2025 (MMXXV, na numeração romana) ano comum do século 21 que começa na quarta-feira, segundo o calendário gregoriano. A letra dominical será E. A terça-feira de Carnaval ocorrerá a 04 de março e o domingo de Páscoa a 20 de abril. Segundo o horóscopo chinês, será o ano da Serpente, começando a 29 de janeiro. Ano 136 da proclamação da Republica no Brasil. Ano 203 da proclamação da independência por dom Pedro I. Ano 525 da chegada colonial dos portugueses na armada de Pedro Alvares Cabral. Ano 533 da chegada colonial da armada de Cristovão Colombo ao continente americano.
Acontecimentos previstos:
1 de janeiro Obras de Oswald de Andrade, Getúlio Vargas e outros autores do Brasil e Europa falecidos em 1954 entrarão em domínio público.
1 de janeiro - A Bulgária e a Romênia finalizarão o processo de adesão ao Espaço Schengen, eliminando os controles de fronteira terrestre.
Os prefeitos eleitos nas eleições municipais de 2024 deverão ser empossados em suas respectivas cidades.
20 de janeiro - Donald Trump e J. D. Vance deverão ser empossados como 47º presidente e 50º vice-presidente dos Estados Unidos, respectivamente. Início de golpe da ultra direita fascista e perigo nuclear e imperialista para o mundo inteiro.
Maio - Realização do 69° Festival Eurovisão da Canção na Suíça.
Novembro - Brasil sediará a COP 30 na cidade de Belém, no Pará.
2 a 27 de julho - Realização da 14.ª edição do Campeonato Europeu de Futebol Feminino, na Suíça.
14 de outubro - O sistema operacional Windows 10 perderá o suporte pela Microsoft.
Estima-se que em 2025 seja lançado o jogo Grand Theft Auto VI, doze anos após o lançamento de seu antecessor, o Grand Theft Auto V.
Ano Santo em Roma, convocado pelo papa Francisco pela bula Spes non Confundit – A esperança não decepciona. Jubileu ordinário do ano 2025 do nascimento de Jesus, o Cristo. Trigésima celebração desde o primeiro evento no ano de 1300 da era cristã.
Celebração de 1700 anos do Concílio de Niceia em 325 d.C. Em 2025, será celebrado o Ano Santo, para recordar os 1700 anos do Concílio de Niceia. O evento ocorrido ocorreu entre 19 de junho e final de agosto de 325, e contou com a participação de 318 bispos, do mundo oriental de cultura grega, convocados pelo imperador Constantino, e recebendo a aprovação de dois legados do papa São Silvestre I (280-335), os presbíteros Vitor e Vicente. Os debates foram conduzidos pelo bispo Eustáquio de Antioquia (?-337) e por Santo Alexandre (?-326), bispo de Alexandria. A obra central do primeiro Concílio Ecumênico foi a redação e publicação da declaração da fé cristã, sob a forma do Símbolo ou Credo da fé, que será chamado Credo Niceno: “verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerando e não criado, da mesma substancia do Pai, luz de luz - (Iesum Christum Filium Dei, natum ex Patre unigenitum, hoc est de substantia Patris, Deum ex Deo, lumen ex lumine, Deum verum de Deo vero, natum, non factum, unius substantiae cum Patre, quod graece dicunt homousion). Esse Credo foi lido solenemente no Concílio de Éfeso (431), promulgado como lei imperial por Constantino, o Grande (272-337), para enfrentar a heresia ariana. Os cânones definidos pelos padres foram vinte, tratando da vida do clero; do interdito daqueles que se castravam; dos conflitos de jurisdição e prerrogativas das igrejas patriarcais; da interdição de clérigos viverem com mulheres, exceto suas mães e irmãs; da expulsão de clérigos que emprestavam dinheiro com juros; das mudanças de sede episcopais; da ação das diaconisas nas igrejas; dos atos de apostasia (lapsis) e dos excomungados, sob o governo tirano tirânico de Licínio (265-325); e como fixar a data da Páscoa para superar conflitos entre a tradição da Igreja de Antioquia e o calendário lunar judaico; além dos conflitos com arianos, paulianistas, e os discípulos de Novaciano (200-258) ou cátaros; também se decidiu sobre a entrega do viático para moribundos”. Foi marcante foi a presença de bispos torturados pelos imperadores, como Paulo, bispo da Neocesareia na Mesopotâmia, que teve as mãos queimadas e paralisadas na perseguição de Licínio; o bispo São Pafnúncio (?-360), do Alto Egito, com o olho direito perfurado e os tendões de sua perna esquerda cortados, na perseguição de do imperador Diocleciano (243-312). O bispo Potamião de Heraclea (300-364), teve seu olho extirpado”.
Mundial de Clubes da FIFA com 32 times em 2025 nos Estados Unidos da América.
Campanha da Fraternidade 2025 promovida pela CNBB na quaresma com o tema da Ecologia Integral e o lema: Deus viu que tudo era muito bom ( Gn 1,31).
800 anos do Cantico das criaturas composto por São Francisco de Assis.
Curiosidades estatísticas globais:
Há 10 mil anos atrás a Terra contava 5 milhões de habitantes.
A população mundial era de 250 milhões de habitantes no ano um da era Cristã.
Em 1600 havia na Terra 500 milhões de pessoas.
Em 1800 havia 1 bilhão de habitante.
Em 1900 contamos com1 bilhão e 650 milhões.
Em 1960 temos 3 bilhões.
Em 1975 contamos 4 bilhões.
Em 1994 havia 5 bilhões.
Em 2000 contamos 6 bilhões.
Em 2025 contamos 8 bilhões.
A projeção média da ONU é que a população mundial chegue a 8,6 bilhões em 2030 e 11,2 bilhões em 2100.
QUATORZE CARDEAIS COMPLETAM 80 ANOS E NÃO VOTAM
1. 22/01/1945, Christoph Schönborn, O.P., Arcebispo de Viena e ordinário dos fieis de ritos orientais, Áustria. Lema episcopal: Vos autem dixi amicos (Eu os chamo de amigos – João 15,15). Cardeal presbítero da Igreja de Gesù Divin Lavoratore. Nascido em Skalsko, Litoměřice, República Tcheca. Pertence ao grupo de 23 cardeais nascidos na República Tcheca. Pertence ao grupo de 30 cardeais da Aústria. Criado por São João Paulo II em 21/02/1998. Idade atual: 79,85 anos.
2. 01/03/1945 - Fernando Vérgez Alzaga, L.C. (Legionários de Cristo), Presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e Presidente do Governorato do Estado da Cidade do Vaticano. Lema episcopal: Christus in vobis spes gloriae. Nascido em 01/03/1945 em Salamanca, Espanha. Em 25/12/1965 fez sua profissão perpétua na Congregação dos Legionários de Cristo e foi ordenado presbítero em 26/11/1969, pelo cardeal Ildebrando Antoniutti. Mestrado em filosofia e teologia na Pontificia Università Gregoriana e diploma pela Escola de Arquivistica, junto ao Arquivo Secreto do Vaticano. Em 01/08/1972 começa seu serviço junto à Santa Sé na Congregação para os Institutos de vida Consagrada e sociedades de vida apostólica; em abril de 1984 é transferido para o Pontifício Conselho para os leigos; em junho de 2004, nomeado chefe da Oficina da Internet da Santa Sé; em 10 de janeiro de 2008 foi nomeado Diretor de Telecomunicações do Estado da Cidade do Vaticano. Em 30/08/2013 nomeado Secretário Geral do Governo da Cidade do Vaticano e em 15 de outubro foi sagrado bispo com a sede titular de Villamagna di Proconsolare. Em 29/09/2020 foi nomeado membro da Comissão para matérias reservadas. Em 08/09/2021 o papa Francisco o faz Presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e Presidente do Governo da Cidade Estado, com o titulo pessoal de arcebispo. Substituiu o cardeal Giuseppe Bertello na função de Presidente. Cardeal diácono da igreja romana de Santa Maria della Mercede e Sant´Adriano a Villa Albani. Fala italiano e espanhol. Pertence ao grupo de 203 cardeais espanhóis na história da Igreja. Primeiro cardeal dos Legionários de Cristo. Criado por Francisco em 27/08/2022. Idade atual: 79,74 anos.
3. 06/04/1945, Celestino Aós Braco, O.F.M. Cap., Arcebispo emérito de Santiago do Chile, chileno-hispânico. Lema episcopal: Amar y servir. nascido em 06/04/1945 em Artaiz, Pamplona, Espanha. Pertence ao grupo de 203 cardeais espanhóis. Perence ao grupo de oito cardeais chilenos na história. Cardeal presbítero da igreja romana de Santi Nereo ed Achilleo. Ordenado presbítero do clero religioso em 30/03/1968 na Espanha, como frade capuchinho. Sagrado bispo em Copiapó, Chile em 18/10/2014 por nomeação do papa Francisco como bispo da diocese chilena de Copiapó. Transferido para arcebispo de Santiago em 11/01/2020 depois de ter sido administrador apostólico a partir de 23/03/2019. A arquidiocese de Santiago conta com 4,2 milhões de católicos, 767 presbíteros, 385 diáconos casados permanentes, 899 irmãos, 983 religiosas consagradas atuando em 212 paróquias. O Chile e a igreja chilena viveram momento traumático em 2020 com muitos crimes de pedofilia e acobertamento no clero chileno. Fala espanhol. Licenciatura em Psicologia. Criado por Francisco em 28/11/2020. Idade atual: 79,64 anos.
4. 19/04/1945, George Alencherry, Arcebispo Maior emérito de Ernakulam-Angamaly (rito oriental siro-Malabar), India. Lema episcopal: Service in dialog of truth and love (Serviço no diálogo da verdade e da caridade). Cardeal presbítero da Igreja de San Bernardo alle Terme. Nascido em Thuruthy, Índia. Pertence ao grupo de quinze cardeais indianos da história. Criado por Bento XVI em 18/02/2012. Idade atual: 79,61 anos.
5. 16/05/1945, Carlos Osoro Sierra, Arcebispo emérito de Madrid, Espanha. Lema episcopal: Per Christum et cum ipso et in ipso (Por Ele, com Ele e Nele). Cardeal presbítero da Igreja Basílica Santa Maria in Trastevere. Nascido em Castañeda, Santander, Espanha. Pertence ao grupo de 203 cardeais espanhóis de toda a história da Igreja. Criado por Francisco em 19/11/2016. Idade atual: 79,53 anos.
6. 15/06/1945, Robert Sarah, Prefeito emérito da Congregação para a Divina Liturgia e a Disciplina dos Sacramentos, Cúria Romana. Lema episcopal: Sufficit tibi gratia mea (Minha graça é suficiente para você). Cardeal presbítero da Igreja Basilica San Giovanni Bosco (in Via Tuscolana). Nascido em Ourous, Guinea Francesa-Conakry. Primeiro cardeal guineense da história. Criado por Bento XVI em 20/11/2010. Idade atual: 79,45 anos.
7. 04/07/1945, Stanisław Ryłko, Arciprestre da Basílica de Santa Maria Maior, Cúria Romana. Lema episcopal: Lux mea Christus (Cristo é a minha luz). Cardeal presbítero da Igreja Basílica Sacro Cuore di Cristo Re. Nascido em Andrychów, Cracóvia, Polônia. Pertence ao grupo de 39 cardeais poloneses de toda a história. Criado por Bento XVI em 24/11/2007. Idade atual: 79,40 anos.
8. 21/07/1945, Joseph Coutts, Arcebispo emérito de Karachi, Paquistão. Lema episcopal: Harmonia. Cardeal presbítero da Igreja do Bonaventura da Bagnoregio. Nascido em Amritsar, Lahore, Paquistão. São dois cardeais paquistaneses na história. Criado por Francisco em 28/06/2018. Idade atual: 79,35 anos.
9. 22/08/1945 - Timothy Peter Joseph RADCLIFFE, O.P., presbítero inglês e teólogo dominicano, Membro da Ordem dominicana. Nascido em Hendon, Londres, Inglaterra, em 22/08/1945. Votos solenes como frade dominicano em 1965. Fez seus estudos em Oxford e Paris. Foi professor de Sagradas Escrituras em Oxford. Ordenado presbítero em 1971. Ativo ator em favor da paz mundial e em favor dos doentes de AIDS. Foi prior de 1982 a 1988 do convento de Oxford, provincial da Inglaterra de 1988 al 1992 e, Mestre Geral da Ordem Dominicana entre 1992 a 2001. Orador, conferencista, pregador e escritor internacional, membro da CAFOD e da comissão teológica da Caritas internacional. Doutor honoris causa da Universidade de Oxford e outras instituições na França, Italia e USA. Em 2007 recebeu o prêmio Michael Ramsey Prize por seus escritos de teologia. Presbítero há 53 anos. Cardeal da diaconina Diaconia di SS. Nomi di Gesù e Maria in via Lata Pertence aos 37 cardeais do Reino Unido em toda história da Igreja. SEXAGESIMO PRIMEIRO cardeal da Ordem Dominicana em toda história da Igreja. A Ordem dos Pregadores foi fundada em Tolouse em 1215 e aprovada em 22/12/1216 pelo papa Honório III (em breve 809 anos). Estão presentes em 80 países vivendo em 529 conventos reunindo 5.503 membros. Atualmente há 43 bispos dominicanos vivos no mundo (um bispo no Brasil). Os falecidos somam 1899 bispos em todo o planeta (treze dominicanos falecidos do Brasil). Criado cardeal pelo papa Francisco em 07/12/2024 e dispensado de uso da veste de cor púrpura podendo usar o traje branco da Ordem Dominicana. Idade atual: 79,4 anos. Não será ordenado bispo. O total de cardeais criados a partir do ano 404 até 07/12/2024 perfaz o número de 2.882 purpurados sendo 2.564 do continente europeu.
10. 08/09/1945, Vinko Puljic, Arcebispo emérito de Sarajevo, Bosnia-Herzegovina. Lema episcopal: Po Mariji u vjeri, nadi i ljubavi (Com Maria na fé, esperança e caridade). Cardeal presbítero da Igreja de Santa Chiara a Vigna Clara. Nascido em Prijecani, Bósnia. Primeiro cardeal da Bósnia-Herzegovina. Criado por São João Paulo II em 26/11/1994. Idade atual: 79,22 anos.
11. 15/10/1945, Antonio Cañizares Llovera, Arcebispo emérito de Valencia, Espanha. Lema episcopal: Fiat voluntas tua (Faça-se a tua Vontade). Cardeal presbítero da Igreja Basílica de San Pancrazio. Nascido em Utiel, Valencia, Espanha. Pertence ao grupo de 203 cardeais espanhóis em toda história. Criado por Bento XVI em 24/03/2006 . Idade atual: 79,11 anos.
12. 08/11/1945, Vincent Gerard Nichols, Arcebispo de Westminster, Inglaterra, Grã-Bretanha. Lema episcopal: Fortis ut Mors Dilectio (O amor é mais forte que a morte). Cardeal presbítero da Igreja de Santissimo Redentore e Sant´Alfonso in Via Merulana. Nascido em Crosby, Liverpool, Inglaterra. Pertence ao grupo de 37 cardeais do Reino Unido da história eclesiástica católica. Criado por Francisco em 22/02/2014. Idade atual:79,05 anos.
13. 22/12/1945, Jean-Pierre Kutwa, Arcebispo emérito de Abidjan, Costa do Marfim. Lema episcopal: Ut Omnes Unum Sint (Para que todos sejam um). Cardeal presbítero da Igreja de Santa Emerenziana a Tor Fiorenza. Nascido em Blockhauss, Costa do Marfim. São quatro cardeais de Costa do Marfim na história da Igreja. Criado por Francisco em 22/02/2014. Idade atual: 78,93 anos.
14. 31/12/1945, Philippe Nakellentuba Ouédraogo, Arcebispo emérito de Ouagadougou, Burkina Faso. Lema episcopal: Unis dans l’amour, annonçons Jésus Christ (In vinculo Caritatis, annuntiemus Iesum Christum - Com laços de amor, anunciemos Jesus Cristo). Cardeal presbítero da Igreja de Santa Maria Consolatrice al Tiburtino. Nascido em Konéan, Burkina Faso. São dois cardeais burquinenses na historia da Igreja. Criado por Francisco em 22/02/2014. Idade atual: 78,91 anos.
Bispos brasileiros que se aposentam em 2025 ao completar 75 anos
1. Cardeal Orani João Tempesta, O. Cist., Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro-RJ, criado 22/02/2014 pelo papa Francisco, eleitor (paulista, *23/06/1950).
2. Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, O.F.M., (06/11/1950vivo) nascido em Forquilhinha, Santa Catarina, diocese de Criciúma, Arcebispo metropolitano de Manaus, no Brasil. Eleitor. Catarinense. Criado em 27/08/2022 pelo papa Francisco.
3. Arcebispo Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém do Pará-PA (mineiro, *26/05/1950).
4. Arcebispo Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora, MG (mineiro, *09/10/1950).
5. Bispo Carlos Verzeletti, Bispo de Castanhal, PA (italiano, *08/09/1950).
6. Bispo Fernando Arêas Rifan, Administrador Apostólico de São João Maria Vianney, Campos dos Goytacazes, RJ (carioca, *25/10/1950).
7. Bispo Guilherme Antônio Werlang, M.S.F., Bispo de Lages, SC (catarinense, *05/08/1950).
8. Bispo Tarcísio Scaramussa, S.D.B., Bispo de Santos, SP (capixaba, *19/09/1950).
DÉCADAS COMEMORATIVAS
2016-2025 - Década de ação sobre a nutrição – pela ONU.
2021/2030 – Década Internacional da Oceanografia para o Desenvolvimento Sustentável
01/01/2015 – posse da presidente Dilma Rousseff, reeleita para mandato até 31/12/2018. Foi deposta por golpe conjunto do judiciário e parlamento em 2016.
24/05/2015 – Publicação da Enciclica papal Laudato Si´ promulgada pelo papa Francisco – Jorge Mario Bergoglio (2013-atual). Questão da interligação da Terra e de todos os seres. Ecologia integral.
13/07/2015 - Falecimento na Itália, de Arturo Paoli, padre e missionário italiano, que pertenceu à Congregação dos Pequenos Irmãos de Jesus. Nascido em 30 de novembro de 1912 em Luca, Itália.
24/07/2015 – falece o líder operário italiano Vito Giannotti, nascido em Comuna de Luca em 1943. Atuante líder da Oposição Sindical Metalurgica de São Paulo.
20/11/2015 – falecimento do padre jesuíta José Maria Herreros Robles, SJ. às 22h15, em Belo Horizonte - MG.
29/11/2015 – falecimento da irmã Teolide Maria Trevisan, ICM, em Santa Maria, RS.
Quinze anos - Ano 2010
O ano de 2010 foi designado como o Ano Internacional da Biodiversidade, pela ONU e o Ano Nacional Joaquim Nabuco, no Brasil.
17 de outubro — O Papa Bento XVI realiza a canonização da australiana Mary MacKillop.
Vinte anos - 2005
12 de fevereiro – assassinato de irmã Dorothy Mae Stang, Anapu, na Amazonia.
13 de fevereiro – morte de irmã Lucia de Jesus dos Santos, vidente de Fátima.
02 de Abril - Morte do Papa São João Paulo II
19 de Abril - Após quatro votações, o conclave elege Joseph Cardeal Ratzinger como Papa, que assume o nome de Bento XVI.
24 de abril - O Papa Bento XVI assume o Pontificado Oficialmente na Santa Missa de Início do Ministério Petrino na Praça de São Pedro na Cidade do Vaticano.
Vinte e cinco anos – 2000
21/01/2000 – Levante indígena e popular no Equador.
03/03/2000 – Regressa ao Chile o ditador Pinochet, depois de 503 dias de detenção em Londres.
05/06/2000 - A Corte de Recursos de Santiago retira a imunidade de Pinochet, com 109 acusações nos tribunais.
16/07/2000 – Morre Elsa M. Chaney (nascida em 1930), feminista estadounidense, autora de estudos sobre as mulheres na A. L.
12/08/2000 – falecimento em Santo André-SP, do padre suíço e missionário no Brasil, Fredy Kunz, padre Alfredinho, nascido na Suiça em 09/02/1920.
19/11/2000 – Fujimori renuncia à presidência do Peru, por fax diretamente do Japão para onde havia fugido.
20/11/2000 – Condenado à prisão perpétua Enrique Arancibia, ex‑agente da DINA chilena, por atentado contra o general Prats, em Buenos Aires, em 30/09/1974.
01/12/2000 – O juiz Guzmán sentencia a detenção domiciliar e abertura de processo contra Pinochet.
TRINTA ANOS – 1995: 19 de abril - atentado com carro-bomba matam duas centenas de pessoas em Oklahoma City, EUA. Crime organizado por Timothy Mc Beigh, da Milícia de Michigan, grupo paramilitar da ultradireita norte-americana.
40 anos 1985
21 de abril - Tancredo Neves, primeiro-ministro do Brasil de 1961 a 1962 e eleito presidente da República do Brasil, não chegando a tomar posse por ter falecido (n. 1910).
45 anos – 1980 – descoberta da grande jazida de ouro de Serra Pelada, no Pará que levou milhares de migrantes para região. Será comandada por forças do exército e do torturador e assassino Coronel Curió.
Restabelecimento das eleições diretas para governador e fim dos senadores biônicos no Brasil ainda sob tutela militar ditatorial.
CINQUENTA ANOS – 1975
04/01/1975 – José Patrício León, «Pato», animador da JEC e militante político, desaparecido no Chile.
21/03/1975 – Carlos Dormiak, salesiano, assassinado devido à sua linha libertadora, Argentina.
27/05/1975 – O quéchua é oficializado no Peru.
25/06/1975 – «Os mártires de Olancho» – Iván Betancourt e Miguel «Casimiro», padres, e sete companheiros camponeses hondurenhos, mártires.
30/06/1975 – Dionisio Frías, lider camponês, mártir das lutas pela terra na República Dominicana.
05/07/1975 - O tenista negro americano Arthur Ashe torna-se o primeiro homem negro a vencer em Wimbledon, o titulo de campeão de tênis individual.
20/10/1975 – martírio de Raimundo Hermann, padre norte-americano, pároco entre os quéchuas, mártir dos camponeses da Bolívia.
25/10/1975 – Wladimir Herzog, jornalista, assassinado pela ditadura militar, São Paulo.
31/10/1975 – culto inter-religioso na Catedral da Sé pelo assassinato do jornalista Vladimir Herzog. Presentes: dom Paulo cardeal Arns, Rabino Henry I. Sobel e pastor presbiteriano Jaime N. Wright, dom Helder P. Camara e outros líderes religiosos.
21/11/1975 – Massacre de La Unión, Honduras – matança de lavradores por mercenários a soldo de latifundiários.
28/11/1975 – A Frente Revolucionária por um Timor Leste Independente declara a independência de Portugal.
02/12/1975 – Dia nacional do Laos que comemora a derrubada do rei Savang Vatthana pelo regime comunista.
07/12/1975 – O governo militar da Indonésia invade o Timor e faz mais de 60 mil mortos em apenas dois meses. Em 20 anos de ocupação, foram mais de 200 mil pessoas assassinadas, ou seja, 1/3 da população, genocídio desconhecido pelo Ocidente.
15/12/1975 – Daniel Bombara, membro da JUC, mártir dos universitários comprometidos com os pobres na Argentina.
Morte do ditador espanhol Francisco Franco e é reintroduzida a monarquia.
Angola se torna independente de Portugal.
Guerra civil no Líbano.
Fim da Guerra do Vietnã com vitória dos comunistas vietcongues e derrota dos EUA com a morte de 46 mil soldados.
Canto e compositor Raul Seixas lança o disco Gita.
Bill Gates e Paul Allen fundam a empresa de softwares Microsoft.
Primeira aterrissagem e fotos do planeta Vênus.
Publicação pelo papa Paulo VI da Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, em 8 de dezembro.
55 anos – 1970
morte de Charles de Gaulle e de Ho-Chi-Ming
O senado italiano aprova a lei do divórcio no mês de outubro.
Viagem do papa Paulo VI ao Oriente em 26 de novembro.
Santa Teresa de Avila proclamada doutora da Igreja em 27 de setembro.
Canonização de São João de Avila em 31 de maio.
Morte de François Mauriac.
60 anos - 1965
1965 os generais ditadores impõe o AI2 instituindo o bipartidarismo com Arena e MDB.
Morte de W. Churchill.
Crise do Mercado comum (agricultura).
Lei sobre o direito de voto dos negros.
Golpe militar na Indonésia.
Lançamento da Encpiclica Mysterium Fidei.
Papa Paulo VI discursa nas Nações Unidas em Nova York em 04 de outubro.
Reforma do Santo Oficio em 06 de dezembro.
Suspensas as mutuas excomunhões de 1054 de Roma e Constantinopla (católicos e ortodoxos) em 07 de dezembro.
Encerramento do Concílio Vaticano Segundo em 08 de dezembro.
Morte de Paul Tillich
Morte de Daniel-Rops.
Morte de Le Corbusier
Morte de T. S. Elliot
Morte de Albert Schweitzer
.
70 ANOS – 1955 – Conferencia atômica em Genebra.
Simplificação das rubricas na liturgia romana.
Renovação da Semana Santa.
Primeira cirurgia de coração aberto.
Criado o coração e o pulmão artificiais.
Morte de Albert Einstein
Morte de padre jesuíta Pierre Teilhard de Chardin
Morte de Alexander Fleming.
Claude Levi-Strauss publica Tristes trópicos.
75 ANOS – 1950
17/05/1950 – Reúne-se no Rio de Janeiro, Brasil, o Conselho Nacional de Mulheres Negras.
22/09/1950 - O primeiro vôo do jato non-stop entre o Reino Unido e os EUA.
30/10/1950 – Levante nacionalista em Porto Rico, liderado por Pedro Albizu Campos.
01/11/1950 – Os nacionalistas portorriquenhos Oscar Collazo e Griselio Torresola atacam a Casa Blair como parte do levante de Jayuya.
Início da Guerra da Coreia.
Jordânia anexa a Palestina árabe.
Ano Santo com a publicação da encíclica Humani Generis.
Proibição de todas as congregações religiosas na Hungria.
Definição do Dogma da Assunção de Maria em 01 de novembro.
Pax Christi se torna movimento internacional.
Yves Congar publica Verdadeira e falsa reforma.
Pablo Neruda publica Canto Geral do Chile.
Ungaretti publica A terra prometida.
80 ANOS – 1945
Criação da Organização das Nações Unidas ONU – ao substituir a Liga das Nações.
Heitor Villa-Lobos termina a composição do ciclo das Bachianas Brasileiras.
Josip Broz Tito unifica as repúblicas conformando a Iugoslávia ao implantar o regime comunista.
EUA realizam o ato terrorista e genocida contra o Japão lançando duas bombas atômicas contra população civil em Hiroshima e Nagasaki.
O poeta modernista Carlos Drummond de Andrade publica Rosa do Povo.
Adolf Hitler se suicida em um bunker em Berlim.
Criação do Fundo monetário internacional.
Fim do Estado Novo e retorno ao pluripartidarismo.
Processos da Justiça de Transição dos crimes de guerra e tirania em Nuremberg a partir de 20 de novembro.
A. Huxley publica A Filosofia perene.
85 anos – 1940 – Ataques alemães contra Noruega, Holanda, Bélgica e França.
Capitulação belga.
Itália entra na guerra em 10 de junho.
Morte do cardeal francês Verdier em 9 de abril.
Utilização do radar.
90 anos – 1935
Itália invade a Eitópia.
Concordata da Santa Sé com a Iugoslávia.
Gabriel Marcel publica Etre et avoir.
P. Claudel publica O poeta olha a cruz.
T. S. Elliot publica Assassinato na catedral.
95 anos
1930 – Vitória nazista nas eleições alemãs.
Agravamento da crise econômica americana e mundial.
Termina a ditadura de Primo de Rivera.
Nomeado como Secretário de Estado Eugenio PAcelli.
Lançada a Enciclica Casti Conubii, pelo papa Pio XI em 31 de dezembro.
Nascimento da Juventude Estudantil Católica JEC.
Claude e Boucherot realizar experiência sobre a energia térmica dos mares.
Stravinski lança Sinfonia dos salmos
Malraux lancça O Caminho Real.
Ortega y Gasset lança A rebelião das Massas.
Lançado o filme Aleluia, de King Vidor.
CENTENARIO – 1925
• 04/03 - Inezita Barroso, cantora, apresentadora, atriz e instrumentista brasileira (m. 2015).
• Juan Luís Segundo, S.J. (Montevidéu, Uruguai em 31/03/1925 e falecimento em 17/01/1996 Uruguai), padre católico jesuíta e teólogo uruguaio, considerado um dos expoentes da Teologia da Libertação na América Latina. Em 1941, Ingressou na Companhia de Jesus. Entre 1945 e 1948, estudou filosofia na Argentina. Em 1955, foi ordenado como sacerdote. Em 1956, obteve licenciatura em teologia pela Universidade Católica de Lovaina. Em 1961, obteve doutorado em Letras pela Universidade de Sorbonne. Foi um dos fundadores e diretor do Centro de Investigação e Ação Social Pedro Fabro (CIAS) de Montevidéu e colaborador assíduo da revista "Perspectivas de Diálogo". Professor em centros teológicos de vários países da América Latina e nas Universidades da República do Uruguai, Harvard e Chicago. Sua obra "La historia perdida y recuperada de Jesús de Nazaret. De los Sinópticos a Pablo" foi premiada na França. É considerado um dos fundadores da teologia da libertação, juntamente com Leonardo Boff, Gustavo Gutiérrez, Segundo Galilea, Rubem Alves e José Comblin, ao contribuir com obras como: "De la sociedad a la teología" (1970) e "Liberación de la teología" (1975).
• 19/05 - Malcom X, ativista afro-americano (m. 1965).
• 03/06 - Tony Curtis, ator norte-americano (m. 2010).
• 29/06 - Giorgio Napolitano, político italiano; ex-presidente da Itália (m. 2023).
• 16/09 - B. B. King, guitarrista de blues, compositor e cantor estadunidense (m. 2015)..
• 13/12 - Dick Van Dyke, ator estadunidense.
No Brasil houve um estudioso exemplar de sua obra, o livre-docente Afonso Maria Ligorio Soares (falecido).
19/04/1925 – Desembarque de marines em La Ceiba, Honduras.
02/07/1925 – Nasce o revolucionário africano Patrice Lumumba.
05/08/1925 – Em Gales, o partido político nacionalista Galês Plaid Cymru é fundado por membros do Byddin Ymreolwyr Cymru e de Y Mudiad Cymreig. Plaid Cymru se traduz como o partido Gales.
12/10/1925 – 600 marines desembarcam no Panamá.
28/12/1925 – A Coluna Prestes ataca Teresina, Piauí, Brasil.
O cineasta russo Eisenstein homenageia a revolução russa com o filme O Encouraçado Potemkin.
Louis Amstrong inicia com o grupo Hot Five, as gravações que revolucionam o jazz.
Walter Gropius projeta o prédio da Escola Bauhaus, fundada em 1919.
Tratado de Lucarno em 16 e outubro
Itália governada pelo partido único fascista de Mussolini.
Canonização de Santa Teresa do Menino Jesus em 17 de maio.
Perseguição religiosa no México.
Lagrange publica o Evangelho segundo São João.
Millikan descobre os raios cósmicos.
Ortega y Gasset publica A desumanização da arte.
Primeira exposição surrealista.
Miguel de Unamuno publica A agonia do cristianismo.
Publicação pelo papa Pio XI, da encíclica Quas primas, que institui a Festa de Cristo Rei, em 11 de dezembro.
Em Estocolmo ocorre a primeira Conferencia Ecumênica Mundial contando com a iniciativa do arcebispo luterano de Upsala, Nathan Soderblom (falecido em 1931), apoiado por Wilfred Monod, George Bell e outros. Origem do grupo “Vida e Ação (Life and Work). Estiveram presentes 31 igrejas representadas.
Fundação da Sociedade de São Columbano, na Irlanda, para enviar missionários para a China.
Fundação “Medical Mission Sisters”, na cidade de Washington, por Ana Dangel.
Primeira Universidade de Estado de tipo moderno é erigida no Cairo, Egito.
110 ANOS – 1915
Itália entra na guerra.
Fundação da União missionaria do clero.
Lançado o filme The Birth of a Nation, de Griffith.
120 anos – 1905
Lei da separação da Igreja do Estado na França em 09 de dezembro.
Primeira revolução na Rússia.
Desenvolvimento da crise modernista na Igreja Católica.
Sertillanges publica Socialismo e cristianismo.
Einstien publica a teoría da relatividade restrita.
H. Poincaré publica O valor da ciencia.
Freud publica a Teoria da sexualidade.
Unamuno publica a Vida de Don Quijote y Sancho.
125 anos 1900
Quinto Congresso Socialista internacional em Paris.
Fundado na Inglaterra o Partido Trabalhista e a Federação Geral de Trade Union.
Guerra dos boxers na China.
Na Itália - Rei Vitor Emanuel III.
Fundação da Universidade de Utrecht, Países Baixos.
Fundação da União Geral dos sindicatos cristãos.
Max Planck publica a Teoria dos quanta.
Zeppelin constrói o primeiro dirigível.
Freud publica a Interpretação dos sonhos.
Benedetto Croce publica Materialismo histórico e economía marxista.
A.D. Sertillanges, OP, publica A arte e a moral.
25 de agosto - Morte de Friedrich Nietzsche.
130 anos – 1895
Guerra de Cuba
Fundação do prêmio Nobel da Paz.
Lei do ensino religioso obrigatório na Bélgica.
Roentgen descobre os Raios-X.
Trabalhos de Branly sobre rádio
Primeiros filmes de Louis Lumière.
Theodor Herzl publica Estado judaico.
Tolstoi publica O poder das trevas
Miguel de Unamuno publica Em torno ao casticismo.
Maragall publicas Poesias.
135 anos – 1890
Surge o partido operário como primeira organização popular no Brasil.
Aluísio Azevedo escreve o romance naturalista O Cortiço.
Memória do dia da classe trabalhadora em primeiro de maio.
Conferencia internacional de Berlim para a proteção do trabalhador.
Destituição de Bismarck.
Lançada a Encíclica Sapientae Christianae.
Lagrange funda a Escola Bíblica d Jerusalém.
William James e os princípios da psicologia.
Paul Valéry publica Narciso.
Emile Zola publica: A besta humana.
140 anos – 1885
Chiquinha Gonzaga compõe a opereta: A corte na Roça.
Governo imperial promulga a lei dos sexagenários.
Conferência de Berlim esquarteja a África entre países coloniais europeus: França, Alemanha, Reino Unido, Portugal e Espanha. Segue a exploração.
Gottlieb Daimler e Carl Benz inventam o automóvel na Alemanha.
Fundação do Partido Operário na Bélgica.
Medidas internacionais contra a escravidão.
Morre na Espanha o Rei Alfonso XII.
Promulgada a Encíclica Papal Immortale Dei.
Papa Leão XIII se torna árbitro entre Alemanha e Espanha na disputa pelas ilhas Carolinas.
A Igreja ortodoxa da Romênia se declara autocéfala.
Jaume Ferrán descobre a vacina contra cólera.
Pasteur inocula a vacina antirrábica.
Jean-Martin Charcot descobre os centros funcionais do cérebro.
Ruben Dario publica Epistolas e poemas.
Friedrich Nietzsche publica Assim falava Zaratustra.
E. Zola publica Germinal.
Irrompe na arte o expressionismo.
150 ANOS – 1875
lançamento da carta Encíclica Quod nunquam, com exortações para o clero católico.
200 anos – 1825
07/09/1822 – Dia da Independência no Brasil ou Festa do Sete de setembro. A independência do Brasil frente a Portugal só será reconhecida em 29/08/1825.
13/01/1825 – É fuzilado Frei Caneca, revolucionário republicano, da Confederação do Equador, por ordem do Governo central.
O explorador Stanley penetra no rio Congo.
Constituição da Terceira República Francesa.
Congresso de Gotha – união dos partidos operários alemães.
Alfonso XII como Rei da Espanha.
As congregações religiosas são expulsas da Alemanha no mês de maio.
Fundação dos Institutos Catolicos de Paris, Lyon e Angers.
Fundação da Sociedade do Verbo Divino SVD., por Arnaldo Janssen.
Primeiro automóvel a vapor por A. Bollé.
Descoberta dos cromossomas por Flemming.
Mark Twain lança Tom Sawyer.
Friedrich Nietzsche lança Humano, demasiado humano.
Carta Encíclica Caritate Christi em 01 de janeiro, para celebrar o ano jubilar.
250 anos 1775 – Primeira encíclica pontifícia dos tempos modernos, publicada pelo papa Pio VI (Giovanni Angelo Braschi) em 25/12/1775 com o titulo Inscrutabili divinae Sapientiae, como carta programa de seu papado.
300 anos 1725 – morte de Pedro, o Grande.
390 anos 1715 1 de setembro – morte de Luís XIV de França, em Versalhes.
400 anos 1625 – os frades dominicanos chegam a Ilha de Formosa.
Fundação da Congregação da Missão (Lazaristas) por São Vicente de Paulo.
Chegada ao Canadá de João de Brébeauf, sj., com a primeira equipe de padres jesuítas.
490 anos – 1535
500 anos - 1525
17/05/1525 – Fundação de Trujillo, Honduras.
Começo da crise anabatista na Reforma. Nos Países Baixos o reformador Menno Simons lança os fundamentos do que se tornariam os menonitas.
600 anos – 1425 - morte de Lorenzo Monaco ou Piero di Giovanni, pintor de Florença, na Itália (n. 1370).
Morte de Madhava de Sangamagrama, matemático indiano (n. 1350).
Ano 1325 - 06/08/1325 – Astecas fundam a cidade de Tenochtitlán, no atual México.
Ano 1225 – nascimento de Santo Tomás de Aquino.
Ano 1125 – construção de Angkor-Vat.
MIL ANOS Ano 1025 – início da ruptura da comunhão entre as igrejas por conta das questões complexas do Filioque introduzido no Credo pelo papa Bento VIII em 1014.
Abadia de Montserrat, Espanha celebra os 1.000 anos de sua fundação
Ano 925
Ano 825
Ano 725 – promulgado o Edito do imperador Leão III contra o culto de imagens. Começam as querelas iconoclastas. Origem das seitas dos bogomilos entre os eslavos, cátaros e albigenses entre os ocidentais.
Ano 625 – inicio do pontificado de Honório I (até 638).
Ano 525 - No ano 525, Dionísio, o Exíguo, desenvolveu o sistema de datação Anno Domini (AD), que significa "ano do Senhor" em latim. Esse sistema foi a base para a era cristã, que é contada a partir do nascimento de Jesus.
Ano 425 – supressão do patriarcado judaico por Teodosio II.
Ano 325 – 1700 anos em que o imperador Constantino reúne o Concilio de Niceia, sob seu comando imperial, contra a gnose e o arianismo. A Igreja de Alexandria triunfa sobre o racionalismo da escola de Antioquia. Proclamado o Credo niceno. Evento ocorre na cidade de Niceia de 20 de maio a 25 de julho com a presença estimada de 318 bispos (cinco ocidentais). Era papa de Roma, Silvestre I.
Ano 225 – anáfora eucarística mariana - "Nós te damos graças, ó Deus, para o seu filho amado Jesus Cristo, a quem nos enviou nos últimos tempos (as) Salvador, Redentor e mensageiro do teu propósito, que é a sua palavra inseparável de quem você todos criados e que, em sua boa vontade, você enviou do céu para o ventre de uma virgem e que foi concebido, encarnado e manifestado como seu Filho, nascido do Espírito Santo e a virgem.É ele quem, cumprindo a sua vontade e procurando um povo santo, estendeu as mãos enquanto sofria para libertar do sofrimento aqueles que confiam em você. Enquanto ele se entregava ao sofrimento voluntário, para destruir a morte e quebrar os grilhões do diabo, pisotear o inferno, trazer os justos à luz, estabelecer a regra (da fé?) E manifestar a ressurreição, levando pão, ele te deu graças e disse: Tome, coma, este é o meu corpo que está quebrado por você. Da mesma forma o cálice, dizendo: Este é o meu sangue que é derramado por você. Quando você fizer isso, faça isso em memória de mim. Lembrando-se de sua morte e ressurreição, oferecemos-lhe este pão e cálice, dando graças por aquilo que julgaste digno de estar diante de ti e de servir-te como sacerdote. E pedimos que enviem o seu Espírito Santo para a oblação da Santa Igreja. Reunindo-os, dê a todos aqueles que participam de seus (misteriosos) santos (para participar) para serem cheios do Espírito Santo, para o fortalecimento da (sua) fé na verdade, para que nós louvar e glorificá-lo através do seu Menino Jesus Cristo, por quem você se gloriar e honrar com o Espírito Santo em sua santa Igreja, agora e para todo o sempre, amém. " (Anáfora Eucarística, Tradição Apostólica, ano 225 d.C.).
Ano 125 – início do pontificado de São Telesforo (até 136). Tempo das heresias gnósticas de Basilides e Saturnino.
DOIS MIL ANOS - Ano 25
325 antes de Cristo – Alexandre Magno explora a costa norte da India e adentra no Golfo Pérsico.
525 antes de Cristo – Conquista do Egito pelos persas
1725 antes de Cristo – Hicsos introduzem o caro com rodas no Egito.