Dinheiro

1) O que é o dinheiro? 

O dinheiro é uma metáfora. Em economia, nome comum de todas as moedas; moeda corrente. É o meio de troca utilizado para facilitar as transações comerciais. 

2) Qual o símbolo do dinheiro? 

O dinheiro tornou-se, presentemente, o símbolo de grandeza, poder e status social. 

3) O que nos diz a lenda sobre o dinheiro? 

O Espírito Neio Lúcio, no capítulo 31 (“A Lenda do Dinheiro”), do livro Alvorada Cristã, psicografado por Francisco Cândido Xavier, descreve-nos que, no princípio do mundo, o Senhor entrou em dificuldades no desenvolvimento da obra terrestre, porque os homens se entregaram a excessivo repouso. Como todo o trabalho estava por fazer, o Senhor da vida pensou que se os homens não agissem por amor, agiriam por ambição. Daí, o dinheiro.  

4) Quais materiais já foram usados como dinheiro? 

Pregos, farinha, chiclete, boi, veado, arroz, sal, açúcar, sementes, manteiga... 

5) O que as palavras e moedas têm em comum? 

Dependem de consenso e só circulam onde são conhecidas. Ambas correm o risco de serem desvalorizadas. A moeda pela inflação; a palavra pelo clichê. A boa frase enriquece a língua; a boa moeda, a sociedade. 

6) Qual a relação entre hóstia e moeda? 

Hóstia e moeda têm o mesmo formato e são fabricadas de maneira semelhante. Ambas têm insígnias: um número e um busto. Observe o mote In God We Trust (Em Deus Confiamos) estampado no dólar americano. 

7) Dinheiro é riqueza? 

O dinheiro assumiu ar de riqueza por causa do cosmopolitismo. Em verdade é um meio de troca, uma representação da riqueza. Observe o náufrago Robinson Crusoé, sozinho numa ilha, e cheio de pepitas de ouro. Para que lhe serviria? 

8) Como a troca influi no preço de um bem? 

Adam Smith disse, em A Riqueza das Nações, que numa relação de troca há dois tipos de valores em jogo: o de uso e o de troca. O valor de uso geralmente é menor que o valor de troca, pois podemos dar muita importância a um objeto sem que isto reflita num aumento de preço de mercado do referido bem. 

9) O que a economia nos ensina sobre dinheiro, inflação e ilusão monetária? 

Quando se emite moeda em excesso gera-se inflação. A inflação é o aumento generalizado de todos os preços. Quando o nosso salário é corrigido, temos a impressão de que ficamos mais ricos, mas isso nada mais é do que ilusão monetária, pois o aumento de salário já foi corroído pelo aumento dos preços. 

10) Como nos tempos de Cristo se falava da adoração ao dinheiro?

Jesus compara o dinheiro ao deus Mamon, como oposto ao Deus verdadeiro, enaltece o óbulo da viúva e profere a frase: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. 

11) Que tratamento Paulo dá ao dinheiro?

Paulo, em suas epístolas, dando prosseguimento aos exemplos de Jesus, combate a busca incessante do dinheiro. Em I Timóteo 6, 6 a 11, lembra-nos: 1) nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele; 2) Tendo, porém, sustento, e com o que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 

12) Como o cristianismo compara o dinheiro à formação de caráter?

Na civilização moderna, o dinheiro tem grande poder. Em vista disso, a reta formação de caráter dos jovens torna-se um imperativo, pois eles são consumidores cada vez com menos idade. Para que não se desviem dos fins últimos da vida, urge conscientizá-los a usar com responsabilidade tudo o que possuírem, inclusive, o dinheiro. 

13) O que se entende por bônus-hora?

O Espírito André Luiz, no capítulo 22 (“O Bônus-Hora”), do livro Nosso Lar, psicografado por Francisco Cândido Xavier, fala-nos do bônus-hora, que é uma ficha de serviço individual, funcionando como valor aquisitivo. 

14) Que atitude devemos ter para com o dinheiro?

Para o Espírito Emmanuel, o dinheiro é um perigoso tirano de quem o escraviza. Por isso, façamos dele um meio de troca, no sentido de alocarmos os recursos da natureza em beneficio de toda a humanidade, inspirando ideias e disseminando oportunidades de trabalho e progresso. 

Fonte de Consulta

IDÍGORAS, J. L. Vocabulário Teológico para a América Latina. São Paulo: Paulinas, 1983. 

PILAGALLO, Oscar. A Aventura do Dinheiro: Uma Crônica da História Milenar da Moeda. São Paulo: Publifolha, 2009.

XAVIER, F. C. Alvorada Cristã, pelo Espírito Neio Lúcio. 5. ed., Rio de Janeiro: FEB, 1977. 

XAVIER, F. C. Nosso Lar, pelo Espírito André Luiz. 19. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1978. 

XAVIER, F. C. Palavras de Vida Eterna, pelo Espírito Emmanuel. 8. ed., Minas Gerais: CEC, 1986. 

(Reunião de 13/08/2016)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/dinheiro?authuser=0