Estudo da Natureza de Cristo

Do livro "Obras Póstumas", de Allan Kardec 

1) Qual a origem das provas da natureza de Cristo?

A origem deve ser procurada nos Evangelhos, visto que Jesus nada escreveu, e os seus únicos historiadores, os apóstolos, nada escreveram em vida; nenhum historiador profano, seu contemporâneo, falou dele, não existindo sobre a sua vida e a sua doutrina nenhum documento além dos Evangelhos.

2) A divindade de Cristo fica provada pelos milagres?

Não. O Espiritismo refuta os milagres fazendo uso dos efeitos do magnetismo, do sonambulismo, do êxtase, da dupla vista, do hipnotismo, da catalepsia, da letargia, entre outros.

3) A divindade de Jesus é provada pelas suas Palavras?

Para a Igreja Jesus e Deus são a mesma pessoa. Lembrando as várias palavras de Jesus que mostra o contrário. Eis um exemplo: Jesus o disse em termos categóricos: eu não vim de modo próprio, mas foi Ele que me enviou.

4) O que dizer das palavras de Jesus depois de sua morte?

Eis um exemplo: "Ora, vós sois testemunhas destas coisas. E eu vou mandar sobre vós o dom, que vos está prometido por meu Pai". (S. LUCAS, XXIV, 48, 49. — Aparição aos Apóstolos).

5) Como retratar a dupla natureza de Jesus?

O que devia ser humano em Jesus era o corpo. O que era divino nele era alma o espírito. Um exemplo: E no entanto é nestas condições que diz: Eu vou subir a meu Pai e vosso Pai, a Meu Deus e vosso Deus!

6) Qual a opinião dos apóstolos?

Depois de ter apoiado nas palavras de Cristo, anota, também, as palavras dos apóstolos. Eis um exemplo: Saiba logo toda a casa de Israel com a maior certeza que Deus o fez não só Senhor, mas também Cristo, a este Jesus a quem vós crucificastes". (ATOS DOS APÓSTOLOS, II, 33 a 86). — Pregação de S. Pedro).

7) O que os profetas disseram sobre Jesus?

Eis uma passagem bíblica:  "Eu o verei, mas não agora; eu o contemplarei, mas não de perto. Nascerá uma estrela de Jacó, e levantar-se-á uma vara de Israel, e ferirá os capitães de Moabe e destruirá todos os filhos de Sete (NÚMEROS, XXIV, 17).

8) Como interpretar o verbo se fez carne?

Jesus podia, pois, ser encarregado de transmitir a palavra de Deus, sem ser Deus, como um embaixador transmite as palavras de seu soberano, sem ser o soberano.

9) O que dizer de Filho de Deus e Filho do Homem?

Se a qualificação de Filho de Deus parece apoiar a doutrina da divindade, o contrário deve supor-se da qualificação de Filho do homem, que Jesus se deu em sua missão e que foi objeto de muitos comentários.

(Reunião de 2022)