Ondas e Percepções

1) O que são ondas? 

Onda é uma partícula que se desloca com movimento oscilatório. Acontece, porém, que ao deslocar-se provoca um “campo magnético”.

“À falta de terminologia mais clara, diremos que uma onda é determinada forma de ressurreição de energia, por intermédio do elemento particular que a veicula ou estabelece”. (Espírito André Luiz) 

2) O que são percepções? 

Em Psicologia, é a função por meio da qual o espírito forma uma representação dos objetos exteriores. 

3) Quais são os elementos importantes para a compreensão das ondas? 

Período – É o tempo de uma oscilação, medida em segundos.

Freqüência – Número de oscilações executadas durante UM segundo. Quanto maior a freqüência, mais ALTA é ela; quanto menor, mais BAIXA.

Amplitude – É medida pela distância maior ou menor de subida e descida numa linha média.

Comprimento da onda – É a distância que medeia entre duas oscilações.

Crista – É o ponto máximo de uma oscilação. 

4) Quais são os tipos de ondas? 

As ondas podem ser classificadas da seguinte forma: 1) ondas longas (superiores a 600 metros de comprimento); 2) ondas médias (variam entre 150 e 600 metros); 3) ondas curtas (variam entre 10 e 150 metros); 4) ultra-curtas (todas as que forem menores do que 10 metros). Observação: quanto mais curtas maior é o alcance. 

5) Que relação podemos estabelecer entre ondas amortecidas e o ser humano? 

Em física, diz-se das ondas que atingem e deixam rapidamente um valor máximo de amplitude (não se firmando em determinado setor vibratório).

No homem, são as produzidas por cérebros não acostumados à elevação espiritual, mas que em momentos de aflição, proferem preces fervorosas. Não conseguem sustentar-se em alto nível. Geralmente, falam que “suas preces não são atendidas”.  

6) Quanto se pode captar do espectro eletromagnético? 

O espectro eletromagnético varia de 10-14 a 108 em comprimentos de ondas (metros). Os nossos olhos captam apenas 1/70 (aproximadamente de 400 a 700 comprimentos de ondas em milimícrons) desse total. Há, assim, ondas, vibrações, cores, sons que estão no universo e não somos capazes de captar. 

7) Quais são os tipos de percepção mais comuns? 

Percepção tátil, auditiva, visual, no tempo, no espaço, as decorrentes das figuras ambíguas. 

8) Há diferença entre a percepção extra-sensorial e a percepção mediúnica? 

A percepção extra-sensorial é uma palavra cunhada por Rhine para designar a percepção de um objeto independentemente dos órgãos do sentido. A percepção mediúnica é a visão,  audição e comunicação com um mundo que não é percebido pelas vias sensoriais do encarnado. 

9) Relacione transe, transe mediúnico e mediunidade. 

Transe é um estado de baixa tensão psíquica com estreitamento do campo da consciência e dissociação.

Transe mediúnico. Considera-se em geral, auto-sugerido, uma forma de auto-hipnose

Mediunidade é sintonia e filtragem. Toda a percepção é mental. Surdos e cegos na experiência física, convenientemente educados, podem ouvir e ver, através de recursos diferentes daqueles que são vulgarmente utilizados. 

10) Como podem ser as interferências no pensamento? 

As interferências construtivas podem ser interpretadas como os conselhos e instruções dos benfeitores espirituais. As interferências destrutivas são as influências menos felizes dos Espíritos imperfeitos e propensos ao mal.

 (Reunião de 14/11/2009)