José Herculano Pires 

Perguntas e Respostas

1) Quem foi José Herculano Pires?

José Herculano Pires (1914-1979) foi jornalista, filósofo e conferencista espírita.

2) Quando começou a sua vocação literária?

Desde os 16 anos, quando publicou seu primeiro livro, Sonhos Azuis (contos). 

3) O que salientar de sua vida?

Desempenhou as funções de repórter, redator, secretário, cronista parlamentar e crítico literário dos Diários Associados onde manteve, também, por quase 20 anos, a coluna espírita com o pseudônimo de Irmão Saulo.  

4) Quando se formou em Filosofia? 

Em 1958 obteve o diploma de Filosofia pela Universidade de São Paulo, e pela mesma licenciou-se em Filosofia tendo publicado uma tese existencial: O Ser e a Serenidade

5) Como se converteu ao Espiritismo?

 Nascido numa família católica, não encontrava respostas para sua crise religiosa. Permaneceu um tempo na Teosofia.  Caindo-lhe nas mãos um exemplar de O Livro dos Espíritos, encontrou tudo o que procurava. 

6) Qual sua contribuição ao Movimento Espírita?

Defensor inconteste da Doutrina Espírita, combateu erros doutrinários, principalmente aqueles cometidos pelas Federações. A cada correção dava as suas razões. Não queria que um órgão coordenador do movimento espírita pudesse propagar falhas doutrinárias.  

7) Cite algumas de suas obras espíritas.

Introdução à Filosofia Espírita, Mediunidade (Vida e Comunicação), O Espírito e o Tempo, Agonia das Religiões, Revisão do Cristianismo, Ciência Espírita, Curso Dinâmico de Espiritismo e Centro Espírita. (https://sites.google.com/view/aprofundamentodoutrinario/pires-jos%C3%A9-herculano)


Texto Curto no Blog

José Herculano Pires

José Herculano Pires (1914-1979) foi jornalista, filósofo e conferencista espírita. A sua vocação para as letras começou quando ainda tinha 16 anos de idade, quando publicou o conto Sonhos Azuis, seu primeiro livro. Trabalhou nos Diários Associados, exercendo, entre outras, as funções de repórter e redator. Manteve nesse jornal, por mais de 20 anos, uma coluna espírita com o pseudônimo de Irmão Saulo.

Em 1958, licenciou-se em Filosofia pela USP, tendo publicado uma tese existencial: O Ser e a Serenidade. Sua conversão ao Espiritismo se deu da seguinte forma: como era católico, não encontrava respostas para a sua crise religiosa. Frequentou um tempo a Teosofia. Quando se deparou com um exemplar de O Livro dos Espíritos, encontrou tudo o que procurava.

Além das muitas obras escritas, a sua contribuição ao movimento espírita era exemplar. Defensor da Doutrina Espírita, combateu erros doutrinários, principalmente os cometidos pelas Federações. Para cada erro apontado, dava as suas razões lógicas e doutrinárias. Um órgão coordenador do movimento espírita não pode divulgar erros.

José Herculano Pires publicou várias obras espíritas. Eis algumas delas: Introdução à Filosofia Espírita, Mediunidade (Vida e Comunicação), O Espírito e o Tempo, Agonia das Religiões, Revisão do Cristianismo, Ciência Espírita, Curso Dinâmico de Espiritismo e Centro Espírita.

Presentemente, as obras espíritas traduzidas por esse expoente da Doutrina Espírita são mais procuradas. Nas suas traduções, há diversas notas de rodapé, que nos auxiliam a compreender melhor o texto de Allan Kardec. (http://sbgespiritismo.blogspot.com.br/2018/05/pires-jose-herculano.html)


Notas do Blog

Cartesianismo e Espiritismo

1 - PROVA DA EXISTENCIA DE DEUS: os Espíritos informam a Allan Kardec que Deus é inteligência suprema causa primária de todas as coisas. Para o Espiritismo, não há efeito sem causa. Tudo enquadra-se na lei natural. Ao “Penso, logo existo” de Descartes, J. H. Pires escreve “sinto Deus em mim, logo existo”. Quer dizer, Deus não é percebido pelo pensamento, mas pelo sentimento. (http://sbgespiritismo.blogspot.com.br/2010/07/cartesianismo-e-espiritismo.html)

"O Espírito e o Tempo" (Livro)

José Herculano Pires, nos anos 60, para ministrar um Curso de Introdução Antropológica ao Espiritismo, pesquisa a fase pré-histórica e histórica da criação e aborda o tríplice aspecto da Doutrina Espírita e a prática mediúnica. Foi eleito o 7.º melhor livro espírita do Século XX. Contém material útil ao aprofundamento da filosofia espírita.  (http://sbgespiritismo.blogspot.com.br/2018/01/espirito-e-o-tempo-o-livro.html)

Essência, Existência e Interexistência

José Herculano Pires diz: "A faticidade misteriosa se explica pelo fazer anterior do Ser, através do desenvolvimento do princípio inteligente e sua projeção na existência como ser humano. Atravessando a existência, como um projétil (oprojeto existencial) o homem completa na morte não o seu próprio Ser, mas o serdo corpo que chegou aos limites de suas possibilidades, nem a sua própria essência, mas apenas a essência de uma existência  através da vivência das experiências necessárias ao seu atualizar progressivo". (http://sbgfilosofia.blogspot.com.br/2013/04/essencia-e-existencia-interexistencia.html)


Simpósio do CEI

"Herculano Pires e suas Obras", pela Professora Heloísa Pires (Simpósio do Centro Espírita Ismael em 2012): Algumas Notas

Não pretende falar do pai maravilhoso e do marido exemplar, mas de suas obras, que somam 84 livros de valor, inclusive com prêmios. 

Para o Espírito Emmanuel, José Herculano Pires é o melhor metro que conseguiu medir Allan Kardec. Nesse sentido, José H.Pires dizia que não existe alguém com autoridade moral e intelectual para se julgar capaz de superar Kardec, de modificar Kardec. Kardec é a bússola, pois foi assessorado pelo Espírito da Verdade

Começou na teosofia. Depois de ouvir Helena Blavatsky falar sobre cascões astrais, em que o perispírito fica vagando como um cascão no mundo espiritual, deixou de frequentá-la. Posteriormente, deparou-se com O Livro dos Espíritos

Durante 25 anos deu aula sobre O Livro dos Espíritos no Clube dos Jornalistas Espíritas do Estado de São Paulo. 

O Espírito e o Tempo é o livro do século. Fala sobre o desenvolvimento do homem e do médium, incluindo dos diversos horizontes culturais. 

Em Agonia das Religiões, Herculano Pires destaca o que fizemos com os ensinamentos puros do Cristo. 

Assista ao vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=lPYhtMNLIbc


Obras de J. Herculano Pires

Conteúdo Resumido das Obras de J. Herculano Pires Relacionadas à Doutrina Espírita

A Pedra e o Joio (Dissertações) / 1973 — PAIDÉIA

A vaidade e a ambição levam muita gente a dar passos mais largos do que as pernas permitem. É o que hoje vemos, de maneira assustadora, em nosso meio espírita. Os casos de fascinação multiplicam-se ao nosso redor. Pessoas que podiam ser úteis se transformam em focos de confusão e perturbação, entravando a marcha do Espiritismo com a sustentação de teorias absurdas que levam a doutrina ao ridículo. Este pequeno livro traz ensinamentos indispensáveis aos que desejam evitar confusões na compreensão do que é o Espiritismo.

Adão e Eva (Romance) / 1977 — PAIDÉIA

Nesta novela o leitor encontra numerosas surpresas. Vê Adão e Eva saírem do barro do Éden, Caim casar-se com Eliá, filha de ferreiros do país de Nod, a serpente do Éden ser exposta ao público daquele tempo por Noé, o bonachão Construtor da Arca. Adão e Eva, velhinhos de 9 séculos, descobrirem os segredos do Éden e os judeus invadirem Canaã, destruindo sua civilização. Uma revolução na Bíblia.

Agonia das Religiões (Dissertações) / 1976 — PAIDÉIA

A Agonia das Religiões é um fenômeno cíclico na História da Civilização. As religiões são seres sociais que nascem, crescem e morrem. São corporificações dos anseios de transcendência inatos no homem. Por que motivo podemos afirmar que as religiões do nosso tempo estão agonizando? O que virá depois delas? Este livro responde a essas indagações através de penetrante estudo do desenvolvimento e decadência das religiões contemporâneas.

Arigó — Vida, Mediunidade e Martírio (Biografia) / 1976 — EDICEL

A mais importante obra em torno desse grande médium de curas espíritas através da cirurgia mediúnica. O autor detalha a vida e a atividade de Arigó.

Barrabás (Romance) / 1954 — PAIDÉIA (1º romance da trilogia “A Conversão do Mundo”)

Da Violência para a Não Violência “Heroico e ascético simultaneamente, esse romance, elaborado por um verdadeiro artista da palavra escrita, nos dá a sensação de uma paisagem sinfônica e dramática, pelo elã religioso, pelas ansiedades místicas, pela verdade carregada de beleza e de sentido de certas de suas páginas. Revestido da unidade característica da existência que é um complexo de instintos e de moral em sofrimento esse romance capta na fluência da vida (a simples vida de um homem) realidades essenciais que as coordenadas do tempo e do espaço mais ainda especificam”.

Ciência Espírita e suas Implicações Terapêuticas (Científico) / 1978 — USE

A metodologia científica varia com o tempo, mas a ciência em si mesma é imutável. Seu objetivo é um só: o conhecimento exato da realidade. O livro traz um estudo da ciência espírita e suas implicações terapêuticas, o perigo das religiões primitivas e ainda a situação de risco dos médiuns de cura.

Concepção Existencial de Deus (Filosófico) / 1981 — PAIDÉIA

O homem é seu próprio juiz, no aquém e no além. Ninguém lhe pede contas do que fez, mas ele mesmo se defronta com a imagem do que foi e do que é. Essa a infalibilidade da Justiça Divina. Este livro lhe mostrara que o tribunal de Deus está instalado na consciência de cada um de nós e funciona com a regularidade absoluta das leis naturais.

Curso Dinâmico de Espiritismo — O Grande Desconhecido (Filosófico) / 1979 — PAIDÉIA

Todos falam de Espiritismo bem ou mal. Mas ninguém o conhece. Geralmente o consideram como uma seita religiosa comum carregada de superstições. Durante muito tempo ele foi encarado com pavor pelos religiosos, que viam nele uma criação diabólica para perdição das almas. Lendo este livro você constatara que hoje a situação mudou, as pesquisas de fenômenos mediúnicos invadiram as maiores universidades do mundo.

Educação Espírita / Heloísa Pires / 1970 — PAIDÉIA

Professor espírita é o que estuda a Doutrina Espírita e as suas técnicas de educação. Formado à luz da pedagogia espírita, ele exemplificará as palavras: “educar é um ato de amor”. Segundo Heloisa Pires só os idealistas lutarão, claro, por seus direitos.

Educação para a Morte (Dissertações) / 1978 — CORREIO FRATERNO

Antes de tudo, o conteúdo deste livro versa sobre a vida e não sobre a morte, como o título deixa transparecer. José Herculano Pires, filosófico espírita, sabe que a morte é apenas um fenômeno de transformação da vida, com o qual temos que conviver e compreender.

Evolução Espiritual do Homem (Filosófico) / 1977 — PAIDÉIA

Herculano Pires demonstra, neste livro, como a Doutrina Espírita entende a evolução espiritual do homem, analisando: o ser na existência; tentativa de fuga para o espaço sideral; importância das manifestações mediúnicas; pureza e impureza e outros aspectos.

Introdução à Filosofia Espírita (Filosófico) / 1965 — FEESP

A ciência é um dos fundamentos da Doutrina Espírita e sobre ela se ergue também a Filosofia Espírita. Uma introdução ao estudo da Filosofia exige longa pesquisa de suas raízes nas coordenadas da evolução humana. Nesta obra, o autor propõe, de forma suave e segura, os primeiros passos para essa tarefa.

Lázaro (Romance) / 1975 — PAIDÉIA (2º romance da trilogia “A Conversão do Mundo”)

Da impureza para a Pureza O problema central da vida de Lázaro, neste romance, não é o da ressurreição, mas o da pureza. O que é a pureza? Pergunta Lázaro e pergunta Simão, seu pai. Mas quem dá a resposta é o Messias, é o Rabi Joshua, de Nazareth. Não uma resposta de palavras, mas de atos. Principalmente a daquele ato supremo de imolar-se como cordeiro de Deus, na Páscoa da impureza de Edom, para salvar a Páscoa da pureza de Israel. Conceitos da pureza e da impureza numa interpretação superior, no plano do pensamento abstrato.

Madalena (Romance) / 1979 — PAIDÉIA (3º romance da trilogia “A Conversão do Mundo”)

Do Amor Sensual para o Espiritual Os dramas e as neuroses que nos afligem a vida; as dúvidas sobre o permitido e o “pecado”; a necessidade e o uso do amor sensual; o comportamento moral e o verdadeiro amor são enfocados nesta obra, de forma elegante e em estilo romanceado.

Mediunidade (Mediunidade) / 1986 — PAIDÉIA

É um livro de estudo sobre a mediunidade: Conceituação da mediunidade e análise geral dos seus problemas atuais. Estuda todos os tipos de mediunidade, inclusive a mediunidade zoológica. Trata também dos problemas da desobsessão.

Metro para o Outro Mundo (Romance) / 1978 — PAIDÉIA (2º livro da série Romance Paranormal)

Obra que relata a viagem de Jádi da estrela de Olegon, na Constelação da Baleia, até a Terra. São milhões de anos-luz. O tempo e os espaços siderais são vencidos com a rapidez do pensamento. No século passado, Mozart e Bernard Pallissy vinham de Júpiter a Paris dessa maneira, dando informações astronáuticas a Flammarion. Um texto que afirma que o espírito humano é mais poderoso do que as águias e os foguetes espaciais e que nada pode deter os viajantes solitários que rasgam o véu de Ísis do infinito.

Na Era do Espírito (c/ Chico Xavier) (Dissertações) — GEEM

Esta obra contém elevadas mensagens psicografadas por Chico Xavier e comentadas pelo grande filósofo espírita J. Herculano Pires.

Na Hora do Testemunho / com Francisco Cândido Xavier (Dissertações) / 1977 — PAIDÉIA

Chega um momento em que temos de dar testemunho da nossa convicção, da nossa fidelidade aos princípios que esposamos. Se não formos capazes de sustentá-los e defendê-los damos uma prova de insegurança moral e traímos a nós mesmos. Este é um livro de mensagens, crônicas, poemas e cartas.

No Limiar do Amanhã — Lições de Espiritismo (Dissertações) / 2001 — CAMILLE FLAMARION

Por uma fatalidade dessas que descem do Além — como diria Castro Alves — vieram ter às mãos do jornalista Altamirando Carneiro, fitas cassete contendo cópia de alguns programas radiofônicos da série No Limiar do Amanhã, famoso programa espírita criado e apresentado por José Herculano Pires, na Rádio Mulher, de São Paulo. Altamirando transferiu para esse livro aquelas lições de temas diversos sobre Espiritismo numa linguagem simples, clara e objetiva.

O Caminho do Meio (Romance) / 1948 — PAIDÉIA

Esta é uma obra que traz a biografia de uma geração, é toda a história psicológica dos jovens que começaram a compreender a vida depois da guerra de 14, em meio dos terríveis conflitos que fermentavam a segunda conflagração mundial. Os personagens movem-se de modo a encontrar o caminho do meio, o rumo do equilíbrio.

O Centro Espírita (Dissertações) / 1980 — PAIDÉIA

É um livro sobre a organização do Centro Espírita. Quais atividades devem ser desenvolvidas numa Casa Espírita e como devem ser conduzidas.

O Espírito e o Tempo (Científico) / 1964 — PAIDÉIA

Este livro é o produto de um Curso de Introdução Antropológica ao Espiritismo, ministrado por J. Herculano Pires na União das Mocidades Espíritas do Estado de São Paulo, nos anos 60. Pinçamos um trecho do livro, para darmos uma visão do caminho que J. Herculano Pires seguiu, para desenvolver esse assunto.

O Homem Novo (Dissertações) / 1970 — CORREIO FRATERNO

Aqui temos uma coletânea de crônicas que Herculano Pires publicou no extinto jornal Diário de São Paulo, entre os anos de 1969 e 1970, com o pseudônimo Irmão Saulo. A pena de Herculano Pires sempre foi preciosa no esclarecimento sobre o que é e o que não é correto no movimento espírita. E no presente livro, ele não foge à regra.

O Infinito e o Finito (Dissertações) / 1983 — CORREIO FRATERNO

Esse título identifica um dos temas abordados nessa obra, em que Herculano Pires, o Filósofo, brinca com as palavras e vai tirando delas magnas lições, como essas: Deus é infinito. Nós somos finitos, Deus é o Ser dos seres, o homem é o ser entre os seres, pequenina criatura apegada à crosta.

O Menino e o Anjo (Romance juvenil) / 1977 — LAKE

Uma novela feita de sonho e realidade, para adolescentes e adultos. O autor conta as aventuras de Luizinho e Noir, dois garotos de pequena cidade do interior paulista que se defrontam com um Anjo, ser espiritual que depois das primeiras peripécias e sobressaltos passa a lhes fornecer informações cheias de sabedoria. Beleza e emoção marcam estas páginas.

O Mistério do Bem e do Mal (Dissertações) / 1989 — CORREIO FRATERNO

Reúne crônicas escritas pelo venerável jornalista, filósofo e escritor espírita J. Herculano Pires, todas embasadas pelos princípios imortais do Espiritismo.

O Mistério do Ser ante Dor e Morte (Filosófico) / 1981 — PAIDÉIA

Uma visão atual da problemática existencial à luz da Filosofia, da religião e da ciência. Kardec pesquisou os fenômenos paranormais e com um punhado de livros e uma revista embaixo do braço restabeleceu a verdade cristã estrangulada por rabinos e clérigos inquisidores.

O Reino (Doutrinário) / 1947 —- PAIDÉIA

O QUE É O REINO? A resposta que este livro nos dá é desnorteante para os que pensam no Reino à maneira antiga. J. Herculano Pires usa uma linguagem poética para enfrentar problemas filosóficos, sociológicos, políticos, éticos, religiosos e antropológicos decorrentes de uma tese evangélica. Tanto se tem falado e escrito do Reino em termos exclusivamente religiosos, de um religiosismo fanático, impregnado de superstições, que muita gente há de torcer o nariz diante deste livro. Mas o que ele nos oferece está muito longe do fanatismo estreito que o progresso vai rapidamente superando.

O Sentido da Vida (Filosófico) / 1977 — PAIDÉIA

Somente a concepção espírita, aliás comprovada pela observação, que nos fala da imortalidade pessoal, oferece ao homem a visão real do seu destino, e mais do que isso, da sua responsabilidade em face da vida e do mundo. Neste título o autor considera o poder moralizador do espiritismo, assinala todas as lições da vida, pelas consequências do bem e do mal que torna palpável. A força moral, a coragem, as consolações que ele dá nas aflições, por uma inalterável confiança no porvir, pelo pensamento de ter cada um junto de si os seres a quem amou, a certeza de os rever, a possibilidade de confabular com eles, a certeza, enfim de que tudo quanto se fez, até a última hora da vida, não fica perdido. Escrita entre os anos de 1976 e 1977.

O Ser e a Serenidade (Filosófico) / 1960 — PAIDÉIA

Nesta obra, o eminente professor, jornalista e filósofo J. Herculano Pires, com violenta sabedoria e sensibilidade, reconduz o Existencialismo às suas perspectivas espirituais. Partindo de uma reflexão romântica sobre a serenidade, ele mergulha na problemática ontológica-existencial para abrir uma nova frente de batalha existencialista: a do Existencialismo Interexistencial.

O Túnel das Almas (Romance) / 1978 — PAIDÉIA (1º livro da série Romance Paranormal)

Um romance Tolstoiano que rompe o mistério da morte e anuncia a revolução científica da nova genética humana.

O Verbo e a Carne / com Júlio Abreu Filho (Filosófico) / 1972 — PAIDÉIA

Autorizado por Júlio Abreu Filho a publicar o seu livro “Erros Doutrinários”, dando a liberdade de fazer o que fosse necessário, J. Herculano Pires escreveu um pequeno livro, que como ele diz: “que é uma introdução analítica ao livro de Júlio”, sendo que resolveu publica-los, em um mesmo volume com um novo título geral.

Obsessão, o Passe, a Doutrinação (Mediunidade) / 1979 — PAIDÉIA

A obsessão se caracteriza pela ação de entidades espirituais inferiores sobre o psiquismo humano. Nesta obra José Herculano Pires fala sobre a obsessão e suas implicações. Trata sobretudo de seu tratamento e da união da psiquiatria e do espiritismo na cura da mesma. Faz também um estudo do passe e da doutrinação: O Passe, suas origens aplicações e efeitos. A doutrinação: sua psicologia, os recém-desencarnados, a teledoutrinação.

Os Filósofos (Filosófico) / 1960 — FEESP

Grande obra que trata de filosofia e espiritismo de forma explicativa, fala de Pitágoras, pai da filosofia, Protágoras, Sócrates, Demócrito, Platão e Aristóteles, Epicuro e tantos outros. (http://bvespirita.com/Conteudo%20Resumido%20das%20Obras%20de%20Jose%20Herculano%20Pires%20(autoria%20desconhecida).pdf)