Candeia e Alqueire

1) Quais são as referências bíblicas sobre a candeia e o alqueire? 

Mateus 5:14-15, Marcos 4:21-25 e Lucas 8:16-18. Há pouca diferença entre eles. Tomemos a citação de Mateus: “Não se acende uma candeia para colocá-la sob o alqueire; mas se a coloca sobre um candeeiro, a fim de que ela clareie todos aqueles que estão na casa”. 

2) Qual o significado de candeia? E de alqueire?

Candeia. Pequeno  aparelho  de iluminação, que se suspende por um prego, com recipiente de folha-de-flandres, barro ou outro material, abastecido com óleo, no qual se embebe uma torcida, e de emprego em casas pobres.

Alqueire  –  do ár. al-kail –, antiga medida de  capacidade  para secos  e  líquidos, variável de terra para terra. Na Europa, correspondia pouco mais ou menos a 13 litros; na China, entre 10 e 31 litros. No Brasil, medida agrária que varia de acordo com a região: 48.400m2 (Rj, Go e Mg) e 24.400m2 (SP)

3) Como sintetizar a ideia de conhecimento?

Conhecer é reproduzir em nosso pensamento a realidade. Damos o nome de conhecimento à posse deste pensamento que concorda com a realidade. À concordância do pensamento com a realidade, chamamos verdade.

4) Há relação entre o símbolo e os ensinamentos de Jesus? 

Em se tratando dos ensinamentos de Jesus, precisamos extrair a essência daquilo que ele deixou velado, ou seja, a simbologia de sua linguagem.

5) Qual a pedagogia de Jesus?

Cristo é o grande educador da humanidade. Para educar o povo, recorreu à pedagogia da época: parábolas, hipérboles gráficas e alegorias.

6) O que se entende por reino dos céus? E o falar por parábolas? E o mistério?

Reino dos céus – não é um lugar circunscrito, nem governo ou Estado; é governo do cada um pela obediência às leis naturais, inscritas por Deus em nossa consciência.

O falar por parábolas – Jesus falava, exotericamente, de modo obscuro, somente com relação aos aspectos mais abstratos de sua doutrina; quanto à caridade, falava claramente. Com os apóstolos, mais aptos a compreender o alcance de sua doutrina, falava mais abertamente. E, mesmo com estes, não disse tudo.

O mistério – é um instrumento valioso para as religiões, pois seus propagadores não podem fornecer uma luz mais intensa do que aquela que os seus adeptos possam absorver. Observe que a Ciência, descobrindo novas leis da natureza, já elucidou mistérios. Por isso, a necessidade da constante atualização dos conhecimentos.

7) Qual o sentido da frase: "... não se acende uma candeia para pô-la debaixo do alqueire"?

Acender uma luz é iluminar algo que está escuro. O conhecedor das leis divinas não deve guardar para si os dons divinos, mas transmiti-los ao seu próximo. 

8) O que devemos entender por "... àquele que já tem, mais lhe será dado... àquele que não tem, mesmo o que tem se lhe tirará"?

Quem usa os bens recebidos aumenta-os pelo próprio uso. Quem não os usa, tem a sensação de perda por parecerem ofuscados. 

(Reunião de 21/10/2017)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/candeia-e-o-alqueire-a?authuser=0