Espírito

1) Qual o conceito de Espírito?

Espírito do lat. spiritus – significa "sopro", "respiro". Há muitos sentidos relacionados a esse termo: figurado, em que o espírito opõe-se à letra; impessoal, em que o espírito é a realidade pensante; particular, em que o espírito torna-se sinônimo de inteligência. No sentido especial da Doutrina Espírita, o Espírito é o princípio (o que é?) inteligente do Universo.

2) Há diferença entre espírito e Espíritos?

Sim. O espírito é o princípio inteligente do Universo. Os Espíritos são os seres inteligentes da criação, que povoam o Universo, fora do mundo material, e constituem o mundo invisível. Allan Kardec deixa claro que está usando a palavra Espíritos para designar os seres extracorpóreos e não mais o elemento inteligente universal.

3) Qual a origem e natureza dos Espíritos?

Não o sabemos. A informação que nos é dada pelos Espíritos superiores é que os Espíritos foram criados simples e ignorantes, com a incumbência de se tornarem perfeitos.

4) Espírito é sinônimo de alma?

De acordo com a Doutrina dos Espíritos, a alma significa o Espírito encarnado.

5) É certo dizer que os Espíritos são imateriais?

A sua essência difere de tudo o que conhecemos por matéria. Nesse sentido dizemos que são imateriais. Mas o termo ainda é incompleto. Allan Kardec na pergunta 82 de O Livro dos Espíritos explica o fato da seguinte maneira: "Imaterial não é o termo apropriado; incorpóreo, seria mais exato; pois deve ser alguma coisa. É uma matéria quintenssenciada, para a qual não dispondes de analogia, e tão eterizada, que não pode ser percebida pelos vossos sentidos... Um povo de cegos não teria palavras para exprimir a luz e os seus efeitos. O cego de nascença julga ter todas as percepções pelo ouvido, o olfato, o paladar e o tato; não compreende as idéias que lhe seriam dadas pelo sentido que lhe falta. Da mesma maneira, no tocante à essência dos seres super-humanos, somos como verdadeiros cegos. Não podemos defini-los, a não ser por meio de comparações sempre imperfeitas, ou por um esforço de imaginação". (1995, p. 80)

6) Os Espíritos têm forma?

Para Espíritos encarnados, não; para os Espíritos desencarnados, sim. Pode-se imaginá-lo como um clarão, uma flama. Isso, quando se trata de falar do Espírito sem o perispírito. Quando falamos do Espírito com o perispírito, ele será visto com a sua forma perispiritual.

7) Os Espíritos são eternos?

Não. Eterno significa que não tem começo nem fim. De acordo com as instruções dos Espíritos, deve-se preferir o termo imortal. O Espírito é imortal porque ele teve um começo, foi criado por Deus, mas não terá fim, não se desintegrará e manterá a sua individualidade.

8) Como os Espíritos atuam sobre a matéria?

Os Espíritos agem sobre a matéria através do perispírito. O Espírito propriamente dito é uma abstração. Para se manifestar na matéria, ele precisa de um elemento semimaterial, denominado perispírito. O perispírito é o veiculo de ligação entre o Espírito e a matéria. Em O Livro dos Médiuns, Allan Kardec diz que "o conhecimento do perispírito é a chave de uma porção de problemas até agora inexplicáveis".

9) Como os Espíritos se manifestam?

1) por Efeitos Físicos (movimentos, ruídos, sons, transportes de objetos etc.);

2) por Efeitos Inteligentes (permuta de pensamentos, sinais ou palavras).

10) Exercício: há limite para o progresso dos Espíritos?

Fonte de Consulta

KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed. São Paulo: Feesp, 1995.

(Reunião de 30/03/2008)

(Reunião de maio de 2021)

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/esp%C3%ADrito