Fotografia e Telegrafia do Pensamento

1) O que é fotografia? 

Técnica e arte que permite registrar, por meio de uma câmara fotográfica, luz e produtos químicos, a imagem de um objeto sobre uma superfície sensível. 

2) O que é telegrafia?

Forma de telecomunicação na qual as informações são transmitidas em código de sinais longos e breves e decodificados na recepção, sendo impressas e anotadas. 

3) O pensamento pode ser fotografado? 

Não. O pensamento propriamente dito não, porque ele não é matéria. 

4) O que se entende por fotografia do pensamento? 

Ernesto Bozzano fala-nos da fotografia do pensamento no sentido de que alguém projeta uma imagem; depois, esta imagem é captada por uma máquina fotográfica. Allan Kardec liga fotografia do pensamento aos fluidos espirituais. 

5) Como entender? 

No livro A Gênese, Allan Kardec explica-nos que os fluidos espirituais constituem um dos estados do fluido cósmico universal. São a atmosfera dos seres espirituais; são o elemento onde eles colhem os materiais com que operam. São o veículo do pensamento, como o ar é o veículo do som. 

6) De que maneira os Espíritos agem sobre os fluidos espirituais? 

Pelo pensamento e pela vontade. O pensamento e a vontade são para os Espíritos o que a mão é para o homem. Pelo pensamento imprimem direção a esses fluidos. 

7) Como se capta o pensamento dos outros? 

Ao criarmos imagens fluídicas, o nosso pensamento se reflete em nosso envoltório perispirítico como num espelho. Isso toma um corpo, podendo ser fotografado, ou seja, captado pelo nosso interlocutor. 

8) Pela fotografia do pensamento, o vidente pode determinar o momento da realização de um ato?

Não. O vidente pode pressentir a realização de um ato, porque essa imagem envolve a pessoa. Não pode, contudo, determinar a sua realização, porque a realização depende do livre-arbítrio do agente. O vidente pode pressentir que uma pessoa tem vontade de cometer um assassinato, mas não o assassinato em si. 

9) Como identificar o Espírito que se apresenta aos vivos? 

Basta o Espírito pensar em algo que essa coisa se produza. Se ele pensar em uma de suas encarnações passadas, essa imagem se reproduz na visão psíquica do encarnado. 

10) O Espírito sempre volta ao lugar do crime? 

Sim. As nossas imagens fluídicas fazem parte de nossa atmosfera psíquica. Consciente ou inconscientemente, voltamos ao lugar do crime, porque aquela imagem fica gravada em nosso subconsciente. 

11) Como se explica a telegrafia do pensamento?

Pela telegrafia do pensamento, aprecia-se a lei de solidariedade, em que não há um pensamento, criminoso ou virtuoso, que não tenha ação real sobre a massa dos pensamentos humanos e sobre cada um deles. 

12) Como se dará a manifestação do futuro? 

A manifestação do futuro se dá pelo êxtase, pelo sonambulismo e pela fotografia do pensamento. A encarnação amortece a manifestação do Espírito, sem, contudo eliminá-la por completo, porque a alma não fica encerrada no corpo como numa caixa. De acordo com sua capacidade, pode penetrar mais ou menos nas questões do futuro.

Fonte de Consulta 

KARDEC, Allan. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 17. ed., Rio de Janeiro: FEB, 1975.

KARDEC, A. Obras Póstumas. Tradução de Guillon Ribeiro. 15.ed., Rio de Janeiro: FEB, 1975. 

(Reunião de 19/10/2013)