Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho (Livro)

1) Quem é o autor do livro? Quando foi escrito? Do que se trata?

Livro ditado pelo Espírito Humberto de Campos ao médium Francisco Cândido Xavier, cuja primeira edição foi publicada em 1938. É a história política, econômica e social do Brasil, vista pelos olhos do Espírito.  

2) O que Jesus tinha em mente ao descobrir as novas terras?

Depois de constatar que as nações europeias estavam dominadas pelo egoísmo, orgulho e vaidade de seus habitantes, Jesus, juntamente com Helil, traçam um novo roteiro para o desenvolvimento espiritual dos terráqueos.  

3) Por que razão as noites de Cabral são povoadas de sonhos sobrenaturais?

São os sinais do plano espiritual no sentido de desviar as caravelas do caminho das Índias para o coração geográfico do Brasil, que deveria permanecer intacto.  

4) Qual a missão de Ismael?

Ismael tinha a missão de reunir os sedentos de justiça divina (degredados), os simples de coração (índios), os humildes e aflitos (escravos) no sentido de edificar sobre a rocha firme o alicerce espiritual do povo brasileiro. 

5) Qual a importância da vinda dos holandeses, franceses e espanhóis?

Esses povos deram muitos subsídios para a nossa formação mesclada. Villegaignon, por sua mentalidade religiosa e honesta; João Maurício, príncipe de Nassau, cuja estada no Brasil fora preparada no plano espiritual com a intenção de desenvolver os germes do amor, respeito, tolerância e liberdade.

6) O que nos ensina a busca do ouro?

A procura do ouro seria um fator de desenvolvimento econômico, porque edificar-se-iam cidades e fomentar-se-iam a pecuária e a agricultura. 

7) Qual a relação entre a Revolução Francesa e a morte de Tiradentes?

A Revolução Francesa e a morte de Tiradentes mostram-nos o grau de precipitação dos intelectuais brasileiros e franceses quanto às reivindicações de liberdade.  

8) Como se deu o processo da independência do Brasil?

A vinda da família real ao Brasil propiciou a abertura dos portos às nações amigas. D. João VI voltando a Portugal, deixa D. Pedro I em seu lugar. Este não era a pessoa ideal para a proclamação da Independência, mas foi auxiliado pelos protetores espirituais  que nos chamavam a atenção para o problema da liberdade.  

9) Como retratar o prenúncio da maioridade política?

Longinus, Espírito de grande valor, reencarna na figura de D. Pedro II, com a tarefa de polarizar as atenções do povo a sua pessoa no que dizia respeito aos exemplos e virtudes, renúncia e sacrifícios, abnegação e desprendimento. Para bem cumprir sua missão, abstraia-se dos textos legais e norteava suas decisões mais pela imprensa do que pelos seus ministros, desgostando os políticos da época. 

10) Como se fundamentou a liberdade política no Brasil? 

A extinção da servidão eleva ao Brasil ao grau de maioridade política, isto é, os habitantes deste território receberiam doravante influências indiretas do plano espiritual, mas seriam responsáveis diretos pelos seus erros e acertos.  

11) O que falar da divisa "Deus, Cristo e Caridade"? 

É o lema que a população brasileira deveria praticar para não deixar que o coração se fragmentasse como ocorreu com outras nações. 

Fonte de Consulta

XAVIER, F. C. Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho (pelo Espírito Humberto de Campos). 11. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1977.

(Reunião de 04/03/2017)

Compilaçãohttps://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/brasil-cora%C3%A7%C3%A3o-do-mundo-p%C3%A1tria-do-evangelho-livro?authuser=0