Excelentíssimos senhores deputados, boa tarde!
“Todo o poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”
Eis o que reza o parágrafo único do artigo 1.º da Constituição Federal do nosso Brasil.
Os senhores e as senhoras são os legítimos representantes da soberania popular da nação brasileira!
Não existe e nunca existiu sociedade igualitária (pelo menos essa não existe entre seres humanos vivos). Mas, o povo brasileiro sabe, ou no mínimo intui, que as oportunidades _ estas, sim! _deveriam ser iguais para todos.
E todos os senhores e todas as senhoras, quando discursam para os eleitores, dizem-se pessoas justas, logo a favor de oportunidades iguais para todos.
Para que as oportunidades sejam iguais, cargos públicos _ de livre nomeação, ou não _ somente deveriam ser ocupados por pessoas qualificadas, não sendo suficiente nem necessário (num Estado democrático de direito) ser filho do rei, ou sobrinho do papa.
Se um dos meus filhos _ ou se um dos filhos dos senhores ou das senhoras _ tiver vocação para a diplomacia, para haver justiça, deverá inscrever-se no Instituto Rio Branco e participar do concurso público de admissão à carreira de diplomata para a classe inicial de “Terceiro Secretário”. Se for aprovado e classificado dentro das vagas existentes, deverá matricular-se no Curso de Formação do Instituto Rio Branco, cuja conclusão constitui condição essencial para a confirmação do servidor no Serviço Exterior Brasileiro.
Mas, nos últimos dias, o assunto que tem gerado muitas discussões refere-se à possibilidade de nomeação de parentes para cargos remunerados pelo Estado brasileiro.
Sem entrar no mérito das motivações pessoais do presidente da República quanto à ideia de indicar um de seus filhos para uma embaixada _ tampouco os citando _, escrevi um artigo nos aspectos histórico e jurídico do tema “nepotismo”.
Envio-lhes, pois, um artigo da minha autoria (o qual também encaminhei para o jornal "O Tempo", que é editado em Belo Horizonte, MG).
Espero que sua leitura possa contribuir para a reflexão dos ilustres e dignos representantes do povo brasileiro.
Atenciosamente,
Alcino Lagares Côrtes Costa, coronel PM QOR
(Presidente do Conselho Superior da Academia de Letras João Guimarães Rosa da PMMG)
DESTINATÁRIOS:
dep.subtenentegonzaga@camara.leg.br, lid.govcamara@camara.leg.br,dep.aguinaldoribeiro@camara.leg.br,lid.min@camara.leg.br,lid.pt@camara.leg.br,lid.psl@camara.leg.br,lid.pp@camara.leg.br,lid.pl@camara.leg.br,lid.psd@camara.leg.br,lid.mdb@camara.leg.br,lid.psb@camara.leg.br,lid.prb@camara.leg.br,lid.psdb@camara.leg.br,lid.dem@camara.leg.br,lid.pdt@camara.leg.br,lid.solidariedade@camara.leg.br,lid.ptb@camara.leg.br,lid.pode@camara.leg.br,lid.psol@camara.leg.br,lid.pros@camara.leg.br,lid.pcdob@camara.leg.br,lid.psc@camara.leg.br,lid.cidadania@camara.leg.br,liderancanovo@camara.leg.br,lid.avante@camara.leg.br,lid.patriota@camara.leg.br,lid.pv@camara.leg.br,dep.eduardobraide@camara.leg.br,lid.rede@camara.leg.br,Klinger Almeida,'Edgar Eleutério Cardoso','Sérgio Augusto Veloso Brasil','Cel Euro Magalhães',Divino Brito Brito,hp19b2@gmail.com
20/07/2019