Jesus Cáritas - Carlos de Foucauld 

Gritar o Evangelho  Com a Vida!            

INFORMAÇÕES SOBRE O SITE

1- Para acessar os arquivos no celular, clique nas três barrinhas no topo à esquerda. O mesmo vale para o PC, se não aparecer a coluna de arquivos.


2- Para encontrar algum assunto, se não encontrar no índice, digite uma palavra-chave (uma palavra referente ao assunto) na lupa que se encontra no lado direito no topo desta página.

 

3- Os textos da página "Textos da Semana" ficarão neste site apenas por uma semana. 


4-NOSSO SITE ACEITA O PAPA FRANCISCO COMO  O LEGÍTIMO SUCESSOR DE S. PEDRO! E COMO ELE DIZ, TEMOS QUE ADORAR-SERVIR-AJUDAR- Ou seja, não só adorar, não só servir, não só ajudar, mas fazer as três coisas. 

CNBB- MENSAGEM AO POVO BRASILEIRO - ABRIL 2024

MENSAGEM AO POVO BRASILEIRO 

CNBB 

61ª Assembleia Geral 

 

Vós sois todos irmãos e irmãs (cf. Mateus 23,8) 


Nós, bispos católicos do Brasil, iluminados. por Jesus Ressuscitado, com fé e esperança, reunidos no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, de 10 a 19 de abril na cidade de Aparecida, SP, para a 61a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, dirigimos esta mensagem a todo o povo brasileiro. 

Na Assembleia, tivemos a oportunidade de dialogar e refletir sobre a nossa participação na missão da Igreja e na sociedade. Foi um momento de comunhão e de valorização das nossas diversidades. 

Reafirmamos e renovamos nossa opção radical e incondicional pela defesa integral da vida que se manifesta em cada ser humano e em toda a Criação. 

O tempo pascal nos impulsiona a renovar a esperança na certeza de que a morte foi e será sempre vencida. Os tempos atribulados exigem coragem e paciência para crescermos na Amizade Social (cf. Campanha da Fraternidade 2024). As muitas dificuldades ajudam a construir uma atitude de resistência e resiliência na busca por uma sociedade mais justa e fraterna, valores fundamentais do Reino de Deus. 


O passado recente nos ensina que a busca de soluções para o Brasil passa necessariamente pelo diálogo e pelo entendimento. Muito do que superamos deveu-se à articulação entre agentes lúcidos e cidadãos compromissados com a vida, a democracia e o país. As instituições brasileiras e a sociedade civil são fundamentais nesse processo. Os três poderes da República são instados a viver o que preconiza a Constituição. Independência e harmonia não são opções de momento, são deveres permanentes e irrenunciáveis. 

Na sociedade do diálogo, a paz é um imperativo. O primeiro dom do Ressuscitado foi de que a paz estivesse no nosso meio (cf. João 20,21). Papa Francisco recorda que a paz, por ação da força "mansa e santa" dos que creem, deve ser buscada como forma de "se opor ao ódio da guerra" (Papa Francisco, 10. de janeiro de 2024). Desejamos paz para os inúmeros países em guerra, cujas consequências são milhares de mortes e milhões de deslocados e refugiados. Os gastos militares em 2023 foram os mais altos desde a Segunda Guerra Mundial, enquanto a fome cresceu e alcança parcela significativa da população mundial. 

Acompanhamos com dor o crescimento do crime, das milícias, do narcotráfico, da violência nas cidades e no campo, do bullying, do vandalismo, do racismo, do feminicídio, do tráfico humano e da exploração sexual de crianças, adolescentes e vulneráveis; a realidade dos migrantes, do povo em situação de rua, da população encarcerada nos desafia profundamente; a corrupção, o nepotismo e o tráfico de influência violentam o país. Necessitamos construir a paz que nasce da justiça (cf. Isaías 32,17). 

Esse cenário de violência se agrava pela precarização do mundo do trabalho e a tragédia do desemprego. Por ocasião da Festa do 1o de Maio, que se aproxima, a Igreja, inspirada em São José Operário, se une solidariamente aos trabalhadores e trabalhadoras nas suas memoráveis lutas por condições dignas de vida e trabalho, bem como com aqueles que continuam enfrentando antigos e novos problemas. 

Entendemos que o Brasil necessita de um novo marco legal que garanta a prioridade do trabalho, do bem- estar humano e da geração de emprego e renda, principalmente para os jovens. Todos os segmentos da sociedade brasileira devem defender a vida na sua integralidade e agir solidariamente em prol de um país economicamente humanizado, politicamente democrático, socialmente justo e ecologicamente sustentável. 


Os extremos climáticos, em forma de desastres naturais provocados pela ganância e pelas formas equivocadas de ocupação do espaço urbano, sem planejamento e sem respeito aos mais vulneráveis, são cada vez mais intensos. A necessária transição para energias limpas deve respeitar os direitos das comunidades ao território e à qualidade de vida. 

A Amazônia sofre! Os povos da floresta, das matas e das águas que ali vivem não podem mais ser sacrificados num modelo de exploração que não permite o bem viver. 

Os outros biomas - cerrado, mata atlântica, caatinga, pampa, pantanal - igualmente importantes, estão sob pressões cada vez mais difíceis de serem revertidas. Enfim, toda a Casa Comum sofre com a destruição. 

O Brasil receberá em 2025 a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças de Clima, a COP 30, em Belém do Pará, que debaterá soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida na Terra. 

Essa Conferência poderá ser uma oportunidade de mostrar o compromisso dos governos com a obra da Criação e a responsabilidade das mulheres e dos homens como cuidadores de tudo o que Deus criou e Ihes confiou. 

Os povos indígenas brasileiros, prejudicados por séculos, enfrentam um dos maiores ataques de sua história, por meio do Marco Temporal, que já foi declarado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como inconstitucional. Há necessidade de melhores políticas públicas na ação concreta em defesa dos povos originários e proteção às suas terras, especialmente no território Yanomami. 


Fundamental na vida do Brasil, passados sessenta anos do início da ditadura, a democracia ainda precisa de cuidado. Depois do período de sistemáticos e ostensivos ataques, temos a oportunidade de fortalecê-la nas eleições municipais de 2024, através do voto consciente e livre. A consciência cívica deverá estar a serviço dos mais profundos interesses do nosso povo, pois há exigências éticas para a realização do bem comum. Por isso, os cristãos, leigos e leigas, não podem "abdicar da participação na política" (Christifideles Laici, 42). Preocupa-nos que extremismos, desprezando o projeto de fraternidade social, façam do processo eleitoral um palco de intolerância e de ainda mais violência. 

Continuamos atentos ao lugar e ao espaço social ocupados pelos novos meios de comunicação. 

O combate à desinformação, às mentiras e às fake news que, frequentemente, usam também a linguagem religiosa para justificar interesses políticos e econômicos escusos, nos exige maior capacidade de enfrentamento e melhores mecanismos para que não seja modificada a soberania do voto. Como disse o Papa Francisco, a Inteligência Artificial corre o risco de ser rica em técnica e pobre em humanidade (cf. Papa Francisco, Mensagem dia mundial das Comunicações de 2024). A liberdade de expressão não pode estar a serviço da divisão social. A própria democracia é enfraquecida pelo ódio, o fundamentalismo e o populismo. 

 

Realistas diante dos desafios, acreditamos nos sinais de esperança. Comunidades cristãs têm sido exemplos de uma solidariedade concreta, amizade e responsabilidade social. Submetidos às periferias sociais e existenciais, sem condições de enfrentar com dignidade o cotidiano, muitos encontram na comunidade a mão estendida que muitas vezes lhes falta do poder público. Somente a cultura do encontro pode promover uma sociedade mais justa e fraterna. 


Peregrinos da esperança, em comunhão com a Campanha da Fraternidade 2024, que completa sessenta anos, conclamamos o povo brasileiro a somar forças na construção de uma única família humana. 

Rumo ao Jubileu da Esperança de 2025 e sob o manto protetor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Mãe e Padroeira do Brasil, invocamos a bênção de Deus sobre todo o povo brasileiro. 

Compartilhe com os irmãos e irmãs! 

CNBB 


(ESTUDO APROFUNDADO DAS LEITURAS DO DOMINGO) 

Agora é postado alguns dias antes do sábado. 

Os textos ficam AQUI por uma semana, mas alguns deles podem também ser encontrados nos blogs e sites dos escritores, nestes links:  INÁCIO VALE - MAGDA MELO - PE. NELITO DORNELAS -   MARCELO BARROS-    PE. GEOVANE   - FREI BETTO  -  LEONARDO BOFFDOM WALMOR - DOM FONTINELE - VATICAN NEWS  

LIVROS DE NOSSOS IRMÃOS

Do Pedro Paulo Scandiuzzi

Charles de Foucauld e as três mulheres leigas: Anne, Suzanne e Elvira - Livro em brochura, de pesquisa, impresso em gráfica para agilizar rapidez e baratear preço.

Preço 12,00 cada um mais o correio: 5,00 - Quem se interessar faça depósito na conta:

Pedro Paulo Scandiuzzi - Banco do Brasil. - Ag. 6702-4.  C/c - Conta 20791-8 e mande o endereço completo com o Cep. - Para o zap 017981320672

Se preferir, leia o livro em PDF:

https://drive.google.com/open?id=1eXccF72dKi-SfEN55SjSBER2uhzCNvAG 


Outros Livros do Pedro Paulo

A Mensagem de Charles de Foucauld

(Clique no link para detalhes)


O Reino de Deus está entre nós

(pedidos pelo zap 017981320672

___________________________________________________________


DO FREI INÁCIO VALE: 

LUZ NO DESERTO 

VIDA DE CARLOS DE FOUCAULD 

Clique no nome ou no e-mail dele: 

Dr. Frei A. INÁCIO JOSÉ DO VALE


FOME E SEDE DE DEUS 

 LIVRO DE Frei Dr. AGRICIO  INÁCIO JOSÉ DO VALE

COMPRE O LIVRO DIRETAMENTE PELA AMAZON

AQUI: https://www.amazon.com/dp/1795364696

 

___________________________________________________

Do Prof. Benedito Prezia

FLECHA CONTRA BALA

(Clique no link para ver detalhes do livro)

Pedidos: preziabenedito@gmail.com


Palavra vida - Freddy Goven

 PALAVRA VIDA ABRIL DE 2024


27. Jo 14,7-14 Jesus a Filipe: “Quem me vê esta vendo o Pai” São encontros sempre trinitários e por isso geradores de vida e alegria. 


28. Jo 15,1-8 Jesus: “A glória de meu Pai se manifesta nisso: que vocês deem muitos frutos e se tornem meus discípulos” Juntos como irmãos, num amor de fonte, Deus torna possível o impossível.


29. Lc 10,38-42 (Catarina de Siena) Jesus a Marta: “Você se agita com tantas coisas. Uma coisa só é necessária. Maria escolheu a melhor parte”. Jesus gostava de ser acolhido, e assim ele dava o melhor de si. 


30. Jo 14, 27-31a Jesus: “Vamos embora, que o mundo saiba que eu amo o Pai” O testemunho é a obra que o Pai dá de fazer. Eis o Reino no meio de nós. 


PALAVRA VIDA MAIO DE 2024


1. Mt 13,54-58 (São José Operário) Jesus: “Não existe profeta sem honra, a não ser na sua terra e em sua casa”. Isto se confirmou com Dom Helder e agora com Papa Francisco. 

2. Jo 15, 9-11 Jesus: “Chamo vocês de amigos, porque fiz vocês conhecerem tudo aquilo que ouvi do meu Pai” Só assim Jesus é ele mesmo e na hora mais dolorosa foi abandonado. Amizade social não é ficar sobre o muro. É se arriscar pelo Reino de justiça e paz, portanto arriscar sua vida. 

3. Jo 14, 6-14 (Filipe e Tiago Menor) Jesus: “Filipe você ainda não me conhece? Não acredita que estou no Pai, e que o Pai está em mim.” Esta relação entre Pai e Filho quer se estender até nós. Abro-me? 

4. Jo 15, 18-21 Jesus: “O mundo os odeia, porque os separei do mundo” Esse ódio se manifesta de maneira branda até violenta. Veja agora na Argentina. Servos sofredores(as) uni-vos.

5. Jo 15,9-17   Jesus: “Foi eu que escolhi e orientei vocês, para que vão e deem fruto que permaneça” Fruto que permaneça tem a marca do Espírito. Disto o mundo carece. Tudo é tão descartável, até a vida. Vivo enxertado em Cristo? 

6. Jo 15, 26-16, 4 Jesus: “Matando vocês julgarão estar prestando culto a Deus. Farão isso porque não conhecem nem ao Pai nem a mim” Não conhecem esse Deus pobre que só sabe amar. Pai e Mãe que não é rival do homem.

7. Jo 16, 5-Jesus: “Eu volto ao Pai e vos enviarei o Advogado” Ele não falará em seu próprio nome, e sim no que tiver ouvido do Pai e do Filho. Que jorre sempre o projeto original do Pai no mundo, na Igreja. O Papa Francisco expressa isso quando fala da “bandeira branca”. Nas guerras não existe vitória.

8. Jo 16, 12-Jesus: “O Advogado me glorificará” Tão facilmente dizemos glória. Tem embasamento Trinitário? 

9. Jo 16,16-20 Jesus: “Vocês vão chorar e se lamentar, mas o mundo vai se alegrar. A angústia e vocês se transformará em alegria” O salmista já diz: quem semeia entre lágrimas, na alegria colherá. Parece que nosso mundo se esqueceu disso.

10. Jo 16, 20-23a Jesus: “Estão angustiados, mas logo eu os verei” Tantas vítimas inocentes no mundo. Alívio só em ti, ó Cristo. 

11. Jo 16, 23b -28 Jesus: “Eu saí de junto do Pai e vim ao mundo, agora estou deixando o mundo e voltando para o Pai” Feliz quem acredita em Jesus e assim sabe esperar. 

12. Mc 16, 15-20 (Ascensão) Jesus: “Vão pelo mundo todo, proclamem o Evangelho a toda criatura. Depois foi elevado para o céu e sentou-se a direita de Deus” São dois relatos da ascensão: At 1, 1-11 e Mc. O eixo vertical fortalece o eixo horizontal: Estar no mundo para anunciar o Evangelho. É uma missão espiritual sem fronteiras. 

13. Jo 16, 29-33 (Fátima) Jesus “Não estou sozinho, o Pai está comigo. Coragem, venci o mundo” O filho tinha que passar pela extrema dor. Somos solidários da dor do mundo? 

14. Jo 15, 9-17 (São Matias) Jesus: “Amem-se uns aos outros” Quando as famílias eram grandes, a escola de amor estava em casa. Quem agora assume está escola de amor? 

15. Jo 17,11b-Jesus: “Como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo. Eu me santifico em favor deles”. Nossa missão é a missão dele. Ficamos nele dia a após dia, testemunhas de seu Reino? 

16. Jo 17.20-Jesus: “Confirmarei a fazer te conhecer para que esteja neles o amor com que me amaste e eu esteja neles” Essa paixão pela unidade dos cristãos está expressa nesta “Semana de Oração Pela Unidade”. 

17. Jo 21, 15-19 Jesus a Pedro: “Quando ficar velho, estenderá as mãos e outro vai prepará-lo e levá-lo para onde você não quer ir” Há bispos novos que querem realizar seu projeto sem ter presente este trecho do Evangelho. Causam muito sofrimento no rebanho fiel.

18. Jo 21,20-Jesus a Pedro: “Trate de me seguir” Jesus é imperativo. Entendi? 

19. Jo 15, 26-27: 16,12-Jesus: “Quando vier o Espírito da Verdade, ele mesmo guiará vocês em toda a verdade. Não falará em seu próprio nome, mas vai falar as coisas que tiver ouvido. Anunciará a vocês as coisas que estão para vir” Pentecostes é fruto da Trindade. É uma teofania. Deus se dirige aos homens e mulheres e a cada povo com palavras humanas no dia a dia. 

20. Jo 19, 25-36 (Maria, Mãe da Igreja) Jesus a Maria no pé da cruz: “Mulher eis ai o seu filho” Que testamento. 

21. Mc 9, 30-37 Jesus aos discípulos: “Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servidor de todos” Vivendo isso a risca, só pode unir o que está disperso. 

22. Mc 9,38-41 Jesus “Quem dá a vocês um copo d’agua em meu nome, por vocês serem de Cristo, eu lhes garanto: não perderá sua recompensa.” Faça-se peregrino para descobrir a unidade dos cristãos aqui, agora. 

23. Mc 9,41-50 Jesus “Quem escandalizar um dos pequenos que creem, seria melhor que lhe amarrassem no pescoço uma pedra de moinho e o atirassem no mar” É um serio exame de consciência para quem recebeu um ministério pastoral. 

24. Mc 10, 1-12 Jesus: “O que Deus uniu, o homem não separe” Grande é este mistério: Fraternidade, ser guardião(a) um do outro.

25. Mc 10,13-16 Jesus: “Deixem as crianças vir a mim” a elas pertence o Reino. Os noticiários só falam em crianças mortas em quantidade, pela fome, pelas armas. A humanidade perde sua humanidade. 

26. Mt 28-16-20 “Os onze se ajoelharam diante do ressuscitado que disse: toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Façam que todas as nações se tornem discípulos, batizando os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” É a festa dos pobres, porque a Trindade é pobre. Onde acontece no dia a dia, nasce o desejo do batismo. 

27. Mc 10,17-27 Jesus: “Vá venda tudo e dê aos pobres. Depois, venha e me siga.” A pessoa de Jesus tem que me conquistar e assim também o seu estilo de vida. Ouso? 

28. Mc 10,28-31 Jesus: “Não há quem tenha deixado casa, irmãos, pai, mãe, terras, que não receba agora o cêntuplo, cem vezes mais em tudo” Conte como isso é verdade.

29. Mc 10,32-45 Jesus: “O Filho do homem vai ser entregue aos chefes dos sacerdotes. Vai ser condenado à morte. Três dias depois vai ressuscitar” Que clareza, sem vacilar. Como encaro, vida e morte, a minha, a dos outros? 

30. Mc 10,46-52 Bartimeu: “Filho de Davi, tem piedade de mim. Jesus: o que deseja que eu faça por você? Vá sua fé o salvou” Bartimeu tinha sonhos? Sim, tinha. Jesus sabe escutar? Sabe, e como! O impossível inexiste e o difícil é o possível em inicio de concretização. 


31.         Lc 1,39-56 (Visitação) Isabel a Maria: “Você é bendita entre as mulheres e bendito

é o fruto do seu ventre” Sempre as mulheres tecendo laços de vida em

reconhecimento do mistério maior.  


BOLETIM 170-10/2023 - O ÚLTIMO DE 2023! CONFIRA! AGORA TAMBÉM SAIU O BOL. DA FRAT. LEIGA DE 2024  Boletim 189-Frat. Leiga- 01 A 04/2024 

E OS DA FRATERNIDADE LEIGA

(Já saiu o nº BOLETIM 170-10/2023, NOVEMBRO, da Frat. Sacerdotal, 

e os bol. da Frat. Leiga 

Boletim 189-Frat. Leiga- 01 A 04/2024 

PAGAMENTO DA ANUIDADE, DO BOLETIM E DE DOAÇÕES PARA A CASA DA FRATERNIDADE

PARA PAGAR A ASSINATURA DO BOLETIM E A ANUIDADE DA FRATERNIDADE (SE VOCÊ FOR MEMBRO), (ASSOCIAÇÃO JESUS CÁRITAS FSJC)


Fale com o Pe. Willians que informará o PIX. Tel. (14) 3415-1543; WhatsApp (14) 99907-2143 (vivo)


e-mail: williansrb17@hotmail.com



SE VOCÊ QUISER AJUDAR A MANUTENÇÃO DA NOSSA CASA DE RETIROS E ENCONTROS, "CASA DA FRATERNIDADE", fale com o Pe. Marcos Alves, WhatsApp (11)96071-2755 ou com o o Pe. Carlos Roberto dos Santos, WhatsApp 

(14) 99698-4661 ou use este e-mail: 

casadafraternidade22@gmail.com



Lembro aos estrangeiros que o código do Brasil é 55, se desejarem pedir informações pelo WhatsApp. Podem usar também o e-mail...

CONHEÇA NOSSA CASA DE RETIROS E FORMAÇÃO ESPIRITUAL

TEXTOS APROPRIADOS

LITURGIA -SUBSÍDIOS

(aprofundada, vários autores, excelente!)

(Liturgia do domingo adaptada para grupos).

QUEM SOMOS

A FRATERNIDADE


A Fraternidade Sacerdotal nasceu da procura de um grupo de padres seculares na linha das intuições de Carlos de Foucauld. Diversas famílias já tinham nascido dessas intuições, em particular os Irmãozinhos de Jesus. Mas o aspecto propriamente religioso não convinha a padres que queriam permanecer diocesanos.


Assim nasceu em 1951 a União Sacerdotal Jesus+Caritas que, em 1976, tomou o nome de Fraternidade Sacerdotal Jesus Caritas.


A irradiação da personalidade humana e evangélica do irmão Carlos e sua aventura espiritual e evangelizadora estão na origem da fraternidade e continuam hoje como inspiradoras de uma forma evangélica de viver a vida e o ministério presbiteral. As intuições de Carlos de Foucauld se revelaram simples e fecundas para a nossa época. Nada perderam de sua atualidade.


A fraternidade continua despertando interesse entre os padres no mundo todo. Conta atualmente com 4 mil membros. Os aspectos característicos do carisma de Carlos de Foucauld encontram-se no amor a Jesus, ouvido no evangelho, adorado na eucaristia; na fraternidade universal; no desejo de proximidade com os mais deserdados; na preocupação com os mais afastados; no trabalho com meios pobres; na vontade de ser padre em estrita união com o povo, o presbitério e o bispo. São, pois, núcleos da Fraternidade Sacerdotal Jesus+Caritas:

(veja mais neste link: A FRATERNIDADE 

FAMÍLIA ESPIRITUAL DE SÃO CARLOS DE FOUCAULD NO BRASIL


1. Irmãzinhas de Jesus

Rua São José, 200, bairro Olhos d’Água CEP: 30000-001 - Belo Horizonte - MG Tel.: (31) 3288-1574 e-mail: adp.larsaojose@terra.com.br Ir. Maria Dulcidéa-email: torresdulcidea@gmail.com 

 

1.     Irmãozinhos do Evangelho -

Irz. Pe João Cara, fie / Comunidade da Trindade - Igreja da Trindade Av. Jequitaia, 165 - Água de Meninos, CEP: 40460-110 Salvador - BA e-mail: igrejadatrindade@gmail.com 

 

3. Fraternidade Sacerdotal Jesus Caritas

Responsável: Pe. Carlos Roberto dos Santos Rua Padre Felipe Leddet, Quadra 7, Lote 33 - Setor São Vicente - CP 5- 76600-000 - Goiás - GO - cel. (14) 99698 4661 (vivo) e-mail: fsjcbrasil@gmail.com 

 

4. Fraternidade Leiga Charles de Foucauld

Coordenadora nacional: Marcia Sanches Rua Mar das Caraíbas, 132 – Parque Vivamar CEP: 11680-000 - Ubatuba - SP Fone: (11) 96705-0462  e-mail: marsanturi@hotmail.com.es 

 

5. Fraternidade Missionária Carlos de Foucauld

Responsável: Pe. Beto Mayer -Rua da Mooca, 93 – Moóca - 03103-000 São Paulo - SP - Fone: (11) 3107-5710 e-mail: mayerbeto@gmail.com 

 

6. Irmãozinhos da Divina Ternura

Responsáveis: Irmãozinhos João, Helder e Junior - Rua Genarino Firmino Battistelli, 100 – B. Industrial 85045-630 - Guarapuava – PR – Caixa Postal 241 - Fone: (42) 36242153 e-mail: santuariosstrindade@hotmail.com 

 

7. Instituto Secular

Responsável: Maria Concilda Marques - Rua Nogueira Acioli, 1050 - Apartamento, 703 - Centro - 60110-140 Fortaleza - CE Fone: (85) 3226-4074 Fixo e (85) 996109546 Tim e-mail:marcelocorima@yahoo.com.br 

 

8. Sodalício Carlos de Foucauld

Responsável: Margareth Malfiet 62220-000 Poranga - CE - Fone: (88) 9985-9830 - e-mail: gretaporanga@yahoo.com.br 


DIVERSOS