Epistemologia

1) O que significa episteme?

Um corpo organizado de conhecimento, uma ciência. 

2) O que significa epistemologia?

Etimologicamente, "discurso sobre a ciência". Hoje, emprega-se como um estudo crítico das ciências naturais e matemáticas. 

3) Como a epistemologia é vista ao longo da história?

Como um critério de avaliação da autonomia das várias ciências em relação à filosofia. 

4) Quais eram os pareceres de Platão e de Aristóteles?

Para Platão, o saber rigorosamente científico é concebido univocamente como filosofia, e esta reporta-se à esfera do invisível. Aristóteles defende que a ciência diz respeito às coisas físicas, mas não despreza  o rigor racional de Platão: faz do silogismo o rigor único da ciência.  

5) Quem deu um grande passo para a separação da ciência da filosofia?

Galileu (1564-1642) diz que a ciência trata apenas dos fenômenos, não busca o porquê das coisas. Assinalou, assim, os momentos do método científico, que é experimental: observação, hipótese, verificação. 

6) Como fica o conceito de ciência nos séculos XVII e XVIII?

Há uma oscilação entre a experiência e a razão. Descartes concebia a Física como um ramo da filosofia. Em contrapartida, Newton empresta à epistemologia o prestígio científico. Kant, por sua vez, reforça a autonomia da ciência em relação à filosofia. 

7) E o positivismo? 

Os positivistas veem a filosofia como o saber autêntico, mas derivado da ciência. Quer dizer, o saber científico entendido como experimental, a posteriori.

8) Como sintetizar as várias epistemologias contemporâneas? 

As epistemologias contemporâneas convergem para o aprofundamento da tese de Galileu, ou seja, pela autonomia da ciência pela sua demarcação clara da filosofia. 

9) O que se entende por epistemologia espírita? Ela é mencionada na obra de Kardec?

Por epistemologia espírita, entende-se o estudo e a crítica do conhecimento científico à luz do Espiritismo. Não foi mencionada na obra de Kardec, mas nela está integrada. 

10) Onde encontrar a posição epistemológica do Espiritismo? 

Na introdução de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec afirma que o Espiritismo é uma Ciência que se defronta com as outras ciências em pé de igualdade e não pode ser julgada pelos cientistas que não a conhecem. Na Ciência, o que importa são os fatos e não as opiniões. Na ausência dos fatos, a dúvida é a opinião do homem prudente. 

11) Dê-nos um exemplo.

Rebatendo as críticas ao objetivo de sua doutrina, Allan Kardec afirmou que "o Espírito é um ser concreto e circunscrito, um ser real, definido, que em certos casos pode ser apreendido pelos nossos sentidos da vista, da audição e do tato". 

12) Como Allan Kardec se defendeu dos cientistas que o criticavam pelo fato de o Espiritismo ter nascido da dança das mesas?

Reportou-se à dança das rãs, que dera a Galvani a possibilidade de descobrir a eletricidade.  

Fonte de Consulta 

LOGOS – ENCICLOPÉDIA LUSO-BRASILEIRA DE FILOSOFIA. Rio de Janeiro: Verbo, 1990.

PIRES, José Herculano Pires. Curso Dinâmico de Espiritismo. Capítulo X (Epistemologia Espírita). 

(Reunião de 1º/10/2016)