Geração Nova

1)O que significa geração?

Ação ou efeito de gerar. Produção de novo ser semelhante àquele que o origina. É a ação de gerar equivalendo à função biológica de reprodução. Desde Aristóteles e até o século XVII admitia-se a teoria da geração espontânea, a partir da matéria inerte, para os animais inferiores, como insetos, vermes ou até ratos. Em 1860, Pasteur a refutou em termos científicos. Segundo a moderna concepção biológica, efetivamente, não há vida antecedente e a geração é uma reprodução. (Enciclopédia Verbo da Sociedade e do Estado)

2) Onde situar este tema?

A Geração Nova é um subtema do capítulo XVIII, São Chegados os Tempos, do livro A Gênese, de Allan Kardec. Quando os tempos chegarem, haverá grandes acontecimentos para a regeneração da humanidade. Aos incrédulos, nada diz; aos crentes, algo de místico, de sobrenatural. Allan Kardec quer provar que as duas interpretações estão erradas. Ele diz: "A primeira, porque envolve uma negação da Providência; a segunda, porque tais palavras não anunciam a perturbação das leis da Natureza, mas o cumprimento dessas leis".

3) Como distinguir a geração nova da velha?

A geração nova caracteriza-se pela aquisição da inteligência e da razão, ainda incipientes, juntas ao sentimento inato do bem. Não se comporá exclusivamente de Espíritos superiores, mas daqueles que já tenham feito algum progresso moral e intelectual e se acham em condições de dar continuidade ao progresso já alcançado.

A geração velha, composta de Espíritos atrasados, caracteriza-se pela revolta contra Deus, pelo se negarem a reconhecer qualquer poder superior aos poderes humanos. Neles há a propensão instintiva para as paixões degradantes, para os sentimentos antifraternos de egoísmo, de orgulho, de inveja, de vaidade etc.

4) De que maneira surgirá a geração nova?

Chegado o tempo, haverá grande emigração de Espíritos. Os Espíritos que praticam o mal pelo mal serão recambiados para outros orbes, mais inferiores do que o Planeta Terra. É da lei do progresso que essas coisas acontecem. É que o Planeta Terra também está passando por uma transformação, ou seja, de mundo de provas e expiações para o mundo de regeneração. Neste novo mundo, os Espíritos recalcitrantes no mal não terão mais vez e precisarão ir para outro lugar, para não atrapalhar o progresso dos que aqui estarão reencarnados.

5) Dê-nos um exemplo.

Suponha uma comunidade, composta, na sua maioria, de homens turbulentos e indisciplinados, cuja lei penal é difícil de se colocar em prática. Os bons se vêem tolhidos e impossibilitados de agirem em prol do bem. Suponha, por sua vez, que esses Espíritos, voltados ao mal, vão desencarnando 1 a 1, 10 a 10, 100 a 100. Ao mesmo tempo, eles vão sendo substituídos pela reencarnação de Espíritos bons. O que acontecerá? Em pouco tempo teremos uma população totalmente renovada para o bem.

6) Qual o objetivo dos desencarnes coletivos?

É uma forma de transformar mais rapidamente o espírito da massa, livrando-a das más influências e propiciando maior ascensão às idéias novas. Esse desencarne inesperado ajuda os Espíritos a pensarem de uma maneira mais eficaz do que se ficassem aqui praticando o mal.

7) Os Espíritos da geração nova são Espíritos de outros orbes?

Não. A lei do progresso mostra-nos que todos nós somos obrigados a evoluir, quer queiramos ou não. Um Espírito reencarnado, como geração nova, não necessariamente precisa ser de outro planeta, mais evoluído do que a Terra. Pode ser um Espírito que tenha vivido erradamente na Terra, mas que tenha melhorado consideravelmente no mundo dos Espíritos. Estando em melhores condições, inclusive a de não atrapalhar o progresso dos demais, os Espíritos superiores concedem-lhe mais uma oportunidade de reencarnação no planeta Terra.

8) O movimento New Age é uma amostra da geração nova?

Não. O fenômeno New Age originou-se nos Estados Unidos, identificada como a passagem do Sol da constelação de Peixes para a de Aquário. Em linhas gerais, o movimento New Age, iniciada por Marilyn Ferguson, com o seu livro Conspiração Aquariana, em 1989, tinha por objetivo juntar grupos díspares, tais como, a homeopatia, a gnose, a medicina alternativa, o esoterismo e as técnicas de meditação oriental. Com isso, criou-se uma ideologia, a ideologia da nova geração. Acontece que toda a ideologia é uma falsidade do pensamento. A sua falsidade está em renegar Cristo a favor dessa miscelânea de crenças.

9) Qual é o espírito da geração nova?

Allan Kardec fala-nos da nova geração, de uma geração calcada no amor ao próximo e numa postura voltada para a atuação da inteligência e da intuição. Não haverá necessidade de pertencer a grupos específicos, fazer retiro ou mesmo meditação. Importa-nos a perfeita compreensão do que seja atuar num mundo totalmente mais evoluído que o nosso.

Bibliografia Consultada

KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1975.

POLIS - ENCICLOPÉDIA VERBO DA SOCIEDADE E DO ESTADO. São Paulo: Verbo, 1986.

(Reunião de 01/06/2008)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/gera%C3%A7%C3%A3o-nova?authuser=0