Intuição

1) Em que consiste a intuição?

A intuição é um meio de chegar ao conhecimento de algo, e se contrapõe ao conhecimento discursivo. Num único ato do espírito, lança-se sobre o objeto, apreende-o, fixa-o, determina-o.

2) O que é o método discursivo?

Discorrer e discurso dão a ideia de uma série de atos, de uma série de esforços sucessivos para captar a essência ou realidade do objeto.

3) Há somente uma intuição?

Não. O que existe na realidade são intuições.

4) O que é a intuição sensível?

É a intuição que todos praticamos a cada momento. Quando com um só olhar percebemos um objeto, um copo, uma árvore, uma mesa.

5) A intuição sensível é a mesma de que falam os filósofos?

Não. 1) O filósofo precisa de tomar como termo do seu esforço objetos não sensíveis. 2) Os dados sensíveis não oferecem conhecimento. Precisa de um dado universal.

6) Como situar a intuição espiritual?

Suponhamos a seguinte afirmação: “Uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo.” O princípio de contradição, como o chamam os lógicos, é, pois, intuído por uma visão direta do espírito, é uma intuição.

7) O que diferencia a intuição formal da intuição real?

A intuição formal capta apenas o objeto. A intuição real penetra no fundo da coisa, que chega a captar sua essência, sua existência, sua consistência.

8) O que se entende por intuição intelectual?

A intuição intelectual é um esforço para captar diretamente, mediante um ato direto do espírito, a essência, ou seja, aquilo que o objeto é.

9) Como se entende a intuição emotiva?

A intuição emotiva mostra-nos não a essência do objeto, mas o valor do objeto, aquilo que o objeto vale.

10) E a intuição volitiva?

Não se refere nem à essência, como a intuição intelectual, nem ao valor, como a intuição emotiva. Refere-se à existência, à realidade existencial do objeto.

11) Quais são os representantes da intuição intelectual?

A intuição intelectual pura encontramo-la na Antiguidade, em Platão; na época moderna, em Descartes e nos filósofos idealistas alemães, sobretudo em Schelling e Schopenhauer.

12) Quais são os representantes da intuição emotiva?

Plotino, Santo Agostinho, São Tomas de Aquino, Spinoza ["Sentimus experimur que nos esse aeternos.” Que quer dizer: “Nós sentimos e experimentamos que somos eternos.”]

13) Quais são os representantes da intuição volitiva?

Fichte faz depender a realidade do universo e a própria realidade do eu de uma afirmação voluntária do eu. O eu voluntariamente se afirma a si mesmo; cria-se, por assim dizer, a si mesmo

Fonte de Consulta

GARCIA MORENTE, M. Fundamentos de Filosofia - Lições Preliminares. 4. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1970. [Lição III — A intuição como método da filosofia]

(Reunião de setembro de 2023)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/intui%C3%A7%C3%A3o