1) O que significa a palavra "cisma"?
O termo “cisma” significa ruptura, divisão e cisão com que se verifica em qualquer área de atuação humana.
2) Quais são as causas comuns dos cismas?
Podemos apontar: 1) divergências doutrinárias; 2) disputa de poder; 3) questões políticas; 4) questões sociais.
3) O Espiritismo será preservado dos cismas?
Não. As fraquezas humanas — como as ideias pessoais, sempre intransigentes, tenazes — podem obstruir a condução correta da Doutrina Espírita.
4) Como prevenir a unidade no futuro?
É indispensável que todas as partes do corpo da Doutrina sejam determinadas com precisão e clareza, sem que nenhuma fique mal definida.
5) Que pontos devem ser considerados para evitar a ambiguidade?
Os pontos são: 1) as numerosas interpretações do termo Evangelho; 2) não sair do círculo das ideias práticas; 3) caráter essencialmente progressivo da Doutrina. O Espiritismo só pode evoluir de maneira positiva, acompanhando a evolução dos conhecimentos e nunca aceitando ideias utópicas.
6) Como avaliar as seitas que se formam ao seu lado?
Elas podem ou não conter a verdade. Se não for verdadeira, cairá por si mesma. Se apresentar alguma verdade, o Espiritismo, em lugar de ser absorvida, absorverá.
7) O que nos ensina a tolerância espírita?
A tolerância espírita resume na seguinte frase: "tenho razão, os outros acabarão por pensar como eu; se não a tenho, acabarei por pensar como os outros".
8) O programa da doutrina é invariável?
Não. Se lhe demonstrarem que está em erro sobre um ponto, ela se modificará nesse ponto.
9) A imobilidade é uma força?
A imobilidade em lugar de ser uma força é causa de fraqueza e de ruína, porque não segue o movimento geral. Ela rompe a unidade, porque aqueles que querem ir adiante se separam dos que se obstinam em ficar atrás.
10) O que Kardec reafirma neste trabalho?
Que o Espiritismo é uma doutrina aberta, estruturada sobre a tríade científica da observação, da experimentação e da pesquisa.
Fonte de Consulta
Kardec, Allan. Obras Póstumas capítulo sobre "Constituição do Espiritismo: Exposição de Motivos", item II — "Dos Cismas".
(Reunião de 2025)