Alcino Lagares Côrtes Costa é coronel da reserva, ex-presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de Minas Gerais (atual Conselheiro no sodalício), autor dos livros de conteúdo filosófico e sociológico “Sociedade sem violência”, “Míope, o político descamisado... da Tessália” e “Discurso sobre a proteção social” e do romance sobre a existência do universo pensada como enigma,"Widu, muito além do silêncio" .
É autor do termo “Policiamento Comunitário” e da cartilha de mesmo título, a qual foi editada em 1992 e precedeu todas as publicações no Brasil sobre o tema "policiamento comunitário". Embora em João Monlevade, MG, entre 1975 e 1979, o autor tenha obtido a parceria da Prefeitura Municipal e do Lions Clube para realização de trabalho de envolvimento comunitário, naquele tempo não cogitou de usar essa denominação. Por isso, a cartilha contém, além da filosofia de polícia comunitária, as razões da junção dos vocábulos "policiamento" e "comunitário" e a narrativa das primeiras experiências realizadas sob tal denominação no Brasil (em Uberlândia, MG _ entre 1988 e 1993, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Rotary Clube Uberlândia Sul).
Agraciado pelo Centro de Estudos da Gestão da Defesa Social do Consulado da Espanha com o “Prêmio Internacional CEGEDS de Excelência em Defesa Social”, na categoria “Excelência em Pesquisa”, pelas relevantes contribuições à proteção da sociedade, no aspecto da “Confiança na ordem e na capacidade do Estado preservá-la”.
Agraciado pela Polícia Militar de Minas Gerais, com o “Diploma de Benemérito Notável”, em que se lhe reconhece a elevada qualidade de colaborador do aprimoramento da Polícia Militar, como “Pesquisador Voluntário”, sem remuneração nem qualquer condição onerosa ao Estado.
Agraciado pela Polícia Militar de Goiás, com o “Diploma de Colaborador Benemérito”, em que se lhe reconhece relevantes serviços prestados à corporação.
Agraciado com o diploma de PRÓCERE MAGISTRAL EM CIÊNCIAS MILITARES DA POLÍCIA OSTENSIVA com chancela de NOTÓRIO SABER, de acordo com o parecer n.º 1295/2001 - CES/CNE do Ministério da Educação.
Contatos: cellagares@yahoo.com.br