Rebelo Pinto, H. e Soares, M. C. (2002). Influência parental no desenvolvimento vocacional dos adolescentes. Revista Portuguesa de Psicologia, 36, 111-137.

Resumo

Apresentam-se, em síntese, as primeiras etapas dos estudos realizados em Portugal sobre a influência parental, a partir de uma análise quantitativa dos resultados de um questionário inspirado no modelo da maturidade vocacional de Donald Super, aplicado a 90 pais de estudantes do 9º ano de escolaridade; e examinaram-se os seus contributos e limitações para a compreensão do fenómeno. Descrevem-se as investigações conduzidas posteriormente adoptando uma metodologia de análise qualitativa de entrevistas: a pais de estudantes do 9º ano, num primeiro momento; e num segundo momento, a uma amostra mais alargada de 64 pais, cujos dados são interpretados na perspectiva da teoria da acção aplicada ao estudo da influência parental segundo o modelo de Richard Young. Conclui-se com uma proposta de intervenção visando um maior envolvimento dos pais no desenvolvimento vocacional dos seus filhos.

Abstract

Portuguese studies about parental influence in career development of adolescents are presented: the first study, using a questionnaire based in career maturity dimensions by Super with a sample of 90 parents of 9th grade students; the second study using qualitative analysis of research interviews with a group of 8 parents; the third study, also a qualitative one, presenting a description of results from 64 interviews with parents of 6th and 9th grade students and using action theory in their interpretation. A methodology to work with parents concerning their involvement in career development of their children is proposed as a contribution of portuguese studies

Texto integral / Full text