Transição Planetária

Perguntas e Respostas

1) O que é transição? 

É a passagem de um estado de coisas a outro. É a fase em que as forças do ciclo atual de evolução diminuem e abrem espaço para as novas que ainda não assumiram o seu papel. 

2) O que se entende por transição planetária? 

É o ciclo de renovação onde os Espíritos menos evoluídos estão dando lugar aos mais evoluídos. 

3) Quando começou a transição planetária? 

A transição sempre existiu. Numa determinada época, pode avançar mais rapidamente. Observe a incubação da Idade Média preparando o período da Renascença. 

4) Estamos no limiar de uma grande transição? 

Sim. O nosso planeta passará da condição de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração. Isso já estava previsto no planejamento celestial. 

5) Como Allan Kardec trata do problema da geração nova? 

Quando os tempos chegarem, haverá grandes acontecimentos para a regeneração da humanidade. Aos incrédulos, nada diz; aos crentes, algo de místico, de sobrenatural. Allan Kardec quer provar que as duas interpretações estão erradas. Ele diz: "A primeira, porque envolve uma negação da Providência; a segunda, porque tais palavras não anunciam a perturbação das leis da Natureza, mas o cumprimento dessas leis". 

6) Como distinguir a geração nova da velha? 

A geração nova caracteriza-se pela aquisição da inteligência e da razão, ainda incipientes, juntas ao sentimento inato do bem. Não se comporá exclusivamente de Espíritos superiores, mas daqueles que já tenham feito algum progresso moral e intelectual e se acham em condições de dar continuidade ao progresso já alcançado.

A geração velha, composta de Espíritos atrasados, caracteriza-se pela revolta contra Deus, pelo se negarem a reconhecer qualquer poder superior aos poderes humanos. Neles há a propensão instintiva para as paixões degradantes, para os sentimentos antifraternos de egoísmo, de orgulho, de inveja, de vaidade etc. 

7) De que maneira surgirá a geração nova? 

Chegado o tempo, haverá grande emigração de Espíritos. Os Espíritos que praticam o mal pelo mal serão recambiados para outros orbes, mais inferiores do que o Planeta Terra. É da lei do progresso que essas coisas acontecem. É que o Planeta Terra também está passando por uma transformação, ou seja, de mundo de provas e expiações para o mundo de regeneração. Neste novo mundo, os Espíritos recalcitrantes no mal não terão mais vez e precisarão ir para outro lugar, para não atrapalhar o progresso dos que aqui estarão reencarnados. 

8) Cite alguns livros que tratam do assunto. 

Transição Planetária, pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo Pereira Franco. Procura mostrar que todos os acontecimentos, bons ou ruins, fazem parte do processo de evolução. As tragédias, por exemplo, têm o objetivo de fazer a Humanidade progredir mais depressa, através do expurgo daqueles espíritos refratários à ordem e à evolução moral e espiritual, que já não podem mais ser retardadas. 

Planeta Terra em Transição, pelo Espírito Ismael, psicografado por Izoldino Resende. Trata da preparação para a chegada do Consolador, com o objetivo de trabalhar o planeta para a transição planetária, que começou no período das guerras mundiais. Nessa ocasião, cerca dez milhões de Espíritos foram deportados para mundos primitivos. O século XX foi marcado, na Terra, com grandes tragédias naturais, ceifando a vida de milhões de pessoas. Segundo a obra, espíritos de outras esferas encarnarão na Terra, alavancando o progresso moral e intelectual do planeta. 

Psicologia Ascensional, de Antonio Ricardo Nahas. Faz uma leitura do mundo tendo como base o momento de transição e ascensão planetária. Também discute temas ligados ao autoconhecimento, espiritualidade, psicologia transpessoal, física quântica e aspectos filosóficos e míticos do homem em transição no mundo. 

Amanhecer de uma Nova Era, pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo Pereira Franco. Refere-se à transição planetária pela qual passa o planeta Terra, não só do ponto de vista geológico, mas especialmente no que diz respeito aos aspectos moral e espiritual, busca esclarecer que Espíritos evoluídos procedentes de outras dimensões descem às sombras da Terra atendendo ao apelo de Jesus, a fim de contribuírem em benefício dos seus irmãos da retaguarda, no grande e decisivo momento em que poderão ascender a outros planos para fruírem as bênçãos da harmonia cósmica. 

9) Mais questões: 

A evolução material do planeta corresponde à sua evolução espiritual?

Qual a posição evolutiva do planeta Terra em relação aos outros planetas?

Qual dos planetas é o mais evoluído? Por quê?

Como interpretar, segundo o Espiritismo, os cataclismos futuros?

Como o Espiritismo nos ajuda a compreender a evolução planetária? 

Qual a influência da boa nova de Jesus em relação à evolução planetária? 

(Reunião de 05/10/2013)

Fonte de Consulta

KARDEC, Allan. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 17. ed., Rio de Janeiro: FEB, 1975. (https://sites.google.com/view/aprofundamentodoutrinario/transi%C3%A7%C3%A3o-planet%C3%A1ria?authuser=0 )


Texto Curto no Blog

Transição Planetária

Transição é a passagem de um estado de coisas a outro. É a fase em que as forças do ciclo atual de evolução diminuem e abrem espaço para as novas que ainda não assumiram o seu papel. Transição planetária é o ciclo de renovação onde os Espíritos menos evoluídos estão dando lugar aos Espíritos mais evoluídos. A transição sempre existiu. Numa determinada época, pode avançar mais rapidamente. Observe a incubação da Idade Média preparando o período da Renascença. Presentemente, estamos no limiar de uma grande transição em que o planeta passará da condição de mundo de provas e expiações para o mundo de regeneração, já previsto no planejamento celestial.

Allan Kardec, na obra A Gênese, já tratou desse assunto no subtítulo “Geração Nova”, inserido no capítulo XVIII “São Chegados os Tempos”. Quando os tempos chegarem, haverá grandes acontecimentos para a regeneração da humanidade. Aos incrédulos, nada diz; aos crentes, algo de místico, de sobrenatural. Allan Kardec quer provar que as duas interpretações estão erradas. Ele diz: "A primeira, porque envolve uma negação da Providência; a segunda, porque tais palavras não anunciam a perturbação das leis da Natureza, mas o cumprimento dessas leis".

Segundo Allan Kardec, chegado o tempo, haverá grande emigração de Espíritos. Os Espíritos que praticam o mal pelo mal serão recambiados para outros orbes, mais inferiores do que o Planeta Terra. É da lei do progresso que essas coisas acontecem. É que o Planeta Terra também está passando por uma transformação, ou seja, de mundo de provas e expiações para o mundo de regeneração. Neste novo mundo, os Espíritos recalcitrantes no mal não terão mais vez e precisarão ir para outro lugar, para não atrapalhar o progresso dos que aqui estarão reencarnados.

Há vários livros que tratam do tema. Em Transição Planetária, o Espírito Manoel Philomeno de Miranda, pela psicografia de Divaldo Pereira Franco, procura mostrar que todos os acontecimentos, bons ou ruins, fazem parte do processo de evolução. O Espírito Ismael, em Planeta Terra em Transição, pela psicografia de Izoldino Resende, trata da preparação para a chegada do Consolador, com o objetivo de trabalhar o planeta para a transição planetária, que começou no período das guerras mundiais. Em Amanhecer de uma Nova Era, o Espírito Manoel Philomeno de Miranda, também pela psicografia de Divaldo Pereira Franco, mostra-nos a transição do planeta não só do ponto de vista geológico, mas especialmente no que diz respeito aos aspectos moral e espiritual.

Estamos no limiar de uma nova era. Urge despertarmos para as realidades do Espírito, caso queiramos habitar um planeta purificado. (http://sbgespiritismo.blogspot.com/2013/09/transicao-planetaria.html)


Notas do Blog

Transições e Espiritismo

Um aprofundamento do estudo da lei do progresso leva-nos à busca das grandes transições ocorridas em nosso planeta. A primeira transição perde-se nas brumas do tempo. Iniciou-se há dez mil anos, e denomina-se período pré-civilizado. Pode ser visualizado como a passagem do comunismo primitivo para a descoberta da agricultura. Na agricultura o homem fixa-se à terra, produz o excedente agrícola, o qual irá financiar o aparecimento das cidades e consequentemente todo o desenvolvimento documentado pela História. (http://sbgespiritismo.blogspot.com/2008/07/transies-e-espiritismo.html)

Meu Reino não é deste Mundo

A realeza de Jesus representa o esforço na prática do bem, na paciência ante os infortúnios. A crença na vida futura muda o ponto de vista que se tem da vida presente. Pensa-se a encarnação como uma passagem, uma transição para o verdadeiro mundo, o mundo espiritual. Nesse caso, a dor e o sofrimento têm curta duração; a abnegação, a humildade e a caridade tornam-se preocupações relevantes: não se pergunta a posição que uma pessoa ocupa, mas as lágrimas que procurou enxugar. (http://sbgespiritismo.blogspot.com/2013/03/meu-reino-nao-e-deste-mundo.html)

Mundos de Regeneração

Em se tratando dos vários mundos habitados, Allan Kardec, enumera cinco tipos: mundos primitivos; mundos de expiação e provas; mundos regeneradores; mundos felizes; mundos celestes ou divinos. As suas características podem ser, assim, resumidas: Os mundos primitivos servem para as primeiras encarnações das almas humanas; os mundos de expiação e provas são lugares de exílio dos Espíritos rebeldes à lei de Deus; os mundos regeneradores são pontes de transição para os mundos felizes; nos mundos felizes não há mais provas nem expiações; os mundos celestes ou divinos são as moradas dos Espíritos purificados. (http://sbgespiritismo.blogspot.com/2011/05/mundos-de-regeneracao.html)

Tempos de Transição

Para grande parte dos pensadores esotéricos, o nível de inconsciência do ser humano é muito grande. Na grandes cidades, a violência aumenta assustadoramente; a corrupção dos organismos sociais está desenfreada, com políticos trafegando cotidianamente pelo ilícito com a maior naturalidade; os desequilíbrios psico-sociais são cada vez mais constantes; muitos escravizam e até matam por causa do dinheiro. (http://sbgfilosofia.blogspot.com/2017/06/tempos-de-transicao.html)


Sites e Blogs

Reflexões sobre a Grande Transição Planetária

Queridos amigos, estas são reflexões imprescindíveis, que todos nós, espíritas, comprometidos com a divulgação e vivência dos ensinamentos do Espiritismo, necessitamos fazer, compreendendo que estamos sendo convocados, diretamente, para contribuir com o processo de regeneração da Humanidade.

Minha proposta aos queridos amigos é a de observarmos mais atentamente a mensagem-revelação do Espírito Órion, contida no livro Transição Planetária.

Ressaltarei desse capítulo, que é o terceiro, os pontos referentes à convocação que é feita pelo emissário que veio de uma das Plêiades (constelação do Touro), especialmente a nós, espíritas.

Inicialmente apresento algumas considerações.

O livro Transição Planetária, a meu ver, é a obra mediúnica mais importante dos últimos tempos, ao abordar o grandioso processo da renovação planetária, conforme está predito, e como isso se realizará, para que a Terra alcance o patamar da regeneração. (http://www.mundoespirita.com.br/?materia=reflexoes-sobre-a-grande-transicao-planetaria) 

Transição Planetária

Estamos no limiar da grande transição, em que o nosso planeta passará da condição de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração. Isso já constava no planejamento celestial há muito tempo e não se dará, obviamente, num passe de mágica, pois se trata de um processo de transformação lento e gradual, porém, impostergável.

As tragédias naturais, como o tsunami do Oceano Índico – objeto de nossas considerações – fazem parte desse processo, pois elas têm o objetivo de fazer a Humanidade progredir mais depressa, através do expurgo daqueles Espíritos calcetas, refratários à ordem e à evolução moral e espiritual, que já não podem mais ser retardadas. Eles passarão algum tempo em outras esferas, aprendendo as leis do Amor e do Bem, até que tenham condições de retornar ao nosso planeta, para dar seu contributo em benefício do progresso da Humanidade.

Nesta extraordinária obra, o leitor conhecerá os mecanismos e as razões de Ordem Superior da transição planetária, em favor das mudanças urgentes e necessárias que promovam o respeito às leis à ética e à Natureza, transformando o homem num ser integral, consciente dos seus deveres para com Deus, consigo próprio e o próximo. (https://www.verdadeluz.com.br/transicao-planetaria-na-visao-espirita/)

Sobre o Planeta Júpiter

De todos os planetas, o mais adiantado sob todos os aspectos é Júpiter. É o reino exclusivo do bem e da justiça, porquanto só tem Espíritos bons. Pode fazer-se uma ideia do estado feliz de seus habitantes pelo quadro que demos de um mundo habitado apenas por Espíritos da segunda ordem.

A superioridade de Júpiter não está somente no estado moral de seus habitantes; está também na sua constituição física. Eis a descrição que nos foi dada desse mundo privilegiado, onde encontramos a maior parte dos homens de bem que honraram nossa Terra por suas virtudes e talentos.

A conformação do corpo é mais ou menos a mesma daqui, porém é menos material, menos denso e de uma maior leveza específica. Enquanto rastejamos penosamente na Terra, o habitante de Júpiter transporta-se de um a outro lugar, deslizando sobre a superfície do solo, quase sem fadiga, como o pássaro no ar ou o peixe na água. Sendo mais depurada a matéria de que é formado o corpo, dispersa-se após a morte sem ser submetida à decomposição pútrida. Ali não se conhece a maioria das moléstias que nos afligem, sobretudo as que se originam dos excessos de todo gênero e da devastação das paixões. A alimentação está em relação com essa organização etérea; não seria suficientemente substancial para os nossos estômagos grosseiros, sendo a nossa por demais pesada para eles; compõe-se de frutos e plantas; de alguma sorte, aliás, a maior parte eles a haurem no meio ambiente, cujas emanações nutritivas aspiram. A duração da vida é, proporcionalmente, muito maior que na Terra; a média equivale a cerca de cinco dos nossos séculos; o desenvolvimento é também muito mais rápido e a infância dura apenas alguns de nossos meses. (Revista Espírita de 1858  "Júpiter e alguns outros Mundos")

Marcos 13

O Espírito Manoel Philomeno de Miranda, no livro Transição Planetária, psicografado por Divaldo Pereira Franco, diz que se vive na Terra, o momento da grande transição de mundo de provas e expiações para o mundo de regeneração.  A transformação será moral, e convida o homem para mudar os hábitos viciosos. 

Esta evolução está insita no capítulo XIII do evangelista Marcos. 

¹ E, saindo ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios!

² E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada.

³ E, assentando-se ele no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, e Tiago, e João e André lhe perguntaram em particular:

⁴ Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir.

⁵ E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane;

⁶ Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

⁷ E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.

⁸ Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas sào os princípios das dores.

⁹ Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho.

¹⁰ Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações.

¹¹ Quando, pois, vos conduzirem e vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo.

¹² E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai ao filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer.

¹³ E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.

¹⁴ Ora, quando vós virdes a abominação do assolamento, que foi predita por Daniel o profeta, estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes.

¹⁵ E o que estiver sobre o telhado não desça para casa, nem entre a tomar coisa alguma de sua casa;

¹⁶ E o que estiver no campo não volte atrás, para tomar as suas vestes.

¹⁷ Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias!

¹⁸ Orai, pois, para que a vossa fuga não suceda no inverno.

¹⁹ Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá.

²⁰ E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitosque escolheu, abreviou aqueles dias.

²¹ E então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo; ou: Ei-lo ali; não acrediteis.

²² Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.

²³ Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo.

²⁴ Ora, naqueles dias, depois daquela aflição, o sol se escurecerá, e a lua não dará a sua luz.

²⁵ E as estrelas cairão do céu, e as forças que estão nos céus serão abaladas.

²⁶ E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.

²⁷ E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.

²⁸ Aprendei, pois, a parábola da figueira: Quando já o seu ramo se torna tenro, e brota folhas, bem sabeis que já está próximo o verão.

²⁹ Assim também vós, quando virdes sucederem estas coisas, sabei que já está perto, às portas.

³⁰ Na verdade vos digo que não passará esta geração, sem que todas estas coisas aconteçam.

³¹ Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.

³² Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.

³³ Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.

³⁴ É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse.

³⁵ Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã,

³⁶ Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.

³⁷ E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai. 

Notas de Livro

Transição Planetária

"Transição Planetária" é o título do livro psicografado por Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda, datado de 2008. 

As grandes calamidades têm por finalidade convidar a criatura humana à reflexão em torno da transitoriedade da jornada carnal em relação à sua imortalidade.

Os problemas levantados: transtornos depressivos, drogadição, sexo desvairado, fugas psicológicas, crimes estarrecedores, desrespeito às leis e à ética, desconsideração pelos direitos humanos, animais e Natureza.

Os apóstolos da caridade do plano espiritual descem ao Planeta para ajudar nessa dolorosa transição.

Objetivo do livro: 1) Operações de socorro aos desencarnados, vitimados no Tsunami; 2) Contributo especial aos Espíritos dedicados às tarefas de reencarnação dos novos obreiros, terrestres ou voluntários de outra dimensão cósmica; 3) Interferência dos Espíritos infelizes, que se comprazem em manter o terrível estado atual de aturdimento.

Em se tratando do processo histórico das trevas, desde a antiguidade até os dias atuais, cabe ressaltar as claridades do Espiritismo que nos arrancaram desta densa treva interior, da ignorância e do abismo da loucura egotista.

Como ocorreu em outros orbes, a Mãe-Terra também ascenderá na escala dos mundos, conduzindo os seus filhos e aguardando o retorno daqueles que estarão na retaguarda por algum tempo.

O Reino de Deus está dentro de nós e é necessário ampliar-lhe as fronteiras para o exterior.

Por que o auxílio de Espíritos de outros orbes? Não tendo vínculos anteriores ficam mais livres ao trabalho de auxílio. Sendo mais adiantados, podem contribuir para a debelação do mal.

Expositores dedicados e médiuns sinceros estarão sendo convocados a participarem de estudos e seminários preparatórios, para que seja desencadeada uma ação internacional no planeta, inaugurando um novo período.

Antes, porém, de chegar esse momento, a violência, a sensualidade, a abjeção, os escândalos, a corrupção atingirão níveis dantes jamais pensados, alcançando o fundo do poço; depois, porém, haverá a integração no espírito cósmico da vida.

Aqueles que pensam que após a morte os justos repousam, equivocam-se, porquanto em todo o Universo vigora somente a lei da ação e da edificação.

Em todas as situações, recordai-vos que sois hóspedes do planeta em transição, convidados a torná-lo um paraíso, após as tormentas contínuas que o sacudirão.

Universidades para o aprofundamento dos conhecimentos mais avançados, preparando equipes de Espíritos iluminados pelo amor e pelas informações culturais, que têm por missão preparar as gerações novas e sucessivas em relação ao futuro da humanidade feliz.

O início da Era Nova programada por Jesus para o planeta amado, previa também o retorno de filósofos e sábios do passado.

Resposta à pergunta 540 de O livro dos Espíritos. "... E assim que tudo serve, tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, pois ele mesmo começou pelo átomo. Admirável lei de harmonia, de que o vosso Espírito limitado ainda não pode abranger o conjunto."

Amanhecer de uma Nova Era

“Amanhecer de uma Nova Era” é o título do livro psicografado por Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda, copyrigth 2012, e refere-se à transição planetária pela qual passa o nosso planeta, não só do ponto de vista geológico, mas principalmente no âmbito moral e espiritual. Aproveita a ocasião para nos informar que Espíritos evoluídos procedentes de outras dimensões descem às sombras da Terra atendendo ao apelo de Jesus.

Sobre as responsabilidades novas, enfatiza que os espíritas mais incautos podem ser presas de Espíritos voltados ao mal. Por isso, é imprescindível tomar-se para si mesmo os conselhos que vertem do Alto, em vez de os transferir para o seu próximo. Sugere que devíamos retornar às fontes evangélicas e às origens do movimento doutrinário totalmente destituídos de autoridades, de especialistas, de detentores de títulos universitários e arrogância intelectual.

Pelo fato de haver o desrespeito à vida e aos princípios éticos e morais, em que autoridades insanas entregam-se à corrupção, enquanto os cidadãos comuns jazem na miséria de todo tipo, sem esperança nem alegria de viver, fugindo pelas armadilhas da depressão, do suicídio, das drogas ilícitas, surge a necessidade de uma programação de alto significado espiritual, mas sem modificar a Codificação Espírita. Torna-se urgente que providências sejam tomadas, a fim de que não ocorra o mesmo que sucedeu ao Cristianismo nascente.

Planos de atividades a serem desenvolvidas e os lugares onde deveriam ser executadas. Além de Manoel de Philomeno Miranda, citamos: José Petitinga, Eurípedes Barsanulfo, Jesus Gonçalves, Dr. Bezerra de Menezes. Escolheram uma instituição, em plena atividade, e permaneceram ali durante trinta dias.

“Neste grave período de transição planetária para mundo de regeneração, aperta-se o cerco do sofrimento às criaturas humanas e os Espíritos resistentes no mal percebem que não poderão continuar nas façanhas infelizes a que se entregam. Em consequência, enfurecidos e revoltados, agridem com maior ferocidade aqueles que se lhes emaranham nos ardis, como se esperassem driblar os planos divinos”. Em vista disso, o abençoado reduto doméstico perdeu o rumo e a alucinação tomou conta de quase todos os segmentos sociais.

Naquela noite tinham que atender uma jovem acompanhante de cavalheiros solitários, que vivia do hediondo comércio do sexo sem responsabilidade. Simultaneamente, dependia de um explorador profissional que a exauria e a quem se entregava em busca de carinho na terrível solidão que sofria... Por isso, a lição da noite abordava o tema do perdão como condição primacial para a conquista da saúde e da paz.

Houve um grande esforço para impedir que jovem praticasse o aborto. Foram necessárias várias abordagens, no sentido de que ela se conscientizasse que a criança que ia nascer era a sua própria mãe, objeto de seu ódio, por tê-la iniciado na prostituição, desde tenra idade. Depois de reaver um passado de inter-relações, há o seguinte ensinamento: as divinas leis não são aplicadas em cobranças indébitas, mas sim em forma de mecanismos de reabilitação e de reequilíbrio.

Frases

"Espiritismo veio à Terra com a missão de restaurar a pulcra doutrina de Jesus".

"Impossível a treva resistir à luz e o ódio contrapor-se ao amor. A vitória, sem dúvida, será sempre do Eterno Bem".

"O tribunal a que se refere permanece na sua consciência, onde está escrita a lei de Deus".

"Não se brinca com as questões do Espírito imortal, nem se podem abandonar graves responsabilidades sem sofrer-lhes as consequências do ato leviano".

"Quando alguém sofre a indução malévola de espíritos desse teor, a sua organização psicofísica permanece intoxicada pelos fluidos venenosos aspirados, adaptando-se às circunstâncias doentias. Se, de repente, é liberada desse tônus enfermiço, sofre um colapso de interação mente-corpo e o paciente pode tombar na perda de memória, em alucinação, em distonia emocional".

"Grande desafio: Sem qualquer dúvida, a fim de que o mundo se transforme é necessário que haja a modificação do ser humano para melhor, por ser a célula máter da sociedade".


Planeta Terra em Transição

Izoldino Rezende de Moraes, pelo Espírito Ismael, copyright 2011

Vivemos tempos de transição... Para as religiões tradicionais e literalistas, trata-se do "fim do mundo". Para o Espiritismo Consolador, é chegado o fim de "um mundo", dos tempos difíceis de expiações e provas.

Planeta terra em transição é uma obra com um brado de alerta aos distanciados da lei do amor e da justiça, mas também soa como uma mensagem de esperança àqueles que têm se dedicado à construção de um mundo melhor.

Duzentos anos antes de Jesus reencarnar na Terra, foram retirados da crosta terrestre mais de dois milhões de Espíritos, os quais foram magnetizados através do sono.

Nesse tempo, jesus e sua equipe construíram a Colônia Espiritual Casa do Pai, especifica para receber todos aqueles que seriam martirizados na Terra em nome do Messias.

Ismael conta que os diálogos e todos os acontecimentos narrados nesta obra se passam a partir de 1700 até o ano de 2009, com o objetivo de mostrar o percurso desses Espíritos e suas façanhas ao se encarnarem na Terra.

Os irmãos que foram magnetizados recebem as bênçãos dos ensinamentos do Cristo. Parte deles tomou posse desses conhecimentos. Quanto aos outros apesar de trazerem esses registros em seus subconscientes, terão dificuldades de colocá-los em prática quando voltarem à Terra, mas todos eles, um dia, alancarão o estado pleno de um espirito verdadeiramente feliz.

Após permanecerem aproximadamente dois mil anos adormecidos, terão a bendita oportunidade de voltar à Terra para redimirem de seus débitos.

Os deportados de Capela não se rebelaram quando souberam da possibilidade de serem deportados para a Terra, pelo fato de a mesma estar vivendo em seu estágio primitivo.

O amor precisa ser alimentado, reabastecido pela caridade, humildade, e para que esses sentimentos possam acordar e permanecer, devem estar sempre em atividade.

Dentro desta possibilidade, o Orbe Terrestre dará um grande salto na área tecnológica, sendo possível que a medicina tenha descobertas imprescindíveis para a cura de doenças ainda em seu estágio inicial. Diante desta expectativa, num futuro próximo, a ciência obterá recurso para o que o homem possa ter uma vida útil de mais de 100 anos. Utilizando mais tempo em um corpo, o espírito terá mais tempo para preparar melhor sua bagagem espiritual.

No século XII, Francisco de Assis reencarnou na Terra com a missão de unir a Igreja à simplicidade.

Com o passar do tempo, o mercado dos anjos se transformou em grande comércio. Jesus, porém, nos ensinou: "Chegará o dia em que o homem adorará a meu Pai que está nos céus em Espírito e Verdade".

A Terra está chegando à sua idade madura, é o momento da separação do joio e do trigo, assim como Jesus, um dia, nos disse que isso ia acontecer, e está acontecendo.

Do mundo Estrela da luz, muitos reencarnaram na Terra para exercitarem a pobreza. Mas, devido aos seus períspiritos estarem impregnados da ambição e do poder, enveredaram pela ganância do dinheiro, extraído dos seguidores incautos.

Quando os doadores reclamavam que não haviam recebido a recompensa prometida, eles alegavam que era por falta de fé, e ainda diziam que deveriam aumentar o valor das doações.

Deus permite que o mal possa conviver com o bem, para que haja certo equilíbrio, e, aquele que segue o mal possa ter o exemplo do bem. Para que aqueles que estão seguindo o caminho do bem, vendo o mal e suas consequências, possam consolidar em si a bondade.

Depois de permanecerem mais de dois milênios desencarnados, a reencarnação desses irmãos era gradativa, e de acordo com as condições evolutivas e merecimentos de cada um.

A maioria, ao despertar, deixava transparecer o ódio e a raiva que estavam cristalizados dentro de si. Só depois de um longo período de estudo e de receber passes magnéticos eles se libertaram de tais energias.

O mal ainda tem certo predomínio na Terra. Por ele, os homens são mais atraídos. No futuro, não distante, o bem sobrepujará o mal. O homem compreenderá que este é o melhor caminho a seguir.

Posso afirmar que existem milhares de espíritos desencarnados, com certo grau evolutivo, habitando em outras colônias que ainda tem compromisso com a Terra, e que em momento oportuno também lá encarnarão.

Eles superaram o mal e os vícios, e vivem entre as duas dimensões. O corpo físico está na Terra, mas a vida é toda espiritual, está sempre ligada a Deus.

Na maioria da vezes, reencarnarão como mulheres, sendo boas mães, cuidando e educando os filhos, ajudando o marido, orando e amparando toda a família. A missão de salvar uma vida, para eles, é tão importante, quanto se estivessem salvando o mundo.

E ao assumirem o poder de liderança na área política ou no comando de exércitos, muitos se transformam em ditadores sanguinários. Utilizam de todo o potencial de sabedoria e de conhecimento intelectual no campo das invenções para construírem armas de grande poder de destruição.

Uma grande parte da população da Terra teve a vida ceifada pela violência causada por esses homens perversos. Pela Misericórdia Divina, a maioria deles, ao desencarnar, foi atraída para mundos inferiores. Eles não tinham permissão para permanecerem no plano terrestre.

Em meio àquela guerra sangrenta, ouvimos o pensamento do moço que dizia para si mesmo: "Será que vale a pena lutar e morrer nessa guerra, por U$ 1.66 ao dia? E mesmo que fosse mais, não valeria a pena, pelo horror que estamos vivenciando aqui!

O mundo espiritual se prepara para um nova guerra mundial. O preço de uma vida. As grandes tragédias nas ilhas japonesas. O triste legado de Hitler.

E as Terras Brasileiras?

O país está em guerra. Ao observarmos melhor, veremos que o país está enfrentando um dos piores problemas da humanidade: a desagregação das famílias, o aumento do vício em entorpecentes, as drogas, a criminalidade, a corrupção está disseminada pela sociedade.

E através de um aparelho, presenciamos cenas que entristecem nossa alma. Crianças e adolescentes do sexo feminino, com idade entre nove e dezesseis anos de idade, usavam drogas e se prostituição. Adolescentes de ambos os sexos, que ao completarem doze anos já haviam praticado vários crimes.

Nos Centros Espíritas. Somente alguns poucos integrantes do grupo contribuem com o pagamento do aluguel, da água e luz. Muitos deles se sentem obrigados a ajudar, porém, se fosse de vontade própria, não o faria.

No futuro, os princípios básicos doutrinários Espíritas serão estudados por todas as religiões, que, comprovadamente, estão de acordo com as leis de Deus. Gradativamente, as religiões do mundo abrirão suas portas para receber esses valores que libertam o homem da ignorância.

Os fenômenos espíritas estão sendo estudados no catolicismo e em muitas outras denominações religiosas e científicas. Com o passar do tempo, essas religiões absorverão esses princípios doutrinários.

Nesse período de transição, todos os setores da sociedade estão sendo influenciados negativamente pelos espíritos vampirizadores. Os jovens, sem nenhuma orientação espiritual, estão sendo manipulados por eles, e através das pichações, dos jogos eletrônicos, desenhos animados e todas as formas e uma pseudo-arte incentivam a violência e a criminalidade. Fazendo total apologia ao uso de drogas, como saída libertadora de seus conflitos interiores, mas que na verdade, é escravidão que os leva para a total destruição de suas próprias vidas .

Em síntese, cabe-nos aplicar a frase: "Vigiai e orai!" 

No Rumo do Mundo de Regeneração

Livro de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda, edição 2020.

Neste livro, trata-se do problema do Covid-19, e da ajuda dos Espíritos (Eurípedes Barsanulfo, Spinelli, Bezerra de Menezes...), principalmente no momento do desencarne em massa. Além disso, temos o tratamento de alguns casos de obsessão. Há, também, o relato do deslocamento de uma região de Espíritos perversos para outro orbe. Eis algumas frases extraídas do livro:  

A drogadição vinha, há décadas, consumindo a juventude, e vícios degradantes dominavam a sociedade que combatia a família, a educação, a saúde e os meios de dignificação humana.

Em nome da arte e da cultura, vivia-se a bacanal em toda parte, , animalizando mais o ser humano e humanizando os animais.

Os laboratórios de investigação científica, a pretexto de penetrar na vida microbiana para melhor estudar a saúde e resguardá-la, também estabeleceram códigos secretos de se criarem vírus tenebrosos, partindo-se da cepa de algumas enfermidades.

Utilizam-se da Imprensa marrom e suspeita, perturbando as mentes dignas com notícias falsas, bem trabalhadas para confundirem

Avizinha-se a hora em que das nossas colônias espirituais descerão ao planeta em desolação as equipes socorristas em nome de Jesus

A jornada dizia respeito à preparação da Era Nova, cognominada como de Regeneração da Humanidade.

O excesso de tecnologia, propiciador de conforto a grande número de residentes no corpo somático, era responsável pela decadência espiritual.

Quando os seres humanos compreenderem que o mundo é feito de ressonâncias, os seus pensamentos e condutas obedecerão a diferente critério seletivo.

As demissões em massa dos servidores de toda natureza, pela falta do intercâmbio comercial, deixarão feridas morais, econômicas e humanas inimagináveis, com certeza levando pessoas desestruturadas ao suicídio, ao transtorno do pânico, aos denominados vícios sociais, do alcoolismo, do tabagismo, da drogadição.

Quando a percepção humana se dilatar mais, penetrando nas diversas faixas vibratórias entre o mundo físico e o espiritual, permitirá o conhecimento de que a vida não para e o espaço vazio é pobreza dos sentidos humanos.

Desde há alguns meses, os benfeitores da Humanidade deram-se conta da guerra terrível com o estranho vírus, que parecia haver sido trabalhado em laboratório, utilizando-se da cepa comum da influenza, e se deveria prolongar, maléfico, na Terra, por mais de dois anos, superando o da gripe espanhola.

Seriam dois mundos em perfeita sintonia ou apenas um mundo em duas especialidades de percepção?! 

A sua formação é muito simples na sua estrutura e posteriormente descobriu-se que podem ser manipulados em laboratórios, apresentando mutações que geram dificuldades imensas para que sejam fabricadas as vacinas que os podem dizimar. 

Em nome da liberdade de opinião, desencadeou-se uma perseguição incomum ao Cristianismo, por ser o oponente à devassidão e à destruição da família, corrupção da juventude e vandalismo de natureza ético-moral.

Desde a chegada à respeitável Instituição que notara uma particularidade especial: a presença de muitos Espíritos dedicados ao bem, que foram na Terra os inesquecíveis Templários.

A sociedade, na qual nos encontramos, tem as suas raízes nas obras de São Francisco de Assis e de Hugo Peyens, um dos fundadores da Ordem dos Templários.

Igualmente, os hábitos mentais perniciosos, as conversações vulgares e tóxicas, as culturas do pensamento negativo geram vibriões e bactérias psíquicas, que diminuem as forças do equilíbrio e da resistência humana, favorecendo a instalação de muitas enfermidades e transtornos emocionais.

À medida que a cultura vinha enlouquecendo os seres narcisistas e utilitaristas, tornava-se inevitável um movimento edificante reacionário à luxúria e à anarquia.

À semelhança de vezes anteriores, em que as pandemias ameaçaram a existência humana e desapareceram após cumprirem o seu objetivo, a atual é portadora de um programa seletivo de Espíritos para preparar o advento dos Novos Tempos.

Era mais uma vitória do vírus na sua missão de redimir a Humanidade dos seus graves delitos morais.

Ademais, os problemas dos relacionamentos políticos abalados, dos contratos não cumpridos, das suspeitas surdas e declaradas, dos espectros da fome e da miséria econômica resultantes dos períodos de quarentena, sem trabalho, sem produção e em reconstrução lenta eram os dolorosos efeitos que coroariam os futuros dias de paz, quando chegassem.

O diálogo foi aflitivo porque o desencarnado não se houvera preparado de maneira alguma para a realidade do Mais-além.

O desprezo dos valores ético-morais em benefício da corrupção interior através dos vícios e mecanismo dos duvidosos prazeres engendrou a proliferação dos vírus que geram as enfermidades diante das quais se dobram as mais perversas convicções incapazes de eliminá-los. 

O emérito Allan Kardec, fazendo uma análise quanto aos diversos períodos do Espiritismo, elucidou que o quinto e último seria o da renovação social, exatamente este a que nos estamos referindo.

Imitando o Inferno tradicional, elegeram umas furnas próximas a uma região pantanosa, que eliminava miasmas doentios, portadores de elementos tóxicos da matéria em decomposição e de muitos elementos deletérios, baseando-se nas velhas informações religiosas do passado. Ali construíram recintos dedicados a punições, prisões terríveis, instrumentos punitivos, ambiente apavorante e elegeram os mais perversos entre eles para formarem o tribunal de justiça. 

O ser humano é, na sua realidade, tudo aquilo quanto elabora nas paisagens mentais.

Tudo quanto acalentamos nas nascentes do ser, o pensamento, passa a ser de nosso interesse inadiável, mesmo que disfarcemos, evitando que o exterior revele o ser real que está oculto.

— Dia chegará — concluiu —, e muito em breve, quando as aparentes barreiras que nos impedem a comunhão mais fácil com os irmãos reencarnados diminuirão, facilitando-nos a ambos melhor compreensão do sentido profundo da vida, e será exatamente no período em que o planeta se encontre em faixa de regeneração, a todos proporcionando motivos de felicidade no transcurso de cada existência.

Espiritismo sem Espíritos é como corpo sem alma.






Mensagem Espírita

Vigilância e Fidelidade da Última Hora

 Filhos, filhas, todos da alma!

Metamorfoseando-se, o materialismo penetra em todos os ramos do conhecimento humano e as religiões não escapam da sua habilidade camaleônica, permitindo-se os métodos perturbadores das necessidades corporais do ser humano no seu processo de evolução.

Indispensável a vigilância para não nos deixarmos engambelar pelas sereias sedutoras nos seus cânticos que fascinam, entorpecem e aniquilam a esperança.

Jesus, não poucas vezes, teve que enfrentar a argúcia do materialismo disfarçado, das manifestações farisaicas que se apresentavam vestidas de traje impecável quais sepulcros de branco caiados, ocultando cadáveres em decomposição.

Allan Kardec, não poucas vezes, viu-se sitiado pelas manobras maniqueístas do Mundo Espiritual inferior através de companheiros da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, sendo, no entanto, fiel aos postulados do Espírito de Verdade.

Na atualidade, de sofreguidão e de tormento, o ser humano procura uma forma de escapar das provações necessárias ao seu processo evolutivo, e não raro são atraídas essas almas para as propostas equivocadas do deus Mamon, e Mamon deísta que fascina, embriaga os invigilantes e os precipitados.

Indispensável a nossa fidelidade aos postulados espíritas conforme exarados na Codificação. O mundo estertora, não pela primeira vez. Periodicamente, conjugam-se fatores cósmicos que se tornam sociológicos e ético-morais, sacudindo as civilizações e empurrando-as para o aniquilamento, para logo surgir um período de esperança e de paz.

Às vésperas da grande transição planetária já iniciada desde há muito, atingimos o clímax que nos pede sacrifício e honradez. Quantos desertam na hora do testemunho! Quantas almas fragilizadas pela sua constituição emocional e espiritual, atraídas pela doçura do Homem das Bem-Aventuranças, mas que não suportam o ferrete do padecimento humano e optam pela desistência mais uma vez!

Somos alguns deles que retornamos, ouvindo o convite de Jesus para a mansuetude, para a misericórdia, para a autoiluminação e tendo baqueado ontem, encontramo-nos necessitados da redenção, tropeçando nas próprias mazelas, correndo o risco da desistência perigosa. Tenhamos cuidado para que os encantos rápidos do mundo não nos distraiam tanto.

Algo temos que fazer e o Mestre Incomparável pede-nos fidelidade da última hora. A noite desce e a treva não se faz total porque as estrelas do amor brilham no cosmo das reencarnações.

Este é momento grave, filhas e filhos do coração, e vós tendes a oportunidade de O servir como dantes não lograstes.

Tornai-vos fortes ante a debilidade das forças. Sede fiéis diante das facilidades do comportamento. Por mais longa seja a existência física, ela se interrompe e o ser volta à realidade, à Casa Paterna, com os valores que acumulou durante a trajetória física.

Bendireis amanhã as dificuldades de hoje, as noites, quiçá indormidas, de preocupações e de zelo, porque o pastor se preocupa especialmente com as ovelhas que tresmalham e deveis estar atentos  para essas ou para aquelas que são lobos travestidos de cordeiros em nosso meio, ameaçando a estabilidade do rebanho.

Jesus recomendou-nos a vigilância para, depois, a oração. Sede prudentes como as serpentes, sábios como as pombas, parafraseando o Evangelho, e estai vigilantes, porque amigos vossos de ontem, que se encontram conduzindo as leiras do Espiritismo com Jesus abrem as portas imensas da Imortalidade para que as atravesseis em triunfo e em glória.

Bendizei, portanto, as dificuldades que também experimentamos quando estávamos na indumentária carnal. Ninguém em caráter de exceção. Quantas vezes choramos convosco, abraçando-vos e dizendo-vos: “bom ânimo, crede e perseverai”, recordando-nos de Paulo, sob as ruinas da acrópole antiga em Atenas, renovada, ouvindo as vozes espirituais depois do insucesso da sua pregação aos gregos que ele tanto amava. E ele soube esperar, trabalhar, insistir e amar, fazendo que depois Atenas recebesse o divino pábulo do Evangelho e o legado sublime de Jesus.

Estamos em uma nova Atenas, que teima em não nos aceitar, em substituir Jesus pela tradição dos velhos deuses de Dionísio a Momo, de Baco às expressões mais vis do humano comportamento.

O triunfo, sem dúvida, é de Jesus. Ide e pregai com o exemplo, vivendo o Evangelho a qualquer preço, não conforme as teologias, mas de acordo com a ética moral de que se utilizou Allan Kardec para perpetuar esse modelo e guia da Humanidade que nos conduz!

Ide, amados! Antes, servos e, agora, irmãos do Mestre em triunfo, na Era de Luz que se iniciará em madrugada próxima, logo seja terminada a noite de trevas.

Mantende-vos em paz e amai, ajudando-vos uns aos outros nas suas debilidades e fraquezas, pois que são eles que precisam do vosso auxílio para também atingirem a meta.

O Senhor da Vida irá conosco.

Muita Paz, filhos do coração e filhas da ternura!

São os votos dos espíritos-espíritas, por intermédio do servidor humílimo e paternal de sempre,

Bezerra.

(Mensagem psicofônica ditada pelo Espírito Bezerra de Menezes ao médium Divaldo Pereira Franco, no encerramento da Reunião Ordinária do Conselho Federativo Nacional, realizada em Brasília, em 12 de novembro de 2017. Texto revisado pelo autor espiritual.) (https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/mensagem-do-espirito-bezerra-de-menezes-no-cfn-2017/ )