Taoismo

 "Conhecer os outros é inteligência; conhecer a si mesmo é a verdadeira sabedoria." Lao-Tsé 

Embora não sejam resultado de revelação divina, as filosofias orientais (taoismo e budismo) estão imbricadas no que se poderia denominar de questão de fé. Além do mais, a filosofia chinesa evoluiu a partir da prática política: estava preocupada com moralidade e ética em vez da natureza do cosmos, como faziam os gregos. 

1) O que é o taoismo?

Taoísmo é uma doutrina filosófica e religiosa fundada por Lao-Tse, que viveu na China provavelmente no séc. VI a.C., a quem se atribui o Tao Te Ching (o Livro do Caminho e da Virtude).  

2) Qual a lenda sobre Lao-Tsé? 

Segundo a lenda, Lao-Tsé deixou a corte da dinastia Chou e viajou para o oeste em busca de solidão. Quando estava prestes a cruzar a fronteira, um dos guardas o reconheceu e pediu um testemunho de sua sabedoria. Lao-Tsé teria escrito o Tao Te Ching para ele e, então, seguiu viagem para nunca mais ser visto. 

3) Como se traduz o tao?

Embora se traduza tão por caminho, o tao na verdade não pode ser traduzido, pois representa o significado último do seu pensamento e, por isso, não pode ser nomeado. 

 4) Como entender o ciclo de mudanças?

Os antigos chineses pressupunham que as coisas se moviam continuamente de um estado para outro: da noite para o dia, do verão para o inverno... Esses estados não eram opostos, mas complementares. O excesso de um se transforma no seu oposto. 

 5) No que assenta a ética do taoismo? 

A ética do não-fazer, ou seja, a entrega à ação imanente do princípio cósmico e a renúncia em interferir nele ou obstá-lo. Lao-Tsé não prega o "não fazer", mas, sim, o agir de acordo com a natureza — espontânea e intuitivamente.

 6) Como o taoismo vê a salvação da alma ou a imortalidade do ser? 

Há numerosos procedimentos, desde a alimentação frugal até os exercícios de meditação profunda. A imortalidade refere-se à renúncia aos desejos, à posse, ao dinheiro etc. Os seus adeptos devem seguir o fluxo dos acontecimentos, sem forçar para que as coisas aconteçam dessa ou daquela maneira.

 7) Em que sentido evoca a liderança construtiva?

Fazendo uma alusão à água, pois esta se amolda em qualquer recipiente. Do mesmo modo o líder, ele deve ser flexível e seguir sempre a liderança do grupo, no sentido de beneficiar a tudo e sem querer que as coisas tomem um determinado rumo. 

Fonte de Consulta

O Livro da Filosofia. Tradução Rosemarie Ziegelmaier. São Paulo: Globo, 2011.

(Reunião de 14/04/2018)