Fenômeno Espírita (Livro de Férias) 

“Não digo que isso seja possível; afirmo que isso é uma verdade.” (William Crookes)

“Evitar o fenômeno espírita, deixar de prestar-lhe a atenção a que ele tem direito, é faltar com o que se deve à verdade.” (Victor Hugo)

1) Quem foi Gabriel Delanne?

François-Marie-Gabriel Delanne (1857-1926) foi cientista, engenheiro, filósofo e espírita, e recebeu o título “Apóstolo do Espiritismo”. Fundador, juntamente com seu pai, da União Espírita Francesa, em 24/12/1882; colaborador e redator da revista bimensal Le Spiritism, em março de 1883; auxiliou na fundação da Federação Francesa-Belgo-Latina, em 1883.

2) Quando surgiu a primeira edição do livro Fenômeno Espírita?

O livro Fenômeno Espírita foi publicado em 1893. Embora os conhecimentos científicos ali expostos tenham sofrido transformação e progresso, os conceitos espíritas continuam válidos ainda nos dias que correm.

3) De que trata o livro Fenômeno Espírita?

Trata do testemunho dos sábios, do estudo histórico, da exposição metódica de todos os fenômenos, da discussão das hipóteses, dos conselhos aos médiuns e da teoria filosófica.

4) O que nos esclarece sobre a Antiguidade?

Diz-nos que os  Vedas afirma a existência de Espíritos, Saul consulta a pitonisa de Endor e, por seu intermédio, comunica-se com Samuel. Enfatiza que em todos os tempos houve a evocação dos mortos.

5) O que nos ensina sobre os tempos modernos?

Na América, em 1848, o fenômeno de Hydesville. Na Inglaterra, o Sr. Wallace, vencido pela evidência, fez corajosamente a sua profissão de fé, em um livro: “Miracles and Modern Spiritualism”. Na França, os fenômenos das mesas girantes. Na Alemanha, o Dr. Kerner, uma das celebridades desse país, foi levado a constatar fenômenos espíritas, em 1840. Esse destemor ao Espiritismo alastra-se para o mundo todo.

6) O que discute no capítulo sobre a força psíquica?

Nesse capítulo, começa a enfrentar os fatos, entre os quais, a força psíquica e sua medição. Os estudos da Sociedade Dialética de Londres são, também, destaque para nossa reflexão. 

7) Como situar a inteligência da força psíquica?

A inteligência da força psíquica pode ser vislumbrada na transmissão do pensamento, na telegrafia além-túmulo e nas pranchetas clarividentes.

8) As mediunidades diversas tratam do que?

Delanne elabora pensamentos sobre os médiuns escreventes, a incorporação ou encarnação, a vidência, a audição, a escrita direta ou psicografia, entre outros. 

9) No que concerne o Espiritismo transcendental?

Podemos recorrer às materializações, à desagregação da matéria, às experiências de Zöllner, de Wallace, às aparições luminosas e à fotografia espírita.

10) Quais são os conselhos aos médiuns e aos experimentadores?

Recolhimento, homogeneidade de pensamentos, regularidade, paciência, circunspeção em relação aos Espíritos que se manifestam e desconfiança com relação aos grandes nomes.

11) Como situa a Doutrina Espírita?

As grandes vozes de Crookes, Wallace e Zöllner dão-nos a convicção de que a alma é imortal e que ela não só não morre como pode se manifestar aos humanos. Acrescenta-se que todo efeito tem uma causa e todo efeito inteligente faz supor uma causa inteligente.

(Reunião de 2024)