Ascensão Espiritual

1) Qual foi o sonho de Jacó?

Jacó sonhou com uma escada que unia a Terra e o Céu, e no topo estava Deus.

2) O que o Senhor disse?

Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaac; essa Terra em que estás deitado ta darei a ti e à tua semente...

3) Qual foi a surpresa ao acordar?

Deus está neste lugar, e eu não sabia.

4) Como chamou este lugar?

Betel (Casa de Deus)

5) O que Jesus disse a Natanael?

“Em verdade vos digo que vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.” (João, I, 47-51.)

6) O que se entende por ascensão espiritual?

Uma escada que vai da Terra ao Céu. Porém, na sua trajetória, o homem só pode subir esses degraus por meio da Revelação.

7) O que a Revelação diz a Jacó?

“Eu sou o Senhor, Deus de Abraão e de Isaac; esta Terra em que estás deitado te darei e a teus descendentes, que serão tão numerosos como as areias do mar, e estarei contigo e te guardarei onde quer que estejas e por onde quer que fores, porque não te deixarei.”

8) O que representa o azeite que Jacó derramou sobre a pedra simbólica?

É o símbolo da fé. Na verdade é preciso que se esteja na luz para ver a casa de Deus, que é a Revelação.

9) Como comparar o sonho de Jacó com a parábola do filósofo?

No meio de uma cadeia de montanhas eleva-se aos ares um pico isolado, sobre o qual se percebe confusamente um antigo edifício.

10) O que se deduz dessa comparação?

Os homens comuns caminham sem se elevar ao vértice da montanha, porque vão e voltam em delongas por caminhos que não os conduzem às alturas espirituais.

11) O que constitui a cadeia de montanhas?

A cadeia de montanhas constitui as diversas religiões sacerdotais; o edifício antigo é a Revelação sobre a qual Jacó alicerçou toda a sua fé; as ervinhas suspensas aos flancos são as virtudes que nos conduzem ao amor a Deus e ao próximo; o declive, que atira os homens ao precipício, são as más paixões.

12) Quem é o viajante que subiu ao cume?

O viajante que subiu ao Cume é Jesus, seguido de seus mensageiros, onde se destaca Allan Kardec, que nos ensinou o caminho para também galgarmos o ápice.

13) O que é, em síntese, a ascensão espiritual?

A ascensão espiritual é o resultado da mesma lei do progresso material e da evolução intelectual: tudo vibra tudo se harmoniza no amor e na solicitude de Deus para com todos os seus filhos.

Fonte de Consulta

SCHUTEL, Cairbar. Parábolas e Ensinos de Jesus. [Segunda Parte: "Ensinos de Jesus" ("Ascensão Espiritual")]

(Reunião de novembro de 2023)