O Espírito e Tempo (Livro)

1) Quem foi José Herculano Pires? 

José Herculano Pires (1914-1979) foi jornalista, filósofo e conferencista espírita. É autor de inúmeros livros, entre os quais, Introdução à Filosofia Espírita, Mediunidade, Agonia das Religiões, Revisão do Cristianismo e Ciência Espírita.

2) De que trata este livro?

É um estudo antropológico ao Espiritismo, incluindo os vários horizontes do pensamento humano. O destaque está na positivação da mediunidade. 

3) Como se desenvolveu a fase pré-histórica?

Nessa fase pré-histórica, está em pauta o horizonte tribal (mediunismo primitivo), o horizonte agrícola (animismo e culto dos ancestrais),  o horizonte civilizado (mediunismo oracular), o horizonte profético (mediunismo bíblico) e o horizonte espiritual (mediunidade positiva).  

4) O que nos chama a atenção a fase histórica?

A invasão organizada dos Espíritos e a falange do Consolador. Como consequência, observa-se a veiculação dos fundamentos da Doutrina Espírita.

5) Qual a importância da positivação da mediunidade?

Até essa fase, os fenômenos mediúnicos eram  tratados de forma rudimentar.  Com Allan Kardec, os fenômenos passaram a ser estudados de forma científica, ou seja, pelo mesmo método da ciência natural .

6) O que José Herculano Pires teve em mente ao escrever este livro?

Lançar luz sobre as questões doutrinárias do Espiritismo, pois sendo uma doutrina do futuro,  não estará isenta das divergências dos espírita e dos não-espíritas. 

PIRES, J. H. O Espírito e o Tempo - Introdução Antropológica do Espiritismo. 3. Ed. São Paulo: Edicel, 1979.

(Reunião de 03/03/2018)