Instruções aos autores / Instructions to authors

Portuguese

(scroll for the English version)

A Revista Portuguesa de Psicologia pretende ser uma revista generalista, estando aberta a todas as áreas e temas de investigação, bem como a todas as opções metodológicas que contribuam para enriquecer o conhecimento científico em psicologia. As suas únicas balizas são as do elevado rigor científico e metodológico e da qualidade da escrita dos artigos a publicar, tal como avaliados pelo editor, Conselho Editorial e revisores ad-hoc.

Espera-se, no entanto, que predominem entre os artigos publicados aqueles que apresentem investigação empírica. Recomenda-se aos autores que pretendam submeter artigos de outros tipos (e.g., revisões de literatura, peças teóricas, estudos de caso, etc.), que consultem o editor enviando uma súmula/plano do artigo, de modo a avaliar da sua possibilidade de publicação antes de o autor dedicar grande esforço à sua elaboração. Ressalva-se, porém, que a eventual indicação nesta fase de que o artigo terá possibilidades de publicação não garante a sua aceitação na fase de revisão por pares do artigo concluído.

Apenas serão considerados para publicação artigos que não tenham sido anteriormente publicados, incluindo-se entre os "artigos publicados" aqueles que tenham sido objecto de divulgação pública, com a mesma redação ou redação muito semelhante, através da Internet.

Todos os artigos submetidos para publicação na Revista Portuguesa de Psicologia serão objeto de revisão cega por pares, procurando-se que cada artigo seja revisto por pelo menos dois revisores, dos quais pelo menos um membro do Conselho Editorial.

Os autores que desejem submeter artigos para publicação deverão seguir as normas indicadas nesta página para a elaboração dos seus manuscritos, acedendo à página pouco tempo antes de enviar as suas submissões, uma vez que as normas poderão ser revistas a qualquer momento.

A revista aceitará submissões redigidas em Português ou em Inglês, sendo os artigos publicados na língua em que foram submetidos. Em casos excecionais, o editor poderá considerar submissões redigidas em Espanhol ou Francês. Aconselha-se os autores que pretendam submeter artigos nessas línguas a consultarem previamente o editor.

Para além dos critérios de qualidade científica, a Revista Portuguesa de Psicologia manterá elevados padrões de qualidade da escrita, não aceitando artigos que apresentem erros ortográficos, gramaticais, ou de outros aspectos de utilização da língua em que estão redigidos. Recomenda-se, portanto, aos autores que escrevam numa língua que não dominem inteiramente, que solicitem a sua revisão e correção prévia por pessoa qualificada. Os artigos que apresentem erros linguísticos graves, não serão enviados para revisão por pares, sendo os autores contactados no sentido de os corrigirem e efetuarem uma nova submissão.

A Revista Portuguesa de Psicologia adota o Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Todos os estudos e outros procedimentos envolvidos na preparação de um artigo a submeter à Revista Portuguesa de Psicologia devem ser realizados no estrito cumprimento do código acima referido, ou de outro que lhe seja equivalente e seja aplicável no local onde o trabalho foi realizado.

Exorta-se os autores que pretendam submeter artigos a inscreverem-se como membros da Sociedade Portuguesa de Psicologia. Embora a revista esteja aberta à publicação de artigos de não-membros, os artigos da autoria de membros terão preferência na alocação de páginas, em relação a artigos de não-membros e que não tenham sido submetidos a convite da revista. Será igualmente limitado o acesso dos não-membros aos artigos, durante um período de tempo após a sua publicação, embora os autores tenham sempre acesso aos seus próprios artigos.

Os manuscritos a submeter deverão, em termos gerais, seguir as normas do Publication Manual da American Psychological Association (APA), 7th Ed., 2019, com as necessárias adaptações para a língua de escrita do manuscrito, quando esta não for o Inglês. Até ao final do ano de 2020, ainda serão aceites manuscritos formatados de acordo com a 6ª Edição, de 2010.

Chama-se a atenção para as seguintes particularidades da adaptação das normas da APA à língua portuguesa:

- O termo "Table" deve ser traduzido como "Quadro", não como "Tabela".

- O termo "Abstract" deve ser traduzido como "Resumo".

- O sinal "&" será usado nas referências bibliográficas tal como previsto pelas normas da APA (i.e., deve usar-se "(Creswell & Clark, 2011)" quando de uma citação no texto situada dentro de um parêntese, e "Creswell e Clark (2011)", quando os nomes dos autores surjam fora do parêntese.

- O tamanho do papel deve ser DIN A4, com margens de 2.5 cm a toda a volta.

- O sinal separador da parte decimal dos números deverá ser o ponto (sistema Anglo-Saxónico), e o separador dos milhares um espaço em branco (e.g., 1 024.53).

Os manuscritos não deverão, como regra geral, exceder as 10 000 palavras, incluídos todos os componentes do manuscrito (página de título, notas, resumo, texto, referências bibliográficas, quadros, legendas de figuras, etc.)

Os manuscrito deverão incluir resumos em Português e Inglês, com um máximo de 200 palavras, e um número entre 2 e 6 palavras-chave. O mesmo conjunto de palavras-chave deve ser apresentado em Português e em Inglês, imediatamente a seguir ao resumo na língua respetiva. Recomenda-se que na escolha das palavras-chave se recorra ao Thesaurus da APA.

Todas as submissões serão feitas em suporte eletrónico, num ficheiro com um formato que seja legível pelo programa Microsoft Word, e que possibilite a inclusão de formatação adequada (e.g., doc, docx, rtf). O formato odt (Open Office) deverá ser evitado, visto que alguns revisores poderão não ter software compatível. Não serão aceites submissões em formato pdf, visto que este formato não pode ser editado pelos processadores de texto correntes.

O ficheiro contendo o artigo deve ter um nome correspondente ao apelido do primeiro autor e à primeira palavra-chave, separados por um traço inferior (underscore; e.g., "Moreira_vinculacao.docx"). Deverão ser evitados caracteres com acentos gráficos no nome do ficheiro. O nome do ficheiro será depois alterado pelo gabinete editorial, de modo a preservar o anonimato do(s) autor(es).

Para possibilitar a revisão cega, os autores deverão preparar um segundo ficheiro, da seguinte forma:

- Eliminar do ficheiro original a primeira página, bem como páginas subsequentes que contenham informação que permita identificar os autores (p. ex., nota do autor, agradecimentos).

- Eliminar das propriedades do documento no ficheiro informático a identificação do autor

- Caso citem os seus próprios trabalhos anteriores de uma forma que possibilite a sua identificação, substituir as referências bibliográficas no texto pela expressão "[citação do autor]", eliminando-as da lista final de referências bibliográficas.

- Um ficheiro contendo estas alterações deve ser enviado, em conjunto com o que contenha a versão integral, com a indicação "_para_revisao" acrescentada ao nome (e.g., "Moreira_vinculacao_para_revisao.docx").

A submissão será feita através do envio para o endereço de correio eletrónico da revista, revista.portuguesa.de.psicologia@gmail.com, de uma mensagem de correio electrónico. Essa mensagem terá o seu corpo composto com base num ficheiro que pode ser obtido neste link, e que os autores deverão copiar e colar na sua mensagem de correio electrónico, preenchendo-a depois com os dados pedidos. Um exemplo de preenchimento pode ser obtido neste link. Os ficheiros contendo o artigo, preparados de acordo com as instruções acima indicadas, devem ir em anexo a esta mensagem. Recomenda-se que a mensagem seja enviada do mesmo endereço de correio electrónico a partir do qual se pretende manter os posteriores contactos referentes ao processamento do artigo.

No caso de submissões que não sigam o procedimento acima indicado e que não possam ser facilmente corrigidas pela equipa editorial, os autores serão contactados no sentido de corrigirem as desconformidades e efetuarem uma nova submissão.

A Revista Portuguesa de Psicologia permite o depósito em repositórios digitais apenas dos artigos que estejam disponibilizados para o público em geral através deste site. Não será dada permissão para aqueles que se encontrem em consulta restrita aos sócios e autores.

English

The Revista Portuguesa de Psicologia aims at being a generalist journal, and is therefore open to all research areas and themes, as well as to all methodological options that contribute to the enrichment of scientific knowledge in psychology. Its only limits are those of high methodological rigour and quality of writing of the published articles, as judged by the editor, Editorial Board, and ad-hoc reviewers.

It is hoped, however, that, among published articles, those presenting empirical research will predominate. It is recommended that authors intending to submit other kinds of articles (e.g., literature reviews, theoretical pieces, case studies, etc.) previously consult the editor by sending a summary/plan of the article, so as to assess the viability of its publication before major effort is dedicated to its writing. It should be made clear, however, that an indication at this stage that the article may eventually be accepted does not guarantee its acceptance at the peer review stage.

Only articles that have not been previously published will be considered for publication. Articles that have been previoulsy made public on the Internet, in its current version or in a very similar version, will be considered to have been previously published.

All articles submitted to the Revista Portuguesa de Psicologia will be subjected to blind review by peers. Each submission should be reviewed by at least two referees, of which at least one should be a member of the Editorial Board.

Authors wishing to submit articles for publication should follow the norms presented in this page while elaborating their manuscripts, and should check the page shortly before submitting, given that norms may be reviewed at any time.

The journal will accept submissions written in Portuguese or English. Accepted articles will be published in the language in which they were submitted. In exceptional cases, the editor may consider submissions in Spanish or French. It is recommended that authors intending to submit articles in these languages consult the editor in advance.

In addition to scientific quality criteria, the Revista Portuguesa de Psicologia will sustain high standards for the quality of writing, and will not accept articles presenting orthographic, grammar or other kinds of errors in the use of the language in which they are written. Authors writing in a language they do not entirely command are therefore recommended to solicit a review and correction of their work by a qualified person before submitting. Submissions presenting such serious errors will not be sent for peer review, and authors will be requested to proceed with the necessary corrections and make a new submission.

The Revista Portuguesa de Psicologia adopts the deontological code of the Ordem dos Psicólogos Portugueses. All studies and other procedures envolved in the preparation of an article for submission to the Revista Portuguesa de Psicologia must be carried out under strict obedience to the code mentioned above, or of any other that is equivalent and applies at the place where the work was carried out.

Authors intended to submit articles are encouraged to register as members of the Sociedade Portuguesa de Psicologia. Although the journal is open to publishing by non-members, articles by members will have priority in page allocation, when in conflict with articles by non-members and that have not been written on invitation. Access to published articles will also be limited for non-members, for a period of time after their publication, although authors will be granted access to their own articles at any time.

Manuscripts should follow, in general terms, the Publication Manual of the American Psychological Association (APA), 7th ed., 2019, with the necessary adaptations when the language is not English. Any national orthographic standard (e.g., British English, North American English) will be accepted, provided it is used consistently. Up until the end of 2020, manuscripts submitted according to the format of the 6th Edition will still be accepted.

Manuscripts should not, as a general rule, exceed 10 000 words, including all manuscript components (title page, notes, abstract, text, references, tables, figure titles and notes, etc.)

Manuscripts must include abstracts in Portuguese and English, with a maximum of 200 words, and between 2 and 6 key-words. The same set of key-words should be presented in both Portuguese and English, right after the abstract in that language. It is recommended that the APA Thesaurus be consulted when choosing key-words.

All submissions must be made electronically, in a file format that can be read by Microsoft Word software, and that allows for the use of adequate formatting (e.g., doc, docx, rtf). Open Office (odt) format should be avoided, given that some reviewers may not have compatible software. No submissions will be accepted in pdf format, given that this format cannot be edited by common word processors.

The file containing the article must have a name corresponding to the last name of the first author and to the first key-word, separated by an underscore sign (e.g., "Moreira_attachment.docx"). Special characters (e.g., graphic accents) should be avoided in file names. The file name will later be changed by the editorial office, so as to preserve authors' anonymity.

To make blind review possible, authors should prepare a second file in the following way:

- Eliminate from the original file the first page, as well as any other page that contains identifiable information (e.g., acknowledgements).

- Eliminate the author's identification from the document file properties.

- In case they cite their own previous work in an identifiable way, substitute citations in the text by the expression "[author self-citation]", and eliminate those from the reference list.

- An additional file with these changes should be sent, together with that containing the full version, with the indication "_for_review" added to its name (e.g., "Moreira_attachment_for_review.docx").

Submission will be made by sending an e-mail message to the journal's address, revista.portuguesa.de.psicologia@gmail.com. This message will have its main contents elaborated on the basis of a file that can be obtained by clicking here, and that authors should copy and paste to their message, and fill with the required data. An example of filling can be consulted here. The files containg the article, prepared according to the above instructions, must be attached to this message. It is recommended that the message be submitted from the e-mail address that will be used for further contacts regarding the manuscript.

In case a submission does not follow the above procedure and discrepancies can not be easily corrected by the editorial office, the authors will be contacted to correct non-conformities and make a new submission.

The Revista Portuguesa de Psicologia only allows deposit in public digital repositories of articles that have been made avaible for the general public through this website. It does not allow such deposit for articles with access restricted to members and authors.