Transição Planetária

1) O que é transição? 

É a passagem de um estado de coisas a outro. É a fase em que as forças do ciclo atual de evolução diminuem e abrem espaço para as novas que ainda não assumiram o seu papel. 

2) O que se entende por transição planetária? 

É o ciclo de renovação onde os Espíritos menos evoluídos estão dando lugar aos mais evoluídos. 

3) Quando começou a transição planetária? 

A transição sempre existiu. Numa determinada época, pode avançar mais rapidamente. Observe a incubação da Idade Média preparando o período da Renascença. 

4) Estamos no limiar de uma grande transição? 

Sim. O nosso planeta passará da condição de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração. Isso já estava previsto no planejamento celestial. 

5) Como Allan Kardec trata do problema da geração nova? 

Quando os tempos chegarem, haverá grandes acontecimentos para a regeneração da humanidade. Aos incrédulos, nada diz; aos crentes, algo de místico, de sobrenatural. Allan Kardec quer provar que as duas interpretações estão erradas. Ele diz: "A primeira, porque envolve uma negação da Providência; a segunda, porque tais palavras não anunciam a perturbação das leis da Natureza, mas o cumprimento dessas leis". 

6) Como distinguir a geração nova da velha? 

A geração nova caracteriza-se pela aquisição da inteligência e da razão, ainda incipientes, juntas ao sentimento inato do bem. Não se comporá exclusivamente de Espíritos superiores, mas daqueles que já tenham feito algum progresso moral e intelectual e se acham em condições de dar continuidade ao progresso já alcançado.

A geração velha, composta de Espíritos atrasados, caracteriza-se pela revolta contra Deus, pelo se negarem a reconhecer qualquer poder superior aos poderes humanos. Neles há a propensão instintiva para as paixões degradantes, para os sentimentos antifraternos de egoísmo, de orgulho, de inveja, de vaidade etc. 

7) De que maneira surgirá a geração nova? 

Chegado o tempo, haverá grande emigração de Espíritos. Os Espíritos que praticam o mal pelo mal serão recambiados para outros orbes, mais inferiores do que o Planeta Terra. É da lei do progresso que essas coisas acontecem. É que o Planeta Terra também está passando por uma transformação, ou seja, de mundo de provas e expiações para o mundo de regeneração. Neste novo mundo, os Espíritos recalcitrantes no mal não terão mais vez e precisarão ir para outro lugar, para não atrapalhar o progresso dos que aqui estarão reencarnados. 

8) Cite alguns livros que tratam do assunto. 

Transição Planetária, pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo Pereira Franco. Procura mostrar que todos os acontecimentos, bons ou ruins, fazem parte do processo de evolução. As tragédias, por exemplo, têm o objetivo de fazer a Humanidade progredir mais depressa, através do expurgo daqueles espíritos refratários à ordem e à evolução moral e espiritual, que já não podem mais ser retardadas.  

Planeta Terra em Transição, pelo Espírito Ismael, psicografado por Izoldino Resende. Trata da preparação para a chegada do Consolador, com o objetivo de trabalhar o planeta para a transição planetária, que começou no período das guerras mundiais. Nessa ocasião, cerca dez milhões de Espíritos foram deportados para mundos primitivos. O século XX foi marcado, na Terra, com grandes tragédias naturais, ceifando a vida de milhões de pessoas. Segundo a obra, espíritos de outras esferas encarnarão na Terra, alavancando o progresso moral e intelectual do planeta. 

Psicologia Ascensional, de Antonio Ricardo Nahas. Faz uma leitura do mundo tendo como base o momento de transição e ascensão planetária. Também discute temas ligados ao autoconhecimento, espiritualidade, psicologia transpessoal, física quântica e aspectos filosóficos e míticos do homem em transição no mundo. 

Amanhecer de uma Nova Era, pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo Pereira Franco. Refere-se à transição planetária pela qual passa o planeta Terra, não só do ponto de vista geológico, mas especialmente no que diz respeito aos aspectos moral e espiritual, busca esclarecer que Espíritos evoluídos procedentes de outras dimensões descem às sombras da Terra atendendo ao apelo de Jesus, a fim de contribuírem em benefício dos seus irmãos da retaguarda, no grande e decisivo momento em que poderão ascender a outros planos para fruírem as bênçãos da harmonia cósmica. 

9) Mais questões: 

A evolução material do planeta corresponde à sua evolução espiritual?

Qual a posição evolutiva do planeta Terra em relação aos outros planetas?

Qual dos planetas é o mais evoluído? Por quê?

Como interpretar, segundo o Espiritismo, os cataclismos futuros?

Como o Espiritismo nos ajuda a compreender a evolução planetária? 

Qual a influência da boa nova de Jesus em relação à evolução planetária?  

(Reunião de outubro de 2013)

(Reunião de agosto de 2023)

Fonte de Consulta

KARDEC, Allan. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 17. ed., Rio de Janeiro: FEB, 1975.

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/transi%C3%A7%C3%A3o-planet%C3%A1ria