Bem-Aventurados os Pobres de Espírito

1) O que se deve entender por pobres de espírito?

Por pobres de espírito, Jesus não entende os tolos, mas os humildes, e diz que o Reino dos Céus é destes e não dos orgulhosos.

2) Qual é a dificuldade de os homens cultos e inteligentes se tornarem pobres de espírito?

Os homens cultos e inteligentes, segundo o mundo, fazem geralmente tão elevada opinião de si mesmos e de sua própria superioridade, que consideram as coisas divinas como indignas de sua atenção.

3) Por que o Reino dos Céus é para os simples?

Porque, segundo os ensinamentos de Jesus, ninguém será nele admitido sem a simplicidade de coração e a humildade de espírito.

4) Quem é o maior no Reino dos Céus?

Fazendo uma analogia com a criança, Jesus disse: “Na verdade vos digo que, se não fizerdes como meninos, não entrareis no Reino dos Céus. Todo aquele, pois, que se humilhar e se fizer pequeno como este menino, esse será o maior no Reino dos Céus”.

5) Quem se elevar será rebaixado?

Sim. O Espiritismo vem confirmar que os grandes no mundo dos Espíritos são os que foram pequenos na Terra. ainda: O Espiritismo nos mostra outra aplicação desse princípio nas encarnações sucessivas, onde aqueles que mais se elevaram numa existência, são abaixados até o último lugar na existência seguinte, se se deixaram dominar pelo orgulho e a ambição.

6) Por que os mistérios são ocultos aos sábios e prudentes?

Por que são ainda orgulhosos e não percebem o alcance do mundo espiritual. Jesus revela essas coisas aos simples e pequeninos, que são os pobres de espírito.

7) Por que deve o homem sofrer para ser um bem-aventurado?

Deus não quer abrir-lhes os olhos à força, pois que eles gostam de os ter fechados. Chegará a sua vez, mas antes é necessário que sintam as angústias das trevas, e reconheçam Deus, e não o acaso, na mão que lhes fere o orgulho.

8) Relacione orgulho e humildade.

A humildade é o fundamento de todas as virtudes. Anda muito esquecida. E, no entanto, sem humildade, podeis ser caridosos para o vosso próximo? O orgulho é o terrível adversário da humildade. Se o Cristo prometeu o Reino dos Céus aos mais pobres, foi porque os grandes da Terra imaginavam que os títulos e as riquezas eram a recompensa de seus méritos, e que a sua essência era mais pura que a do pobre.

9) Qual a missão do homem inteligente sobre a Terra?

A missão do homem inteligente é usar a sua inteligência a benefício de todos.  Porque é uma missão que Ele vos dá, pondo em vossas mãos o instrumento com o qual podeis desenvolver, ao vosso redor, as inteligências retardatárias e conduzi-las a Deus.

(Reunião de 2024)