Desprendimento

1) Qual o significado de desprendimento?

Ação ou efeito de desprender. Alheamento; abnegação, desapego: tem o desprendimento das honras. 

2) Como o mestre Eckhart entende o desprendimento?

Para o mestre Eckhart, o desprendimento é o perfeito repousar-em-si, o ser-uno-consigo-mesmo da alma, um deixar-se-a-si-mesmo sem nenhum tipo de acréscimo.

3) O desprendimento está acima do amor, da humildade, da misericórdia?

Sim. Quando nos referimos a uma virtude, dispomo-nos a conquistá-la. Mas o verdadeiro desprendimento não se prende a isso, porque o ser estará desprendido do próprio desprendimento.

4) Como relacionar oração e desprendimento?

O homem verdadeiramente desprendido não saberia orar, no sentido de que a prece visaria obter determinado bem ou livrar-se de determinado mal. “Quando nada se pede é que se ora verdadeiramente”.

5) Como lidar com o excesso?

Enquanto vivemos no mundo físico, precisamos lutar pela nossa sobrevivência. A vigilância é sumamente importante. Não nos esqueçamos, porém, que todo o excesso conduzir-nos-á à loucura.

6) Que atitude devemos ter para com o dinheiro?

Paulo, em I Timoteo 6,10, diz-nos que a paixão pelo dinheiro é a raiz de toda espécie de males e, nessa cobiça, alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si  mesmos com muitas dores. Deixemos que o dinheiro que passe pelas nossas mãos seja motivo de bênção e trabalho para todos os que nos rodeiam.

7) É possível conceber um desprendimento absoluto?

Sim. Quando agimos de conformidade com as leis de amor, justiça e caridade, sem esperar nada em troca.

8) Qual é a única coisa necessária?

Atender aos desígnios do Criador, agindo de conformidade com os ditames de nosso senso moral, alicerçados nas leis naturais gravadas por Deus em nossa consciência. 

Fonte de Consulta 

ECKHART, Meister. Sobre o Desprendimento e outros Textos. Tradução de Alfred J. Keller. São Paulo: Martins Fontes, 2004 (Breves encontros).

(Reunião de 28/09/2013)