Missão dos Espíritos

1) O que é uma missão?

Segundo o Dicionário Aurélio: 1. Função ou poder que se confere a alguém para fazer algo; encargo, incumbência. 2. Função especial da qual um governo encarrega diplomata (s) ou agente (s) junto a outro país.

2) O que é uma missão superior? O que se entende por missionários?

Missão superior é aquela que objetiva a regeneração da Humanidade e que, pelo seu conjunto e sua força, se estenderá, dominando a ação de todos os outros missionários. A missão do superior é amparar o inferior e educá-lo.

Os missionários, por sua vez, são Espíritos superiores que encarnam com o fim de fazer progredir a Humanidade. (1)

3) Quais outros tipos de missão?

Missão da Doutrina Espírita: consolar e instruir, em Jesus, para que todos mobilizem as suas possibilidades divinas no caminho da vida.

Missão de Jesus: transmitir aos homens o pensamento de Deus.

Missão dos Apóstolos: especialmente a de Paulo, consistia em preparar e abrir os caminhos à era do Espírito.

4) Em que consiste a missão dos Espíritos encarnados? (pergunta 573)

Em instruir os homens, em lhes auxiliar o progresso; em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e materiais. As missões, porém, são mais ou menos gerais e importantes. O que cultiva a terra desempenha tão nobre missão, como o que governa, ou o que instrui. Tudo em a Natureza se encadeia. Ao mesmo tempo em que o Espírito se depura pela encarnação, concorre, dessa forma, para a execução dos desígnios da Providência. Cada um tem neste mundo a sua missão, porque todos podem ter alguma utilidade. (2)

5) A missão de um Espírito lhe é imposta?

As missões superiores, antes de serem impostas, são solicitadas pelos Espíritos. Eles se alegram muito quando são atendidos.

6) O Espírito que reencarna com uma missão definida receia malograr tal qual acontece com aquele que a tem como prova?

Não. Como já tem experiência, e de certo modo, pediu aquela missão, ele sempre se enche de brio para poder levar avante a sua tarefa.

7) Como reconhecer um Espírito missionário? (pergunta 575)

Pela sua moral e o seu caráter, pelas grandes coisas que opera, pelos progressos a cuja realização conduz seus semelhantes.

8) Quais são as recomendações dos benfeitores espirituais a respeito da ocupação e missão dos Espíritos?

Os Espíritos encarnados têm ocupações inerentes às suas existências corpóreas. No estado de erraticidade, ou de desmaterialização, tais ocupações são adequadas ao grau de adiantamento deles. Uns percorrem os mundos, se ocupam com o progresso, dirigindo os acontecimentos e sugerindo idéias que lhe sejam propícias. Assistem os homens de gênio que concorrem para o adiantamento da Humanidade. Outros encarnam com determinada missão de progresso. Outros tomam sob sua tutela os indivíduos, as famílias, as reuniões, as cidades e os povos, dos quais se constituem os anjos guardiões, os gênios protetores e os Espíritos familiares. Outros, finalmente, presidem aos fenômenos da Natureza, de que se fazem os agentes diretos. Os Espíritos vulgares se imiscuem em nossas ocupações e diversões. Os impuros ou imperfeitos aguardam, em sofrimentos e angústias, o momento em que praza a Deus proporcionar-lhes meios de se adiantarem. Se praticam o mal, é pelo despeito de ainda não poderem gozar do bem.

Bibliografia Consultada

(1) EQUIPE DA FEB. O Espiritismo de A a Z. Rio de Janeiro: FEB, 1995.

(2) KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed. São Paulo: Feesp, 1995.

(Reunião de 19/09/2009)