Maneira de Orar

1) O que entende por maneira de orar?

Maneira é o modo ou forma particular de ser ou de agir. Costume, hábito, moda, postura, comportamento. A maneira de orar refere-se à postura física, mental e emocional, como também, às palavras que usamos para o nosso relacionamento com Deus. Podemos pedir qualquer coisa, inclusive as impossíveis, pressupondo que Deus irá obrigatoriamente nos atender.

2) Qual o conceito de oração, de prece?

Oração é rogo, súplica. A prece é uma invocação, mediante a qual o ser humano entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige. Pode ter por objeto um pedido, um agradecimento e um louvor. A prece é a maneira pela qual, através do pensamento expresso ou não em palavras, a criatura se liga ao Criador. É o meio de comunicação com Deus e com os planos mais altos da vida.

3) Qual a condição fundamental para todas as orações?

A certeza de que Deus nos ouve, de que toda a prece será atendida. Em vista disso, saibamos orar com humildade e consciência daquilo que estivermos pedindo. O atendimento, contudo, nem sempre se coaduna com aquilo que pedimos, mas com aquilo que necessitamos, pois Deus, sabedor de nossas necessidades, não nos deixará desviar de nossa meta evolutiva.

4) Ao nos levantarmos, qual é o nosso primeiro dever? E ao nos deitarmos?

O nosso primeiro dever, ao nos levantarmos, é agradecer a noite transcorrida, o contato que tivemos, mesmo inconsciente, com os Espíritos de luz, recebendo deles inspirações para a resolução de nossos problemas. À noite, antes de adormecermos, devemos agradecer o dia transcorrido; ao mesmo tempo, solicitar o auxílio desses benfeitores espirituais, a fim de nos acompanharem em nossa estada no mundo dos Espíritos.

5) O que devemos pedir em nossas orações?

Os Espíritos superiores orientam-nos a pedir aquilo que realmente temos necessidade. Inútil, pois, pedir ao Senhor abreviar as nossas provas, dar-nos riqueza, bem-estar. "Pedi-lhe para vos conceder os dons mais preciosos da paciência, da resignação é da fé". (1)

6) Quais são os obstáculos à oração?

Falta de fé, falta de confiança e falta de obediência a Deus. Por maiores as nossas dificuldades, as nossas confusões e os nossos dissabores, o que não pode nos faltar é a confiança em Deus, que sempre está nos protegendo. Pensemos no seguinte texto: "Quando quiserdes orar, entrai para o vosso quarto e, cerrada a porta, orai a vosso Pai em secreto; e vosso Pai que vê o que se passa em secreto vos recompensará". – Jesus. (Mateus, 6,6). Em outras palavras, entremos em nosso quarto íntimo, façamos o nosso pedido, mas não tenhamos pressa do seu atendimento.

7) Quais são as opiniões erradas acerca da oração?

A oração é só para os fracos, orar é bom para as crianças, orar só nos momentos altos da vida, orar só de joelhos, orar para aplacar a Deus. A prece é um ato de adoração da criatura para com o Criador. Tal qual a nossa vida, ela é sempre dinâmica, pois a cada momento de nossa vida, as nossas dificuldades são diferentes, novas e muitas vezes mais complicadas do que em épocas anteriores.

8) Que tipo de alegria a prece nos proporciona?

A alegria da compreensão dos desígnios divinos. Pela prece nos desligamos deste mundo de provas e expiações e nos lançamos para os mundos mais felizes, em que reinam a paz e harmonia. "Não mais os ruídos confusos e a entonação aguda da Terra; são as liras dos arcanjos, a voz doce e suave dos serafins" (1). Não temos palavras para definir esta felicidade. Apenas a sintamos no íntimo de nosso ser.

Fonte de Consulta

(1) KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed. São Paulo: IDE, 1984, cap. 27, itens 22 e 23.

(Reunião de 04/04/2009)