essa criança.

7) Para pensar: anencéfalo é sinônimo de natimorto?

Para mais informações, assista aos vídeos do programa do Centro Espírita Ismael, denominado "Minutos com a Doutrina":  

(Reunião de 04/08/2012)