Veja as leituras e o salmo neste link: liturgia da CNBB
Para acessar o texto original de Penha Carpanedo, use este link: https://revistadeliturgia.com.br/categorias/celebrar-em-casa/
Ou leia os comentários desse domingo em nosso
3º do Advento – ano A
Prepare um espaço com cadeiras em círculo, e no centro coloque a coroa do advento, com quatro velas, preparada antecipadamente. A pessoa que vai presidir começa a celebração com os versos da abertura.
1. ABERTURA
Quem preside canta, os demais repetem fazendo o sinal da cruz enquanto canta o primeiro verso:
– Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! (bis)
Vem, não demores mais, vem nos libertar! (bis) – Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito; (bis) Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito. (bis) – Em pé, vigilantes, juntos na oração, (bis)
Vamos ao seu encontro, lâmpadas nas mãos! (bis)
2. SENTIDO DA CELEBRAÇÃO E ACENDIMENTO DA COROA O(a) animador(a), com breves palavras introduz o sentido do domingo: Neste domingo da alegria, pela proximidade da festa do Natal do Senhor, alegremo-nos porque o Senhor está perto.
Acendemos a nossa lâmpada na esperança de ver a luz do Sol nascente irromper a escuridão da noite que estamos atravessando.
Alguém acende a primeira vela da coroa e em seguida reza em atitude orante faz a oração:
Ó Cristo, desejado de todos os corações, tu és o Emanuel, o Deus-conosco! Bendito sejas pela claridade da tua luz que ilumina os nossos passos e nos faz enxergar o tempo da tua visita entre nós. A ti que eras, que és e que vens, nosso louvor para sempre! Amém.
3. SALMO 25[24] COMEP, CD Ofício da novena de Natal, f. 16
“A esperança não decepciona, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado” (Rm 5,5).
Conscientes de nossas limitações e fraquezas, entreguemo-nos nas mãos do Senhor, o Deus da nossa esperança.
Por ti anseia meu coração,
Deus de Jesus, libertação! (bis)
1. A ti, Senhor, elevo a minh’alma,
em ti, meu Deus, sim, muito eu confio:
jamais eu fique envergonhado,
jamais triunfem meus inimigos.
2. Não fica mesmo envergonhada
quem sua esperança em ti coloca;
envergonhado há de ficar
quem sem motivo te abandona.
3. Mostra, Senhor, a mim teus caminhos;
com tua verdade, guia teu servo;
meu Salvador tu és, ó meu Deus,
o dia todo em ti espero!
4. Lembra, Senhor, tua misericórdia
e teu amor, que sempre existiu;
dos meus pecados tu te esqueças,
bom como tu, quem mais já se viu?!
5. Que a retidão me mantenha firme,
pois em ti ponho minha esperança!
Ó Deus, liberta Israel, teu povo,
de toda angústia e desesperança!
6. A ti a glória, Deus Salvador,
teu Filho deste-nos por Maria!
Glória a Jesus e glória ao Divino,
fonte de paz, de amor e alegria!
4. ORAÇÃO
Deus do universo, tu vês o teu povo preparando fervoroso, o natal do Senhor. Dá-nos a graça de trilhar com alegria o caminho que ele nos abriu e celebrar sempre o teu louvor. Por Cristo nosso Senhor.
5. REFRÃO – para acolher o evangelho
Senhor nós te esperamos, Senhor não tardes mais
Senhor nós te esperamos, vem logo vem nos salvar.
6. LEITURA DO EVANGELHO – Mateus 11,2-11
- Uma pessoa da casa faça pausadamente a leitura:
Leitura do Evangelho segundo Mateus
Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: "És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?" 4Jesus respondeu-lhes: "Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!" 7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões, sobre João: "O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. 9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: 'Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti'. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele". Palavra da Salvação.
7. MEDITAÇÃO
Pode-se fazer uma breve partilha sobre a Palavra proclamada e quem preside lê o texto abaixo concluindo a partilha:
11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. João Batista estava preso por
ordem de Herodes Antipas (Mt 4,12). Da prisão ouve falar do que Jesus está fazendo e se decepciona. Ele tinha anunciado um Messias como juiz escatológico, armado de pá e que viria trazendo fogo ao mundo como julgamento de Deus [cf. Mt 3,10 de domingo passado). Agora, na prisão, os discípulos trazem notícias de um Jesus benéfico, disposto a perdoar. E João entra em crise de fé e de respeitabilidade por ter anunciado coisas que não se cumprem, como um falso profeta. Por isso João manda seus discípulos perguntarem a Jesus: “és tu o que devia vir, ou devemos esperar outro?”
A resposta de Jesus coincide com o que ele faz. Jesus vem realizar exatamente o que os profetas prometeram, como Isaías na primeira leitura deste domingo: “os cegos vão enxergar, os mudos vão falar, os joelhos debilitados vão ganhar força. Isso não tira nada da radicalidade de Jesus, que veio para os indefesos em meio a situações de grande hostilidade contra os pobres. João compreende. E Jesus o confirma em sua missão de profeta que está preso por sua fidelidade à Palavra de Deus. “Entre os nascidos de mulher, nenhum é maior do que ele”.
Neste domingo, o grande apelo é que fiquemos firmes. João não é um caniço agitado pelo vento, mas alguém que tem a firmeza de um profeta. O povo desolado pelo exílio, é chamado a firmar os passos vacilantes e reavivar a alegria do retorno [1ª leitura]. Também Tiago recomenda a perseverança e a firmeza do agricultor à espera da chuva para fazer crescer a semente que plantou. E insiste: “não vos queixeis uns dos outros, para que não sejam julgados”.
Neste tempo de advento, reacendemos a lâmpada da nossa espera e deixemos que ecoe em toda a nossa existência o grito insistente e fervoroso: Vem Senhor Jesus! Que ele venha para ativar as mãos enfraquecidas e firmar os joelhos vacilantes; para dar esperança a toda pessoa que busca um sentido para sua vida e ao povo que luta por tempo novo de paz e fraternidade
8. Após a meditação
Mudarei o sertão em açude,
terra seca em olho d’água.
Assim falou o Senhor das andanças,
pra dar a teu povo a esperança.
9. PRECES
Diante da Palavra que escutamos, ofertemos a Deus a nossa prece de intercessão.
Dá-nos Senhor, alegria e firmeza.
- Para que a Igreja prossiga com fervoroso empenho o seu testemunho de fé em Jesus e na missão a serviço dos pequenos, oremos.
- Para que não nos entreguemos ao desânimo, mas confiemos na possibilidade de mudança das pessoas e do mundo, oremos.
- Para que a nossa paciência não seja de resignação, mas amor ativo em defesa das grandes causas a favor da vida, oremos.
Outras preces...
Escuta Senhor, a prece da Igreja que te invoca com confiança, por Cristo, nosso Senhor. Amém.
10. PAI NOSSO - Quem preside faz o convite:
Obedientes à palavra de Jesus, sob a inspiração do seu Espírito que ora em nós, rezemos com confiança a oração que ele nos ensinou: Pai nosso...
11. ORAÇÃO
Ó Deus do universo,
a terra já canta a tua alegria,
pelos tantos sinais do teu reino entre nós.
Escuta nosso pedido neste advento
e livra-nos de toda tristeza e desânimo.
Fortalece em nós o desejo
de orar e trabalhar pela paz no mundo,
pela unidade das Igrejas
e pelo diálogo entre todas as religiões.
Que toda a criação seja liberta
das ações que provocam esgotamento e desiquilíbrio. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Amém.
12. BÊNÇÃO
Que a voz de Deus desperte em nossos corações um profundo desejo de comunhão e de escuta. Amém.
Que disponha na sua paz os nossos dias e nos abençoe, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
BÊNÇÃO À MESA
Antes de sentar-se à mesa quem preside faz a bênção:
Bendito sejas, Senhor Jesus,
Por esta refeição que nos reúne na amizade
e na alegria de preparar o teu natal.
Vem à nossa mesa, fortalece entre nós,
os laços de unidade e o desejo da tua Palavra.
Que sejamos como tu, servidores e servidoras do Reino, para a glória do Pai, bendito pelos séculos. Amém.
Quem preside: Dá, Senhor, pão a quem tem fome.
Todos: E fome de justiça a quem tem pão.
Penha Carpanedo
da congregação Discípulas do Divino Mestre,
membro da Rede Celebra.
www.revistadeliturgia.com.br
desenho Kelly de Oliveira
Tomé
Continuamos, nesta terceira etapa da “caminhada de advento”, a preparar a vinda do Senhor. Chamado “domingo de Alegria”, este terceiro domingo do advento convida-nos à alegria: a vinda do Senhor aproxima-se; a nossa libertação está cada vez mais possível.
Preparando a cabeça, as emoções e a alma:
Em nome do Pai ...
Confesso a Deus ...
Vinde Espírito Santo ...
Oração
Senhor Jesus, neste Advento - tempo de espera e esperança -, abre meus olhos para reconhecer a Tua presença nos fatos da vida, e nas alegrias e tristezas que cercam a minha vida e a vida da minha comunidade.
Jesus eu quero um coração vigilante, capaz de te reconhecer e acolher na simplicidade de vida dos seus pobres, sofredores e marginalizados.
Afasta de mim o medo do deserto e da necessidade de mudança; e ensina-me a viver cada dia como um dom.
Que Maria, sua e minha Mãe, me acompanhe e me leva a reconhecer o presépio acontecendo, onde a Tua luz vence toda escuridão.
Amém.
Chegou o momento de ouvir a Palavra da Bíblia
Is 35,1-6
A situação do povo exilado na Babilónia era bem difícil – só desânimo e frustração. O tempo foi passando e o exílio não terminava. Parecia que Deus tinha esquecido deles. Nesse contexto, o profeta quer revitalizar a esperança do povo e “consolar” os/as desanimados/as. Na mensagem, ele garante que Deus vai intervir. Como? Deus vai julgar e condenar as nações causadores do sofrimento; em seguida, vai derramar a sua bênção sobre o povo e ordenar o retorno a Terra Prometida # A futura felicidade de Jerusalém
¹ O deserto se alegrará, e crescerão flores nas terras secas;
² cheio de flores, o deserto cantará de alegria. Deus o tornará tão belo como os montes Líbanos, tão fértil como o monte Carmelo e o vale de Sarom. Todos verão a glória do Senhor, verão a grandeza do nosso Deus.
³ Fortaleçam as mãos cansadas, deem firmeza aos joelhos fracos.
⁴ Digam aos desanimados: "Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos."
⁵ Então os cegos verão, e os surdos ouvirão;
⁶ os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de alegria. Pois fontes brotarão no deserto, e rios correrão pelas terras secas.
No cenário desolador do exílio da Babilónia, Deus escolha o profeta e o envia para remar contra a maré, no meio de um povo desanimado. O profeta é voz de Deus com a missão de ajudar os desanimados a ver o novo amanhã que vai surgir.
Nós somos preparados e capazes para testemunhar a esperança de Deus?
Como fazer isso acontecer neste Natal?
Mateus 11:1-11
No Evangelho, o próprio Jesus define a missão que o Pai lhe confiou quando o enviou ao encontro dos homens: dar vista aos cegos e tirá-los da escuridão onde se afundam, libertar os coxos de tudo aquilo que os impede de caminhar, curar os leprosos e reintegrá-los na família de Deus, abrir os ouvidos dos surdos que vivem fechados no seu mundo autossuficiente, devolver a vida àqueles que se sentem às portas da morte, anunciar aos pobres a “Boa Notícia” do amor de Deus. Com Jesus, o Reino de Deus chegou à vida e à história dos homens.
² João Batista estava na cadeia e, quando ouviu falar do que Cristo fazia, mandou que alguns dos seus discípulos
³ fossem perguntar a ele: O senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?
⁴ Jesus respondeu: Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo.
⁵ Digam a ele que os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o evangelho.
⁶ E felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim!
⁷ Quando os discípulos de João foram embora, Jesus começou a dizer ao povo o seguinte a respeito de João: O que vocês foram ver no deserto? Um caniço sacudido pelo vento?
⁸ O que foram ver? Um homem bem-vestido? Ora, os que se vestem bem moram nos palácios!
⁹ Então me digam: o que esperavam ver? Um profeta? Sim. E eu afirmo que vocês viram muito mais do que um profeta.
¹⁰ Porque João é aquele a respeito de quem as Escrituras Sagradas dizem: "Aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho."
¹¹ Eu afirmo a vocês que isto é verdade: de todos os homens que já nasceram, João Batista é o maior. Porém quem é menor no Reino do Céu é maior do que ele.
O Pai aponta caminhos, desenha planos, infunde coragem nos fracos, abre os olhos dos cegos, desimpede os ouvidos dos surdos, faz o coxo saltar, faz o mudo cantar; coloca-se ao lado do pobre e do fraco, acolhe os condenados pela sociedade e pelas igrejas. A fé nos garante que Deus não vai nos abandonar nas mãos das forças da morte.
Qual o papel de Deus nessa mudança que precisa acontecer?
Qual o papel nosso nessa mudança das situações?
Como que Deus está nascendo em nosso meio?
Depois de ler, contemplar e ruminar essas duas leituras Bíblicas, o que você tem a dizer para você mesmo/a e para Deus neste 3º domingo de Advento? (Tempo de silêncio).
Salmo 146:
# Louvor a Deus, o Rei eterno
¹ Aleluia! Que todo o meu ser te louve, ó Senhor!
² A vida inteira eu louvarei o meu Deus, cantarei louvores a ele enquanto eu viver.
³ Não ponham a sua confiança em pessoas importantes, nem confiem em seres humanos, pois eles são mortais e não podem ajudar ninguém.
⁴ Quando eles morrem, voltam para o pó da terra, e naquele dia todos os seus planos
se acabam.
⁵ Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança
no Senhor, seu Deus,
⁶ o Criador do céu, da terra e do mar e de tudo o que neles existe! O Senhor sempre cumpre as suas promessas;
⁷ ele julga a favor dos que são explorados e dá comida aos que têm fome. O Senhor Deus põe em liberdade os que estão presos
⁸ e faz com que os cegos vejam. O Senhor levanta os que caem e ama aqueles que lhe obedecem.
⁹ O Senhor protege os estrangeiros que moram em nossa terra; ele ajuda as viúvas e os órfãos, mas faz com que fracassem os planos dos maus.
¹⁰ O Senhor será Rei para sempre. Ó Jerusalém, o seu Deus reinará eternamente. Aleluia!
Oração Final
Dá- nos, Senhor, aquela paz que nos inquieta, que denuncia a paz dos cemitérios, ou até a paz dos lucros fartos.
Dá-nos a paz que que obriga a gente lutar pela paz
A paz que nos sacode com a urgência da chegada de Natal, e a vinda do seu Reino
A paz que nos invade como um vento do Espírito, que bagunça a rotina e dispersa o medo e o sossego da tranquilidade e a oração de refúgio
Paz capaz de derrotar as armas
A paz do pão, e da fome de justiça
Paz da liberdade conquistada
A paz que se faz possível viver sem cercas, sem fronteiras.
Paz do perdão, do retorno, do abraço, do celebrar juntos, do compartilhar.
Essa paz marginal que santifica Belém, agoniza a cruz, e faz a Páscoa triunfar.
Dá-nos, Senhor, aquela paz inquieta que não deixa a gente em paz!
Ó Pai, dá-nos essa paz, a sua paz! Amém