Parábola do Juiz Iníquo

Perguntas e Respostas

1) Como está posta esta parábola?

Uma viúva reclamava constantemente a um juiz, que não queria atendê-la. De tanto insistir, ele resolveu julgar o caso para se livrar da viúva.

2) O que se entende por iniquidade?

A iniquidade é a falta de equidade, é a justiça revoltante. O iníquo é o homem perverso, criminoso, seja ele juiz, doutor, nobre, rico, pobre, rei.

3) Como se distinguem as pessoas?

Não é pelo dinheiro, nem pelos títulos, mas pelo seu caráter. O caráter do iníquo é pervertido.

4) O que aconteceu no caso da parábola?

Para não ser importunado, resolveu o problema, não para servir, mas para ficar livre de continuar molestado.

5) Onde está situada a iniquidade?

Na demora do despacho na petição da viúva. Foi o que sucedeu com o juiz iníquo ante a insistência da viúva. Se este, fosse equitativo, justo, reto, de bom caráter, cumpridor de seus deveres, a viúva teria recebido deferimento do seu pedido com muito maior antecedência.

6) O que Jesus disse?

“Ora, disse Jesus, ouvi o que disse esse juiz iníquo; e não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a Ele clamam noite e dia, embora seja demorado em defendê-los? Digo-vos que bem depressa lhes fará justiça.”

7) A justiça tarda, mas não falha?

Se a justiça, embora demorada, se faz na Terra até contra a vontade dos juízes, como não há de ser ela feita pelo Supremo e Justo Juiz do Céu?

8) De quem é a deficiência?

A deficiência não é de Deus, mas dos homens, que ainda são vazios de caridade.

9) Como situar a iniquidade no tempo?

Antigamente havia juízes iníquos; hoje, pode-se dizer que nem só os juízes, mas até os peticionários são iníquos!

10) A que conclusão podemos chegar?

A iniquidade lavra como um incêndio devorador, aniquilando as consciências e maculando os corações.

https://sites.google.com/view/aprofundamentodoutrinario/par%C3%A1bola-do-juiz-in%C3%ADquo 


Texto Curto no Blog

Parábola do Juiz Iníquo

“Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que deviam orar sempre e nunca desanimar, dizendo: Havia em certa cidade um juiz, que não temia a Deus, nem respeitava os homens. Havia também naquela mesma cidade uma viúva que vinha constantemente ter com ele, dizendo: Defende-me do meu adversário. Ele por algum tempo não a queria atender; mas depois disse consigo: se bem que eu não tema: a Deus, nem respeite os homens, todavia como esta viúva me incomoda, julgarei a sua causa, para que ela não continue a molestar-me com as suas visitas. Ouvi, acrescentou o Senhor, o que disse este juiz injusto; e não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a Ele clamam dia e noite, embora seja demorado a defendê-los? Digo-vos que bem depressa lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na Terra?” (Lucas, XVIII, 1-8.)

Tese: uma viúva reclamava constantemente a um juiz, que não queria atendê-la. De tanto insistir, ele resolveu julgar o caso para se livrar dela. 

Iniquidade é a falta de equidade, é a justiça revoltante. Iníquo é o homem perverso, criminoso, seja ele quem for. 

As pessoas não deveriam ser distinguidas pelo dinheiro, nem pelos títulos, mas pelo seu caráter. Nesse caso, o caráter do iníquo é pervertido. Observe o que aconteceu nesta parábola: para não ser importunado, o juiz resolveu o problema, não para servir, mas para ficar livre do incômodo apresentado pela viúva..

A iniquidade encontra-se na demora do despacho na petição da viúva. Foi o que sucedeu com o juiz iníquo ante a insistência da viúva. Se este, fosse equitativo, justo, reto, de bom caráter, cumpridor de seus deveres, a viúva teria recebido deferimento do seu pedido com muito maior antecedência.

A justiça tarda, mas não falha. Se a justiça, embora demorada, se faz na Terra até contra a vontade dos juízes, como não há de ser ela feita pelo Supremo e Justo Juiz do Céu? A deficiência, portanto, não é de Deus, mas dos homens, que ainda são vazios de caridade. 

A iniquidade lavra como um incêndio devorador, aniquilando as consciências e maculando os corações.

Extraído de: Schutel, Cairbar. Parábolas e Ensinos de Jesus (https://sbgespiritismo.blogspot.com/2021/07/parabola-do-juiz-iniquo.html


Pensamentos

"É pusilânime quem vê a justiça e não a faz." (Confúcio)

"O mundo não pode se sustentar sem injustiça." (C. Dossi)

"A verdade nunca é injusta; pode magoar, mas não deixa ferida." (Eduardo Girão)

"Faz o que for justo. O resto virá por si só." (Goethe)

"A justiça deveria tratar de descobrir a inocência e não a culpa." (Friedrich Hebbel)

"Muito embora caminhe lentamente, rara vezes deixa a justiça de alcançar o culpado." Horácio)

"A justiça é o firme e constante desejo de dar a cada um o que é seu." (Justiniano)

"Quando penso que um homem julga outro, sinto calafrios." (H. F. R. de Lamennais)

"O homem é injusto, mas Deus é justo, e a justiça finalmente, triunfa." (H. L. Longfellow)

"Justiça e verdade são duas pontas tão finas que os nossos instrumentos são demasiadamente obtusos para nelas tocar com exatidão. Quando chegam a aproximar-se, destroem a ponta, e se apoiam em toda a volta, mais sobre o falso do que sobre o verdadeiro." (Blaise Pascal)

"O talento pode dar prestígio, o valor pode dar soldados, a tirania pode dar escravos; mas só a justiça é que pode dar força." (Sílvio Pellico)

"Se sofreres uma injustiça, consola-te, que a verdadeira desgraça é cometê-la." (Pitágoras)

"Sê justo com alguém e acabarás por o amar; mas, se fores injusto com ele, acabarás por o odiar." (John Ruskin)

"Quem decide um caso sem ouvir a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça." (Sêneca)

"Onde não há justiça não há liberdade, e onde não há liberdade não há justiça." (J. G. Seume)

"Depressa se arrepende aquele que julga apressadamente." (Públio Siro)

"Há quatro características que um juiz deve possuir: escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudência e decidir imparcialmente." (Sócrates)

"Sejam os magistrados como as leis: castiguem com equidade e não com ira." (Lope de Vega)

 

Frases do Espírito Emmanuel

"Judas sonhou com o domínio político do Evangelho, interessado na transformação compulsória das criaturas; contudo, quando caiu em si, era demasiado tarde, porque o Divino Amigo fora entregue a juízes cruéis". (Fonte Viva, Lição 88 — "Caindo em si")

"Juízes menos preparados para a dignidade das funções que exercem, confundem-lhe o raciocínio". (Fonte Viva, Lição 104 — "Diante da Multidão")

"Há símbolos do Cristo, em numerosos tribunais que, em muitas ocasiões, apenas exaltam a injustiça".  (Fonte Viva, Lição 170 — "Rotulagem")

"Clamas contra aqueles companheiros que categorizas por rebeldes e viciados, quando lhes anotas a presença no trabalho de socorro aos semelhantes; todavia, se te sentes virtuoso e não levantas se quer uma palha em favor dos que sofrem, as sentenças que te saem da boca não passarão de injustiça". (Palavras da Vida Eterna, Lição 99 — "Reclamações")

"Não precisas vingar-te de quem já se encontra assinalado pela justiça" (Palavras da Vida Eterna, Lição 68 — "Aguardemos")

"O juiz valer-se-á das sugestões do Mestre para iluminar com elas as sentenças que redige”. (Vinha de Luz, Lição 168 — "Parecem, mas não são")

"Inúmeros homens se presumem redimidos com a meditação criteriosa do crepúsculo, mas... e o dia que já se foi? Na justiça misericordiosa de suas decisões, Jesus concede ao trabalhador hesitante uma oportunidade nova, O dia volta. Refunde-se a existência. Todavia, que aproveita ao operário valer-se tão-somente dos bens eternos, no crepúsculo cheio de sombras?" (Vinha de Luz, Lição 33 — "Recapitulações")

São Paulo, julho de 2021.