Desequilíbrio 

1) O que se entende por equilibrar?

Pôr em equilíbrio, fazer com que alguma coisa conserve a posição estável em que está. Fig.  Harmonia, moderação, contensão, sensatez. 

2) E desequilibrar?

Tirar, desfazer o equilíbrio, fazer perder o equilíbrio. Fig. Perturbar faculdades mentais. 

3) O que significa desequilíbrio mental?

Excluindo-se as concepções neurológicas e psicológicas, significa o excesso de atitudes voltadas para o mal ao invés daquelas voltadas para o bem. 

4) Quais são as causas do desequilíbrio mental?

Estão centradas no excesso de egoísmo, de vaidade, de ódio, de ganância etc. Em proporção normal são necessários, pois sem estes o mundo não andaria com a velocidade que anda.

5) Como se obter o equilíbrio mental?

Segundo o psiquiatra C. G. Jung, a obtenção do equilíbrio mental deve-se muito à crença em um Deus todo poderoso e todo bondade.

6) O desequilíbrio mental opõe-se ao reino de Deus? 

Sim. Entretanto, não podemos afirmar que toda a pessoa desequilibrada esteja impossibilitada de alcançar o Reino de Deus. Se o próprio mestre Jesus disse que Reino de Deus está dentro de nós, o que precisamos é edificá-lo em nós mesmos, dia após dia. 

7) Quais tipos de atitude auxiliam o nosso equilíbrio mental?

Em meio a uma catástrofe, sejamos o primeiro a repetir a frase: "Pensa em Deus primeiro". Diante do ódio dos adversários, digamos: "Se Deus é por nós, quem será contra nós". 

8) Quais alavancas podemos acionar em meio a um desequilíbrio?

Acionemos as alavancas da motivação, da força de vontade e da oração, a fim de que possamos alcançar a paz e a harmonia do nosso Espírito imortal.

(Reunião de 01/09/2018)