Aves do Céu: Não se Inquietar com o Dia de Amanhã

1) Onde está posto este ensinamento?

No capítulo 25 “Buscai e Achareis” de O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

2) Por que não devemos entesourar para nós tesouros na terra?

Porque a ferrugem e a traça os consomem e os ladroes os desenterram e roubam.

3) Onde colocar esses tesouros?

No céu, pois nem a traça e nem os ladrões poderão tomá-los. Acrescentemos: onde está o tesouro aí também está o coração.

4) Devemos estar cuidadosos com a vida e o que vamos comer?

Eis a advertência evangélica: "Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem fazem provimentos nos celeiros; e, contudo, vosso Pai celestial as sustenta".

5) O que devemos buscar em primeiro lugar?

Buscai primeiramente o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas se vos acrescentarão.

6) Qual a recomendação de Mateus

"E assim não andeis inquietos pelo dia de amanhã. Porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia basta a sua própria aflição". (Mateus, VI: 19-21,25-34).

7) Esta afirmação pode nos levar à preguiça?

Sim. Porém, a mente aberta vê o ensinamento no seu sentido moral. É um recado para que tenhamos calma e confiemos nos céus quando algo não está bem conosco.

8) O que significa esta alegoria?

A de que a Providência jamais abandona os que nela confiam. Há, contudo, uma condição: de que também se esforcem. É assim que, se nem sempre os socorre com ajuda material, inspira-lhes os meios de saírem por si mesmos de suas dificuldades.

9) O que está em jogo?

Deus conhece as nossas necessidades, e a elas provê, conforme for necessário. Mas o homem, insaciável nos seus desejos, nem sempre contenta-se com o que tem.

(Reunião de 2022)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/aves-do-c%C3%A9u-n%C3%A3o-se-inquietar-com-o-dia-de-amanh%C3%A3