A CASA DA FRATERNIDADE

Casa da Fraternidade Jesus Caritas (veja fotos no final)


QUEM SOMOS NÓS


Somos um grupo de irmãos, membros da Família Espiritual São Carlos de Foucauld. Estamos fazendo a experiência de viver em fraternidade e oração, segundo as intuições espirituais de São Carlos de Foucauld, conforme o espírito do Concílio Vaticano II, as Conferências Episcopais Latino Americanas e, em comunhão com o Magistério do Papa Francisco e as orientações da CNBB.

A Casa da Fraternidade é um lugar simples e humilde. Foi construída no meio das pedras e das árvores. É um oásis para descansar entre as belezas da cidade de Goiás-GO.

A partir da Espiritualidade de São Carlos de Foucauld, a Casa da Fraternidade acolhe pessoas que tem vontade de parar um pouco a correria do seu cotidiano e oferece:

✓ condições para refazer a vida, descansar um pouco, e voltar para casa mais tranquilo, em paz e firme em sua vocação.

✓ acompanhamento individual para padres que queiram, num retiro espiritual, passar um tempo fazendo a experiência da vida fraterna, do reencontro com o essencial, e ressignificar sua vida ministerial

A Casa da Fraternidade também oferece retiro espiritual para grupos de padres, seminaristas, religiosos e religiosas ou leigos e leigas.


Retiro Espiritual

A Casa da Fraternidade acolhe pessoas que têm vontade de parar um pouco a correria do cotidiano.

Oferece condições para refazer a vida, descansar um pouco, e voltar para casa mais tranquila, em paz e firme em sua vocação.

A partir da espiritualidade de São Charles de Foucauld, a Casa da Fraternidade oferece um acompanhamento individual para padres que queiram ressignificar sua vida ministerial e que

queiram passar um tempo fazendo a experiência da vida fraterna e do essencial em sua vida.


A casa da Fraternidade também oferece retiro espiritual para grupos de padres, seminaristas, religiosos e religiosas ou leigos.


Formação da fé

A Casa da Fraternidade oferece cursos de formação específicos, conforme necessidades e pedidos de dioceses, congregações, paróquias ou outros grupos.



Hospedagem

A Casa da Fraternidade é um lugar simples e humilde. Foi construída no meio das pedras e das árvores. É um oasis para quem deseja descansar ou passar uns dias visitando as belezas de Goiás-GO


SEJA UM COLABORADOR DA CASA DA FRATERNIDADE


Faça um pix espontaneamente para este CNPJ pix 47.659.405/0001-08 e envie o comprovante para o e-mail: casadafraternidade22@gmail.com


Seja colaborador de um valor mensal


Entre em contato com Pe. Marcos Alves no watssapp +55 11 96071-2755


Pague com este mesmo pix


Envie o comprovante para o e-mail: casadafraternidade22@gmail.com 


Hospede-se na Casa da Fraternidade


✓ O valor de sua diária colaborará com a manutenção da Casa.

✓ Você terá a oportunidade de visitar esta bela cidade turística de Goiás

✓ Entre em contato com Pe. Carlos Roberto dos Santos no watssapp +55 14 99698-4661


 

RELATÓRIO DO EESCF 2024

A Casa da Fraternidade Jesus Caritas, localizada na cidade de Goiás, é um centro de difusão da espiritualidade de São Carlos de Foucauld, que estará promovendo uma série de exercícios espirituais para ministros ordenados, religiosos e religiosas, consagrados e leigos. O primeiro EESCF - Exercícios Espirituais, dedicado aos ministros ordenados, aconteceu nos dias 20 a 24 de maio.

Estava previsto a participação de 11 irmãos vindos de diversas regiões do Brasil, tendo o Dom Edson Damian e Pe. Carlos Roberto como orientadores. No entanto por causa das dificuldades nesse momento histórico do Brasil, a maioria não pode vir. Apesar de cogitada a possibilidade de cancelamento, insistimos em fazer os EESCF com os poucos que pudessem participar, tendo como exemplo a pequenez e simplicidade do dia a dia em Nazaré. Portanto este primeiro exercício espiritual segundo a espiritualidade do irmão Carlos de Foucauld aconteceu com aqueles que Deus quis: o Pe. Videlson, de Sergipe, e o Diácono Francisco, de Curitiba.


O EESCF foi muito produtivo. Com os vôos alterados, Francisco chegou no sábado à noite e Videlson no domingo à tarde. De segunda à quinta-feira vivenciamos os pontos essenciais da Fraternidade Sacerdotal Jesus Caritas, a saber: a busca do absoluto de Deus, do Bem Amado Jesus Cristo seguindo as intuições espirituais e os passos do irmão Carlos; a leitura e meditação dos evangelhos; a celebração da Eucaristia com a comunidade local e a adoração eucarística silenciosa todos os dias; a meditação da história e de alguns momentos chaves na vida do irmão Carlos. Fizemos a experiência de uma noite de adoração silenciosa, seguida de um dia de deserto, e, também, fizemos uma hora de trabalho manual, todos os dias. Nosso objetivo era trilhando os passos de São Carlos de Foucauld em seu itinerário de vida. E assim, seguir o seu impulso de imitar Jesus, buscando viver de maneira simples, despojada, e, com alegria e bondade, estar sempre disponível para fazer a vontade de Deus, indo sempre ao encontro dos irmãos mais necessitados.



Vivenciar estes momentos nos EESCF nos ajudaram “acalmar diante de Deus, esperar em Deus, confiar em Deus”. O nosso desejo é oferecer nossas vidas para fazer o que Deus quer de nós, como fez irmão Carlos.

De 22 a 27 de julho de 2024, a Casa da Fraternidade promoverá o EESCF para consagrados e consagrados, que será orientado por Dom Eugênio Rixen. E ainda estamos programando um EESCF para leigos e leigas, em data a ser confirmada.

 

Segue abaixo o testemunho dos dois participantes:


Sou o Diácono Francisco Aparecido Ribeiro, religioso da Congregação Sagrada Família de Nazaré; fundada por São João Batista Piamarta, conhecido como o apóstolo da juventude. Moro em Curitiba numa paróquia de periferia, que tem Santa Edwiges como padroeira.

Desde o início do seminário me deparei com um livro de Carlos de Foucauld. Procurei ler e aprofundar nos estudos, na espiritualidade e na missão do irmão Carlos, mas ainda havia feito um retiro ou algo parecido. Este ano, através do Pe. Carlos, surgiu a oportunidade e fiquei muito feliz.

Para mim, a experiência de estar aqui na Casa da Fraternidade nestes dias foi algo único. A dinâmica foi bem diferente dos retiros que já vivi, inserindo o trabalho manual, a vigília de uma noite toda e o dia de deserto. Também devo destacar a acolhida do Pe. Carlos, que foi um verdadeiro irmão, e também a graça deste espaço da Casa da Fraternidade.

Viver os Exercícios Espirituais segundo São Carlos de Foucauld significou, para mim, um recomeço, repensar o silêncio, a escuta, a oração, a meditação da Palavra, e sobretudo a Santa Eucaristia presente na adoração e na celebração eucarística.

Outro ponto importante dos EESCF foi o apostolado da bondade, que tanto foi buscado pelo Irmão Carlos: “Gritar o Evangelho com a vida”!

O dia de deserto foi algo tocante, pois fiz a experiência, como Irmão Carlos, de me aproximar de Deus como um pobre que não tem nada, a não ser esperança nesse Deus pobre e pequeno, que se revela a mim como Deus amor, e me convida a apequenar.

A vigília noturna, onde intercalamos em adoração por duas horas cada um, foi magnifico ficar ali eu e Jesus, olhando um para o outro. Nessa noite, algo me chamou atenção e me edificou muito, quando eu estava ali. Já bem tarde da noite, chegou para a vigília o bispo diocesano de Goiás, Dom Jeová Elias, que ficou por muito tempo em adoração. Foi um momento muito especial para mim.

Tenho muito a agradecer e louvar a Deus por participar deste EESCF, que foi um momento muito marcante para mim. Obrigado ao Pe. Carlos e a toda a Fraternidade Sacerdotal.

Diácono Francisco Aparecido Ribeiro, FN (é o da antepenúltima e última fotos, tamanho pequena ). 



25 de maio de 2024

Casa da Fraternidade – Cidade de goiás

 


“Senhor, decoração vos darei graças,

as vossas maravilhas cantarei” (Sl 9,2)

 

Participar do primeiro EESCF foi um tempo de graça para mim. Dedicar este momento ao Senhor foi um presente que Ele me concedeu ao celebrar 25 anos de ordenação presbiteral este ano.

Tive a oportunidade de estar em vigília, momento orante especial, que me trouxe recordações de vigílias passadas há muito tempo diante do Senhor eucarístico.

As adorações em silêncio também foram marcantes por sua simplicidade. Gostei muito do dia de deserto, onde pude dialogar com o Senhor, a partir das “confissões” do profeta Jeremias.

Foi bom aprofundar alguns aspectos da espiritualidade do Irmão Carlos a partir das meditações compartilhadas.

O espaço da Casa da Fraternidade favorece o recolhimento e nos convida ao encontro com o Senhor.

Creio que colherei muitos frutos das sementes que foram lançadas e germinaram ocultamente em meu coração.


Pe. Videlson Teles de Menezes (é o da última foto)